IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
ATENÇÃO À SAÚDE DE MULHERES QUILOMBOLAS
Aline Macêdo Reis 1
Climene Laura de Camargo 2
Edisandra Marilúsia Silva 1
(1. Graduanda do Curso de Enfermagem - Universidade Federal da Bahia/UFBa; 2. Prof.ª Adjunta da Escola de Enfermagem - UFBa, Doutora em Saúde Pública)
INTRODUÇÃO:
O presente estudo foi baseado em dados coletados durante a execução de um projeto de extensão intitulado “Promoção da Saúde de Mulheres e Crianças Quilombolas”, iniciado em 2004, em Ilha de Maré. Esta região foi classificada como remanescente de quilombo desde 1996, pela Fundação Palmares, possuindo uma população de 6.000 habitantes, organizada em seis comunidades. Apesar de estar localizada a 18 km da cidade de Salvador, não possui serviços básicos nem escolas que atendam às necessidades de saúde e educação da população. O desenvolvimento deste projeto vem provocando profundas reflexões em discentes e docentes da Escola de Enfermagem, sobre o papel dos profissionais de saúde na implementação de políticas que transformem o quadro de morbimortalidade da população negra. A partir desta premissa, este estudo visa apresentar um sumário das condições de saúde de mulheres negras no período gravídico-puerperal, bem como a dos seus conceptos, em uma das comunidades de Ilha de Maré, denominada Praia Grande, cujos dados vem norteando as ações de promoção de saúde deste grupo populacional.
METODOLOGIA:
Como referencial metodológico utilizamos a teoria da problematização, desenvolvida sob uma abordagem abrangente e dinâmica, a fim de estabelecer vínculo com a comunidade, bem como entender seu processo de interação com os fatores sócio-ambientais da Ilha. A partir desse referencial foram realizadas feiras de saúde, oficinas, palestras e consultas de enfermagem domiciliares às grávidas e, posteriormente, aos seus conceptos, durante as quais foram coletados os dados relevantes para o planejamento de ações de saúde que atendam as necessidades da população. Os dados foram analisados através de testes estatísticos simples e apresentados à comunidade através de gráficos e tabelas. As atividades realizadas promoveram o preparo, tanto do individuo como da família, para o auto-cuidado, respeitando-se ao máximo as práticas e valores culturais da população quilombola em questão.
RESULTADOS:
Ao final do projeto identificamos que 60% das mulheres grávidas não apresentavam mais que três consultas pré-natais, sendo que a grande maioria destas encontravam-se na faixa etária de 13 a 18 anos, tendo seus conceptos apresentado peso ao nascer abaixo de 2500 gramas, demandando cuidados especiais. Apresentavam ainda, nos exames laboratoriais aos quais foram submetidas, altos índices de verminose (90%). Diante deste primeiro diagnóstico e considerando que a mulher e a criança constituem grupos com elevado risco de morrer, sendo prioritários nos programas de atenção à saúde, foi elaborado um plano de ação composto por atividades de educação em saúde, visando subsidiar a elaboração de políticas locais de saúde que demandem atenção especial à saúde destas mulheres e crianças negras.
CONCLUSÕES:
A realização deste projeto permitiu a elaboração de um plano de ação, junto à comunidade, que desencadeou o encaminhamento das mulheres grávidas em trabalho de parto para uma maternidade escola da cidade de Salvador. Vale salientar que para este atendimento várias atividades foram implementadas: oficinas de sensibilização com profissionais de saúde para a identificação precoce das doenças prevalentes da população negra, implantação de um serviço de triagem neonatal com ênfase na anemia falciforme. O desenvolvimento destas ações também serviram para o amadurecimento da consciência crítica e política dos discentes da escola de enfermagem, quanto à situação atual de populações remanescentes de quilombos. Além de promover a cidadania da comunidade feminina de Ilha de Maré, tornando-as conscientes de seus direitos e mais seguras e capacitadas para o auto-cuidado, utilizando-se de recursos próprios da região.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: enfermagem; população negra; saúde.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006