IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

PROJETO PLANTANDO A EDUCAÇÃO: SABOR E SAÚDE NA MERENDA ESCOLAR – ARAUCÁRIA – PR.

Marta Bora da Silva 1, 2
Mary Francisca da Silva Motta 1, 2, 3
Maria Irene Bora Barbosa 1, 5, 6
Bernadete Godofredo 1, 4
(1. Professor do Ensino Fundamental – Sec. Municipal de Educação – Araucária - PR; 2. Pós Grad. Educação Infantil – Inst. Bras. de Pesquisa e Extensão – IBPEX - PR; 3. Pedagogia – Universidade do Contestado - SC; 4. Pós Graduação em Educação Especial – Bagozzi - PR; 5. Pedagogia – Pontifícia Universidade Católica – PUC/PR; 6. Pós Grad. Educação Especial – Inst. Bras. de Pesquisa e Extensão – IBPEX - PR)
INTRODUÇÃO:
Um dos mais sérios problemas de saúde enfrentados hoje pela população brasileira é a carência alimentar. A falta de Recursos e noções de uma boa alimentação provoca quadros crônicos de desnutrição e obesidade em muitos brasileiros. Essa situação também é grave entre as crianças do nosso município.

Diante disso o Departamento de Alimentação Escolar do município de Araucária, em parceria com a Escola Municipal Professora Nadir Nepomuceno Alves Pinto vem desenvolvendo o Projeto Plantando Educação, envolvendo alunos do Ensino Fundamental, com participação efetiva no projeto dos alunos de 3ª série.

Ao abordar no eixo interação e transformação de matéria e energia os Reinos Monera, Protista, Fungos, Animais e Vegetais, no eixo ação humana sobre o ambiente, a horta é um laboratório vivo pela qual os alunos têm a possibilidade de relacionar a teoria e a prática, bem como resgatar a cultura agrícola regional. Isso contribui significativamente no processo de aprendizagem, além de proporcionar a todos da escola uma alimentação mais saudável.

METODOLOGIA:
Foi realizada uma pesquisa com os 1.000 alunos da escola para diagnosticar qual os alimentos da preferência dos mesmos. Na seqüência foi realizado com os alunos de pré a 4ª série um trabalho de conscientização da importância das vitaminas. Paralelamente a este processo foi realizada com as crianças a experiência da “carne na Coca-Cola”, com observação, anotações e mediação do professor.

Em conjunto com a Secretaria de Agricultura realizou-se a análise do solo e do espaço da escola, onde foi construído os canteiros, em parceria com a Secretaria de Obras do Município.

Com os alunos e também a participação dos pais, iniciou o plantio de verduras e legumes.

O cultivo e a limpeza dos canteiros acontece com os alunos da 3ª séries e com a contribuição dos pais.

Durante todo o processo os professores e as responsáveis do Departamento de Merenda do Município realizava as mediações necessárias para a apropriação dos conhecimentos por parte dos alunos.

Os alimentos colhidos são utilizados na complementação do lanche escolar distribuída a todos os alunos da escola.

RESULTADOS:
Conscientização dos alunos com os cuidados e preservação da horta e da escola, como um todo.

Aumento no consumo da merenda escolar por parte dos alunos.

Desenvolveu o gosto por verduras e legumes.

Aprendizagem significativa com relação ao conteúdo “Plantas”, trabalhando na disciplina de Ciências.

CONCLUSÕES:

Com a realização desse projeto compreende-se que quando o aluno é sujeito no processo, a aprendizagem é significativa, superando hábitos e comportamentos. Portanto a horta como laboratório vivo proporcionou a vivencia do conteúdo mediado pelos profissionais envolvidos no Projeto. Contribuiu para uma mudança “visível” nas atitudes dos alunos com relação ao gosto e consumo de hortaliças e cuidados com os espaços da escola.

Instituição de fomento: Prefeitura Municipal de Araucária – Secretaria Municipal de Educação
 
Palavras-chave: Horta; Alimentação; Hábitos Alimentares..
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006