IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

OS LUGARES E OS SENTIDOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (CONSÓRCIO REDISUL/SEED/MEC)

Débora dos Santos 1
Elisa Maria Quartiero 1
(1. Universidade do Estado de Santa Catarina)
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa, iniciada em 2005 e com previsão de estender-se até 2009, organiza-se dentro da discussão sobre as novas tecnologias de informação e de comunicação disponibilizadas neste momento e os desafios que estão colocando para o sistema educacional, a partir de dois aspectos: a educação à distância, como  uma metodologia viável para as atuais necessidades educacionais, e a formação de professores, neste caso específico, licenciados em Física. Nesse sentido, propõe-se a analisar o contexto e processo de desenvolvimento do Curso de Licenciatura em Física, proposto pelo Consórcio REDiSul/SEED/MEC na modalidade a distância a ser realizado no estado de Santa Catarina, sob coordenação da UFSC e com a participação da UFRGS, da UFSM, da UEM e da UDESC tanto na preparação dos materiais didáticos, a partir de dezembro de 2004, quanto na realização do Curso, iniciado em março de 2006. A intenção deste Curso, expressa no seu projeto pedagógico, é minimizar o problema da falta de professores habilitados em Física para atuar na Educação Básica no estado de SC e insere-se dentro das propostas do MEC para a interiorização das universidades federais.
METODOLOGIA:
A metodologia proposta para esta pesquisa é a pesquisa avaliativa em uma combinação de abordagem qualitativa e quantitativa. Neste projeto de pesquisa é analisada a proposta pedagógica do Curso de Licenciatura em Física na modalidade à distância, os materiais didáticos desenvolvidos para o Curso, assim como o seu desenvolvimento, visando o aprofundamento dos estudos na área da educação realizada a distância para a formação de professores. Participam do curso 500 alunos, 84 professores e 28 tutores. O atendimento presencial é realizado em dez pólos regionais distribuídos pelo Estado. A pesquisa analisa a execução do Curso a partir das seguintes dimensões: o contexto (histórico, sujeitos, territorialidade, infra-estrutura de apoio) e os processos (professores, alunos, metodologia de educação a distância, tutoria e pólos regionais). Essas dimensões definem os indicadores: inserção no ambiente virtual, envolvimento no curso, materiais didáticos, formação continuada, gestão da informação, otimização e adequação dos equipamentos, apoios institucionais e comunitários. Acompanha-se o processo de constituição dessa formação à distância: da seleção dos alunos à montagem da proposta pedagógica; da elaboração e utilização dos materiais didáticos à formação dos professores e tutores para atuarem em curso na modalidade à distância.
RESULTADOS:
Em 2005 acompanhou-se o processo de produção dos materiais didáticos do curso – conteúdos impressos e conteúdos para o ambiente virtual de aprendizagem – com a intenção de entender como o professor do Curso definia seu envolvimento e conceito de ensino a distância a partir dos conteúdos e atividades que desenvolvia. Criou-se uma matriz para análise dos materiais didáticos que permitiu aferir que no geral os professores procuravam com o material, mais do que ensinar determinados conteúdos, minimizar a sua ausência. Para um número significativo de professores, em torno de 30%, há a preocupação de que a modalidade a distância não possibilite uma boa aprendizagem dos conceitos das suas disciplinas. Isto é, antes de iniciar o curso, no período de construção dos materiais, estes professores já consideram que o curso não terá tanta qualidade quanto o curso presencial oferecido na UFSC. Ao mesmo tempo, apostam nas estratégias utilizadas no presencial como passíveis de dar conta das necessidades de aprendizagem dos alunos à distância. Com o inicio do Curso em 2006, constata-se  que a formação proporcionada aos professores e tutores para atuarem a distância ainda não foi incorporada: a utilização dos meios de comunicação ainda é precária entre os professores, atividade quase exclusiva dos tutores. Entre os alunos, percebe-se a mesma dificuldade: desvencilhar-se de uma forma de organizar o trabalho acadêmico para migrar para outra, mais adequada à especificidade do curso que estão iniciando.
CONCLUSÕES:
Em torno de 55% dos alunos têm um curso de graduação, muitos na área do curso de licenciatura, e 20% têm ou está realizando curso de pós-graduação e 64% está fazendo algum outro curso, em diferentes níveis educacionais. O conceito de formação continuada, neste caso específico – alunos do Curso de Licenciatura em Física na modalidade a Distância – parece bem presente.  Isso oferece um quadro que tem que ser considerado pelas coordenações ao planejar o desenvolvimento do curso.Os dados coletados e analisados até o momento apontam aspectos decisivos para o bom funcionamento e aproveitamento no Curso: a caracterização do grupo de alunos (essencial para quem ensina a distância); a formação contínua de professores e tutores para trabalharem a distância (principalmente para quem é a primeira experiência em Educação à Distância); e a necessidade de um planejamento detalhado dos diferentes aspectos envolvidos na realização do Curso (infra-estrutura, administração dos pólos regionais, processos de formação, coordenação acadêmica, inserção dos alunos a distância na Universidade).
Instituição de fomento: PROBIC/UDESC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Formação de Professores; Educação a Distância; Licenciatura em Física.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006