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F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 1. Comunicação Digital

ORGANIZAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS ATRAVÉS DA INTERNET: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS PARA O ATIVISMO POLÍTICO

Letícia Perani Soares 1
Francisco José Paoliello Pimenta 1
(1. Faculdade de Comunicação Social, Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF)
INTRODUÇÃO:
Desde o início da utilização das redes digitais para a intercomunicação entre pessoas de todo o mundo, através da Internet, vislumbraram-se as possibilidades de uso da web para a mobilização política, devido à rapidez das interações, sem limitações de espaço físico e com custos relativamente baixos. Com o desenvolvimento de novos métodos de programação computacional, as possibilidades de interação online foram potencializadas, permitindo que ferramentas lúdicas, como jogos e páginas interativas, pudessem ser empregadas para as tentativas de atração de novos ativistas. Assim, este trabalho visa compreender como o uso das plataformas interativas dos jogos online pode ser uma possibilidade comunicacional para os movimentos sociais, através da análise de três sites de games ativistas: o italiano La Molleindustria, desenvolvido para tentar despertar a atenção dos internautas para questões como o processo de precarização do trabalho; o Activism, the Public Policy Game, patrocinado pelo Partido Democrata dos Estados Unidos, que busca mostrar quais ações devem ser feitas, de acordo com a sua plataforma de campanha, para a construção de uma sociedade melhor; e o Cambiemos, jogo uruguaio que foi a primeira utilização do lúdico em campanhas políticas latino-americanas, construído para a vitoriosa eleição presidencial de Tabaré Vasquez, em 2004.
METODOLOGIA:
A análise contida neste trabalho baseou-se na suposição da existência de características lúdicas de navegação nos três sites visitados: La Molleindustria, no endereço eletrônico www.molleindustria.it; Activism, the Public Policy Game, em www.activismgame.com; e o Cambiemos, em www.cambiemos.org.uy. Foram realizadas comparações analíticas entre os objetos de estudo, para buscar estratégias comuns que pudessem servir aos organizadores de movimentos sociais como ferramentas de atração a novos ativistas. Foram prioritariamente observados: a organização das informações disponíveis nos sites; quais elementos existentes permitiram interatividade com os conteúdos apresentados nos sites; como as plataformas interativas online foram utilizadas para explicitar os elementos ideológicos das organizações.
RESULTADOS:
Pudemos perceber que, nos três sites analisados, a organização das informações baseou-se prioritariamente na apresentação dos games para o usuário. A possibilidade de interatividade com os conteúdos é uma óbvia preocupação observada nos objetos de estudos, porém, há diferenças sutis na utilização destes elementos: no La Molleindustria, os jogos apresentam um agenciamento bem definido das ações executadas pelo usuário, ou seja, consegue-se visualizar a conseqüência das escolhas tomadas; no Activism, the Public Policy Game, as atividades que podem ser executadas pelo usuário são simplificadas, com poucas escolhas, dando um sentimento de agência menor, mesmo caso do uruguaio Cambiemos. A maior diferença apresentada pelos três sites foi observada em relação à difusão dos elementos ideológicos apresentados nos jogos: o La Molleindustria utiliza-se da ironia como forma de despertar reflexão, ao fazer sátiras de situações sociais e de empresas; no Activism a ideologia apresentada fica implícita, mas percebe-se que o jogo pode levar o usuário a crer que ações políticas pontuais são o caminho para a satisfação social, não despertando reflexões sobre a criação/adoção de políticas públicas; já Cambiemos apresenta uma ênfase na demonstração do poder das ações coletivas para a (re)construção social, deixando tácito que isto deva ser feito passo-a-passo.
CONCLUSÕES:
Apesar das diferenças de constituição, interatividade e ideologia apresentadas pelos três endereços eletrônicos analisados, podemos concluir que os sites obtiveram êxito em seu objetivo primordial: expor aos usuários as opiniões políticas dos seus realizadores. A exploração de elementos lúdicos para a comunicação, através da Internet, de movimentos sociais demonstra ser uma alternativa viável para a atração de novos ativistas. Porém, como podemos observar, especialmente com o Activism, the Public Policy Game e o Cambiemos, estas ferramentas que permitem a interatividade dos usuários com os conteúdos apresentados - construção de games eletrônicos, no caso - ainda são exploradas de forma superficial; toda a grande potencialidade contida nos jogos “ativistas” deve ser mais pensada e trabalhada para a efetiva atração de novos interessados, aumentando, assim, o envolvimento social com as práticas políticas.
Instituição de fomento: Secretaria de Ensino Superior, Ministério da Educação (SESu/MEC)
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Comunicação em rede; Ativismo político; Cidadania digital.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006