IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia

APLICAÇÃO DE ÁGUA RESIDUÁRIA DE FECULARIA DE MANDIOCA NA CULTURA DA AVEIA

Rosilaine Araldi 1
Paulo Sérgio Lourenço de Freitas 2
Valdemar Sanches Crozariollo Neto 3
Antônio Carlos Saraiva Muniz 4
Roberto Rezende 5
Antônio Carlos Andrade Gonçalves 6
(1. Acadêmica do curso de Agronomia da UEM - bolsista PIBIC; 2. Docente do departamento de Agronomia - Drenagem e Irrigação; 3. Pós-graduando do departamento de Agronomia; 4. Docente do departamento de Agronomia - Fertilidade e Adubação de solos; 5. Docente do departamento de Agronomia - Drenagem e Irrigação; 6. Docente do departamento de Agronomia - Drenagem e Irrigação)
INTRODUÇÃO:
A mandioca (Manihot esculenta, Crantz) é uma planta nativa da maior parte das regiões equatoriais, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. O Estado do Paraná caracteriza-se por ser um dos maiores produtores de mandioca do país, colhendo na safra de 2000/2001 a quantidade recorde de 4.437.000 t. Considerando-se os principais tipos de processamento de raízes de mandioca no Brasil os resíduos gerados podem ser sólidos ou líquidos. Segundo ANRAIN (1983), a geração de resíduos líquidos advindo da fabricação de farinha de mandioca e a extração de fécula são da ordem de 6 litros de água por kg de mandioca processada. Esta água é direcionada à estação de tratamento de efluentes. Na região Noroeste do Paraná identifica-se como importante área de criação de gado e tal atividade rural, tem convivido harmoniosamente com a lavoura de mandioca. Vislumbra-se a real possibilidade de se utilizar o efluente líquido de fecularia de raiz de mandioca como fonte suplementar de fertirrigação para áreas de pasto, visando uma maior produção e oferta de massa verde para os animais. A aveia é uma gramínea de inverno, cultivada para produção de grãos e forragem. As aveias branca e amarela são utilizadas para produção de forragem e grãos, já a aveia preta é indicada para a produção de ferragem (FLOSS, 1988). O presente trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento da cultura da aveia submetida a diferentes doses de efluente maturado de fecularia de mandioca.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido na área experimental de irrigação do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá, no município de Maringá, Estado do Paraná localizado geograficamente: a latitude de 23º 25’S e a longitude 51º 57’W, com altitude média de 542m. O trabalho foi conduzido no período de maio a julho de 2005, dia 18 de maio de 2005 foi semeada a aveia. A realização do experimento foi feita em lisímetros de 1,0m2 de volume e 2,0m2 de área. O experimento constou de três tratamentos, em quatro repetições, utilizando o delineamento blocos ao acaso. Os tratamentos consistiram na aplicação das doses: testemunha, 400 e 800m3 ha-1 por ano de água residuária de fecularia de mandioca. O solo utilizado no experimento é classificado como Latossolo Vermelho, representativo da região noroeste do Paraná. Foi utilizado água residuária de uma fecularia de raiz de mandioca localizada no noroeste do Estado do Paraná. As referidas análises foram realizadas nos laboratórios de fertilidade de solo da UEM. A metodologia de coleta foi à adotada pela Cetesb que tem como referencial segundo Vieira Neto (1994). No dia 06 de julho foi coletada a aveia. No final do experimento foram analisadas, em separado, as parcelas do experimento, totalizando 12 observações (3 tratamentos x 4 repetições). As variáveis massa verde e massa seca foram relacionadas em função dos tratamentos, assim como as características químicas do solo e a análise foliar analisados estatisticamente.
RESULTADOS:
A análise da massa verde em função dos níveis de água residuária nos mostra um sistema linear, da qual se obteve um valor médio de 1,54 t.ha-1 para a massa verde coletada do primeiro tratamento (dose nula), para a dose de 400m3.ha-1 a massa verde foi de 6,56 t.ha-1 e, para a dose de 800m3.ha-1 foi encontrado 10,12 t.ha-1 de massa verde. Com o aumento da dose os valores da massa verde se tornaram mais expressivos. Para a matéria seca seguiu-se o mesmo sistema, da qual o primeiro tratamento obteve-se 404 t.ha-1, o segundo alcançou um valor de 1,23 t.ha-1 matéria seca e o terceiro tratamento 1,50 t.ha-1 de matéria seca. Silva (2004) num trabalho realizado no Centro Técnico de Irrigação de Maringá com a aplicação de 150, 450 e 900m3 ha-1 por ano de efluente maturado na cultura do sorgo obteve-se que o efluente supriu as necessidades nutricionais exigidas pelo sorgo para o seu pleno desenvolvimento e produção, com resposta positiva em crescimento até a dose máxima adicionada de 900m3 ha-1, com valores de 85,42 t. ha-1 e 27,76 t. ha-1 respectivamente para massa verde e massa seca produzida. Na relação realizada dos elementos da análise química com a massa seca, o potássio foi o macronutriente que apresentou maior significância. A água residuária oriunda da fecularia de mandioca apresentou elevadas quantidades de Potássio, e os seus valores disponíveis tendem a ser os mesmos, tanto no estágio bruto como maturado, com concentrações acima de 300mg dm-3.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que: a água residuária da fecularia de mandioca supriu as necessidades nutricionais exigidas pela aveia para o seu pleno desenvolvimento e produção de massa verde (ou massa seca), proporcionando aumento de crescimento até a dose máxima adicionada de 800m3 ha-1. Houve um efeito fertilizante do efluente, avaliado pelo maior crescimento da cultura de aveia em relação aos macronutrientes pelo expressivo aumento do potássio.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Aveia; Água residuária; Mandioca.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006