IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
O MUSEU DAS CRIANÇAS DO BRASIL: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR E INTERCULTURAL EM SANTA CATARINA
Vera Lúcia Chacon Valença 1
Gerônimo Wanderley Machado 2
(1. UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina); 2. UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina))
INTRODUÇÃO:

A criação do Museu das Crianças do Brasil é o tema deste pôster. A primeira etapa do processo de criação do referido museu foi iniciada em 1999 e concluída em dezembro de 2005. Neste período, foi desenvolvida uma pesquisa de campo envolvendo os valores culturais e estéticos predominantes nas crianças catarinenses de diferentes etnias e descendências. Foram investigadas as tradições e as vivências culturais atuais, além da definição de um padrão físico de beleza. Os resultados desta pesquisa subsidiarão as atividades do museu. Lança-se mão de um novo conceito de museu – o Museu das Crianças. Nele, as crianças aprendem manipulando, experimentando, divertindo-se. O seu método expositivo é essencialmente o da interatividade.

 

O projeto foi apoiado pelo Broolkyn Children’s Museum – que foi o primeiro do mundo, no gênero, criado em Nova Iorque, em 1899 e pelo Museu das Crianças de Lisboa. Prevê-se a criação de várias células museológicas em diversos municípios e estados brasileiros. Elas serão articuladas virtualmente pela Rede do Imaginário Infantil que possibilitará o intercâmbio das crianças brasileiras entre si e delas com outras crianças, de outras nacionalidades.

 

O projeto envolve uma equipe interdisciplinar e interinstitucional para dar sustentação à aprendizagem necessária ao enfrentamento dos desafios da sociedade do conhecimento.

METODOLOGIA:

A pesquisa de campo foi de tipo exploratório e fez uso de três questionários de estrutura mista, com 41 questões. A amostra atingiu 1200 crianças de 8 a 14 anos da rede municipal de ensino de várias regiões de Santa Catarina. A pesquisa recebeu apoio de várias Fundações Municipais de Cultura.

 

O primeiro questionário foi preenchido nas residências das crianças, com o auxilio dos pais e tratou das Tradições Culturais: registros sobre antepassados; festas e modos de comemoração; boas recordações das festas; tipo de festas preferidas; uso de trajes típicos; características mais valorizadas pelas crianças; costumes que elas querem conservar; descrição de canções, danças, mitos, estórias; jogos aprendidos, etc. O segundo questionário foi respondido na sala de aula e tratou das Vivências das Crianças: uso do tempo livre; participação em espetáculos, feiras científicas e exposições; tipos de leituras e programas de TV preferidos; ida a museus, cinemas, teatros; atividades artísticas realizadas; temáticas preferidas nas obras de arte; relação das obras consideradas de arte pertencentes à família, etc. O terceiro questionário tratou de um Padrão Físico de Beleza (Corpo Estético): características de uma pessoa bonita; modo de se vestir; uso de adereços, etc.

 

Coletados, analisados e apurados os questionários, os resultados foram transformados em gráficos e arquivados. Eles farão parte do acervo do Museu das Crianças do Brasil e serão disponibilizados à comunidade.
RESULTADOS:

Os resultados da pesquisa subsidiarão as atividades pedagógicas do Museu das Crianças.

 

Verificou-se o predomínio do catolicismo e forte hibridização cultural, em sala de aula e a surpreendente convivência, no mesmo espaço, de descendentes de italianos, alemães, poloneses, ucranianos, índios e asiáticos. Os afro-descendentes eram minoria e percebeu-se a presença de gaúchos e argentinos.

 

poucos registros sobre os antepassados. As festas tradicionais, por serem “familiaressão as preferidas dos pais, os filhos gostam de “rock” e pagode. A família é muito valorizada e, com ela, o desejo de preservar os almoços dos domingos e as festas de Natal e Páscoa.

 

Hierarquizando valores, eles escolheram: honestidade, educação e respeito pelas crianças. As crianças freqüentam museus e espetáculos. Vão ao cinema e assistem filmes na televisão: terror e ação são seus temas favoritos. Todos gostam de novelas. Entre os artistas preferidos estão: Monteiro Lobato, Paulo Coelho, Tarsila do Amaral, Picasso, Van Gogh, Portinari, Jaime Monjardim, Gianechini, Giovana Antonelli, Débora Secco, Sandy e Jr.

 

Por obras de arte, indicaram tudo de que gostam: pessoas, animais, flores, gravuras, pinturas, vasos, flores artificiais, etc. O erudito e o popular aparecem lado a lado. As crianças adoram música e dança. O tipo de beleza preferido é o nórdico que se tropicaliza quando elas escolhem os tipos de roupas despojadas e coloridas. Foram observadas situações de preconceito racial e sexual.

CONCLUSÕES:

Os resultados da pesquisa permitiram estabelecer um perfil dos valores culturais e estéticos predominantes entre as crianças catarinenses. Delineiam-se algumas ações a serem desenvolvidas, inicialmente nas escolas e, posteriormente, nas sedes dos Museus.

 

Para realizar exposições atrativas nos museus é absolutamente necessário considerar as características das crianças. É preciso conhecer as crianças reais, razão que justifica a pesquisa de abordagem interdisciplinar porque as atividades do Museu das Crianças terão, necessariamente, estas características. Percebeu-se que o seu universo cultural é recheado por um imaginário “tradicional” e familiar. E, do imaginário infantil é impossível descolar o seu coadjuvante eletrônico que é a televisão

 

Outros desdobramentos do trabalho serão a efetiva criação da sede própria para o Museu, cujo projeto arquitetônico encontra-se anexo; a ampliação das exposições, iniciadas e o estabelecimento virtual da Rede do Imaginário Infantil. Outras pesquisas associadas estão sendo iniciadas: uma em Olinda/PE, outra em Florianópolis/SC. A primeira sobre o Imaginário Infantil, a segunda tem por objetivo a definição do processo de gestão e da mais completa interação entre museu-escola-sociedade. Admite-se que o Museu das Crianças sirva como estratégia de aprendizado e de complementação da formação infantil e civilizatória em face da enorme complexidade da sociedade do conhecimento, da informação e da tecnologia.

 

Instituição de fomento: FAPESC (Fundação de Apoio à Pesquisa de Santa catarina).
 
Palavras-chave: Museu das Crianças; Imaginário; Interdisciplinar.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006