IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social
GÊNERO: IMPASSES E DESAFIOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Maria Aparecida Macedo Pascal 1
Pamela Cervantes Pires 1
Nataly Meira Martins 1
Marina Milhassi Vedovato 1
Mariana Sayuri Nagaoka 1
Mariana Gobbo Meda 1
(1. Universidade Presbiteriana Mackenzie - Faculdade de Psicologia)
INTRODUÇÃO:

Neste projeto, discute-se as relações de gênero na sociedade brasileira contemporânea, avalia-se as conquistas sociais, políticas e econômicas alcançadas pelas mulheres nos últimos cinqüenta anos, bem como os impasses e preconceitos que permanecem como desafio para as lutas cotidianas. Aborda-se, também, aspectos referentes à violência sexual e doméstica e verifica-se os impactos e traumas advindos dessas relações violentas de gênero.

METODOLOGIA:
A metodologia utilizada utilizada será analítica, descritiva e qualitativa, através de pesquisa bibliográfica e documental referente ao tema pesquisado.
RESULTADOS:

Através da análise dos boletins das DEAMs, percebe-se o crescimento das agressões domésticas nos ciclos de desemprego. As conferências internacionais promovidas pela ONU no Cairo, Viena e Beijing promoveram a discussão da questão dos direitos humanos da mulher dando origem a políticas públicas e assinatura de compromissos internacionais pelo Brasil. Contudo, a questão da jornada dupla, a dificuldade da divisão das tarefas domésticas, a violência simbólica que implica em discriminação e salários menores se constituem em dificuldades para a mulher na sociedade brasileira contemporânea.

CONCLUSÕES:

A participação das mulheres nas lutas e movimentos sociais resgatou, nos últimos cinqüenta anos, o espaço no mundo público, embora impasses e dificuldades permaneçam no contexto contemporâneo. A questão da violência doméstica, conjugal e sexual contra a mulher relaciona-se com os estereótipos e a construção do masculino e feminino na sociedade brasileira, sobretudo através da família e educação. Traumas e transtornos psicológicos advindos dessa conjuntura de fatores foram evidenciados pela pesquisa. 

 
Palavras-chave: Gênero; Violência; Traumas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006