IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 2. Banco de Dados
Viabilidade de Consultas a Banco de Dados em Ambientes Distribuídos com diferentes Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados
João Luiz Franco 1
Mirela Gaino Cassemiro 2
(1. Membro do Grupo de Pesquisa “Gestão das Organizações” – CAT / Uniara; 2. Centro Universitário de Araraquara - Uniara)
INTRODUÇÃO:
Os bancos de dados e sua tecnologia representam um papel crítico em quase todas as áreas onde os computadores são utilizados. Os bancos de dados tornam mais fácil e barato o armazenamento de informações, o que tem levado as organizações a acumularem um imenso volume de dados. Estima-se que o volume de dados no mundo dobre a cada 20 meses. Um banco de dados é uma coleção de dados relacionados. Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) é uma coleção de programas que permite aos usuários criar, manipular e consultar o banco de dados.  Há muitas opções disponíveis de BD, exibindo comportamentos distintos com relação à eficiência do acesso e à flexibilidade da organização da informação. Atualmente, a incidência de fusões e aquisições entre empresas pode levar a um ambiente reunindo diversos SGBDs de fornecedores distintos, sendo necessário que o sistema interaja com SGBDs distintos para realizar consultas ao banco de dados. O problema pode se agravar se os sistemas utilizarem diferentes plataformas de software. O presente trabalho apresenta o resultado de uma investigação desenvolvida a partir de três situações: a primeira com SGBDs distintos em um mesmo computador; a segunda dividindo os SGBDs em dois computadores, ambos utilizando a mesma plataforma de software (sistema operacional); a terceira utilizando computadores com diferentes bancos de dados e plataformas distintas.
METODOLOGIA:

Para a realização da observação foram propostas três simulações. Para isso, foram estruturadas duas empresas fictícias, considerando-se que a Empresa 1 desejava incorporar a seu sistema consultas o Banco de Dados da Empresa 2. A Empresa 1 utilizava um SGBD MS-SQL Server rodando sobre a plataforma Windows 2000 em um computador Pentium III, com a implementação das consultas feitas em Delphi 6. Na Empresa 2  havia um Banco de Dados MySQL. Foram feitas três investigações distintas, envolvendo diferentes configurações para a Empresa 2.

Caso 1: o Banco de Dados da Empresa 2 foi copiado para o computador da Empresa 1. Deste modo, os 2 bancos de dados e o sistema de consultas aos dados estavam no mesmo computador.

Caso 2: o Banco de Dados da Empresa 2 (SGBD MySQL) estava em outro computador. Para isto, utilizou-se um computador Pentium II, interligado através de um Hub ao computador da Empresa 1.  Tanto o Banco de Dados da Empresa 1 quanto o da Empresa 2  utilizaram a mesma plataforma de software: Windows 2000.

Caso 3: Nesse caso, utilizou-se a mesma configuração do caso 2, exceto que no computador da empresa 2 utilizou-se a plataforma Linux, distintamente da plataforma Windows 2000 utilizada no computador da empresa 1.

RESULTADOS:

Para acessar os dados no SGBD MySQL, foi necessário estabelecer a conexão via ODBC (Open Database Connectivity), que é o padrão para conectividade de banco de dados. Funciona como uma plataforma de passagem que pode ser usada para se ter acesso a qualquer SGBD. No caso 1, o parâmetro de conexão Host/Server Name foi definido como localhost. No caso 2, o parâmetro de conexão foi definido como o endereço IP do computador da empresa 2 (em nosso caso 10.0.68.2). No caso 3, a configuração da conexão foi a mesma. Porém, para que o sistema de consultas tenha acesso às informações no computador que utiliza a plataforma Linux, o ambiente deve permitir esse acesso. Para isso utiliza-se o comando GRANT, que cria uma entrada no serviço de segurança do sistema para permitir a um usuário do banco de dados trabalhar com os dados corrente. No sistema utilizado em nossa investigação, a seguinte seqüência foi obedecida para permitir ao usuário Mirela ─ no computador da Empresa 1 (IP 10.0.68.1) ─ acessar o Banco de dados BD_Emp2 no computador da Empresa 2:

mysql> use BD_Emp2;

mysql> GRANT ALL ON *.* to mirela@10.0.68.1;

mysql> FLUSH PRIVILEGES;

 

Em todos os casos foi possível a realização de consultas. Foram realizadas diversas consultas para os três casos propostos, com a finalidade de comprovar a viabilidade de comunicação entre computadores, utilizando bancos de dados distintos.

CONCLUSÕES:

A partir dos experimentos realizados, pôde-se concluir a viabilidade da comunicação entre bancos de dados distintos, em diferentes computadores e até mesmo em diferentes plataformas de software. Esse resultado permite que situações envolvendo fusões e aquisições de empresas possam ser feitas sem a necessidade de migrar todos os sistemas e bancos de dados para uma configuração idêntica à da empresa principal. Isso viabiliza a existência de um ambiente com Sistemas de Banco de Dados distintos e implementados sobre diferentes plataformas de desenvolvimento.  Verificou-se, ainda, que o gerenciamento desse ambiente não é uma tarefa extremamente complexa, exigindo somente configuração do ODBC e a criação de permissões de acesso para os usuários. Mesmo que uma organização  opte por unificar suas informações em um único Banco de Dados, esse processo não é imediato. Assim, a possibilidade de acessar as informações, da forma como elas estão, pode constituir um fator importante na competitividade e gestão das organizações.

 
Palavras-chave: SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCOS DE DADOS; GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO ; BANCO DE DADOS DISTRIBUÍDOS.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006