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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia
COLETA DE DADOS DE PESQUISA PELA INTERNET: VALIDAÇÃO DE DUAS ESCALAS PSICOMÉTRICAS SOBRE IDENTIFICAÇÃO DE TORCEDORES DE FUTEBOL.
João Fernando Rech Wachelke 1
Alexsandro Luiz de Andrade 1
(1. Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado) / UFSC)
INTRODUÇÃO:
A partir de meados da década de 90 a internet vem sendo utilizada como um ambiente de coleta em levantamentos de dados e experimentos da área de psicologia. A aplicação de instrumentos psicológicos na World Wide Web apresenta vantagens como a redução de custos, a possibilidade de atingir segmentos populacionais amplos e diversificados e facilidades na tabulação dos dados em bancos estatísticos. Há limitações de controle, como uma abertura diferenciada a fraudes, a auto-seleção de participantes e diferenças dos meios técnicos disponíveis. Todavia, são problemas que podem ser neutralizados se forem tomadas precauções documentadas na literatura. Pesquisas internacionais de caráter metodológico demonstram que os estudos realizados no ambiente da internet replicam efeitos experimentais descobertos em laboratórios convencionais, e medidas psicológicas apresentam parâmetros psicométricos similares nas versões online e tradicionais. No Brasil, entretanto, a internet não é ainda considerada seriamente uma alternativa para condução de pesquisas em psicologia. Este trabalho visou realizar a validação de duas medidas de identificação de torcedores de times de futebol, a Escala de Identificação do Torcedor com o Time e a Escala de Fanatismo de Torcedores de Futebol, e comparar suas estruturas fatoriais e índices de confiabilidade com os encontrados em processos de validação de versões em papel e lápis dessas medidas, como modo de verificar a validade da coleta de dados pela internet.
METODOLOGIA:
Foi construído um formulário online contendo itens de caracterização dos participantes, a Escala de Identificação do Torcedor com o Time (EITT - uma versão traduzida e adaptada para o contexto do futebol da Sport Spectator Identification Scale) e a Escala de Fanatismo de Torcedores de Futebol (EFTF) (ambas escalas do tipo Likert). Os pesquisadores divulgaram a pesquisa nos seguintes canais da internet: 1. sítios não oficiais de clubes brasileiros de futebol, 2. fóruns e listas de discussão sobre futebol e clubes brasileiros, e 3. comunidades do Orkut direcionadas a torcedores de clubes brasileiros. Por meio das mensagens, os potenciais participantes foram convidados a participar de um estudo científico em psicologia com torcedores de times brasileiros realizado em caráter nacional. Foi-lhes disponibilizado um link que levava ao instrumento, precedido por instruções e esclarecimentos sobre o estudo, incluindo questões éticas. A coleta de dados durou um mês e sete dias. Participaram do estudo 1197 torcedores, dos quais 93% eram do sexo masculino. A idade média dos participantes foi de 25 anos (desvio padrão de 9 anos). No que diz respeito à região do país em que residiam, 38,7% eram da região sul, 36,3% do sudeste, 10,7% do centro-oeste, 9,8% do nordeste, 2,8% do norte e 1,8% residiam em outro país. Houve torcedores de 50 times contemplados no estudo, sendo que os torcedores dos 5 times mais citados compunham 51,5% da amostra.
RESULTADOS:
Primeiramente foi determinada a dimensionalidade das duas escalas, por meio de uma análise exploratória de componentes principais. Ao se analisar o gráfico de sedimentação verificou-se que as versões online da EITT e da EFTF, apresentaram-se com um único fator, tal como as versões de papel e lápis validadas em outros estudos. Em seguida foi calculado o índice alfa de Cronbach de ambas as escalas, para determinar sua confiabilidade. A EITT obteve índice com o valor de .72, bem inferior ao da versão convencional (.91). A EFTF também teve confiabilidade inferior, no valor de .86, embora tenha perdido menos fidedignidade (a versão de papel e lápis possui alfa de .90). Ambas as medidas são fortemente correlacionadas (r = .65). No que diz respeito à distribuição dos dados, ambas possuem altos valores médios, provavelmente devido ao fato de que os torcedores identificam-se significativamente com seus clubes. A EITT concentra-se mais no pólo direito (valor mais alto) e possui distribuição com maior homogeneidade que a EFTF, que possui valor médio mais baixo e dados mais dispersos (EITT: média = 6.24, moda = 7 e desvio padrão = .72; EFTF: média = 5.08, moda = 5.91, desvio padrão = 1.21).
CONCLUSÕES:
As duas escalas apresentam índices satisfatórios em suas versões para a internet, bastante semelhantes aos observados nas versões tradicionais. A perda de confiabilidade da EITT online provavelmente deve-se à menor variabilidade da amostra do estudo, mesmo que numerosa: uma das limitações das pesquisas que realizam coleta de dados pela internet é a auto-seleção, isto é, são os participantes de pesquisa que escolhem participar ou não de um estudo, e no presente caso apenas pessoas interessadas em futebol decidiram participar, diminuindo a variância da amostra e conseqüentemente a fidedignidade da medida. Mesmo assim, esta ainda possui um valor aceitável. Considerando as duas medidas e a especificidade da amostra, julga-se que a EFTF, que traz itens referentes a comportamentos e situações de envolvimento com o time mais intensos que a EITT, seja mais adequada para diferenciar níveis de identificação em uma amostra composta predominantemente por torcedores com alta identificação, o que é demonstrado por sua distribuição mais dispersa e média mais baixa. Como exemplificado no presente estudo um dos principais benefícios da pesquisa pela internet é a possibilidade de realizar uma coleta em larga escala em breve período de tempo, atingindo uma grande quantidade de cidades, cobrindo todas as regiões do país. Justifica-se a condução de outros estudos metodológicos comparativos para melhor delimitar as características desse tipo de recurso no contexto brasileiro.
 
Palavras-chave: metodologia de pesquisa; internet; validação de escalas psicométricas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006