IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A pesquisa como princípio educativo: uma experiência no colégio de aplicação da Universidade Federal do Pará.
Eleide da Silva Rodrigues 1
Samuel Amorim Sá 2
Maria Isabel Duarte Rodrigues 1
Josete Leal Dias 1
Eleonora Maria Mendonça Figueira 1
(1. Profa. MsC. / NÚCLEO PEDAGÓGICO INTEGRADO - NPI / UFPA; 2. Prof. Dr. / NÚCLEO PEDAGÓGICO INTEGRADO - NPI / UFPA)
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa está vinculada ao curso de graduação de Ciências sociais da Universidade Federal do Pará e ao curso de Magistério noturno do Núcleo Pedagógico Integrado, pela disciplina Iniciação à Pesquisa visando propiciar a esses sujeitos a vivência da pesquisa como principio educativo. Nesse sentido, a dinâmica da aula possui a pesquisa como condição sine-qua-non dos processos de ensino e de aprendizagem. O foco, portanto, deste estudo está em possibilitar aos alunos da graduação e do ensino médio a articulação necessária entre teoria e prática da pesquisa como promotora de conhecimento cientifico
METODOLOGIA:

A realização desse estudo envolveu vinte e oito alunos de graduação do curso Ciências Sociais e dez alunos do magistério da educação básica. O trabalho investigativo teve como espaço para sua materialização as aulas de Iniciação à Pesquisa do curso de magistério do Núcleo Pedagógico Integrado. Os graduandos orientavam os alunos do curso magistério e os professores colaboradores orientavam os graduandos. Os encontros ocorreram semanalmente para a analise e (re) planejamento das ações propostas surgidas das necessidades dos alunos do magistério. Utilizamos a pesquisa bibliográfica pertinente a temática, observação participante, leitura e análise dos trabalhos dos alunos do curso de magistério da educação básica apresentados a disciplina iniciação à Pesquisa e entrevistas. Sessões de vídeos, palestras, colóquios, oficinas, cursos, estudos individuais e em grupos se constituíram em momentos de fortalecimento para alcançarmos os objetivos propostos, e assim, acreditamos que um trabalho pautado na pesquisa como principio educativo torna o ensino mais dinâmico pelo desenvolvimento de novas atitudes por parte dos alunos e pelo uso de novas estratégias por parte do professor.

RESULTADOS:

A relevância deste trabalho está entre outros a desmistificação da pesquisa  como prática exclusivamente acadêmica, mas como prática da dinâmica da aula por parte dos graduados e alunos do magistério de nível básico; a apreensão dos sujeitos envolvidos na construção de projeto de pesquisa no cotidiano da sala de aula; familiarização dos sujeitos com os elementos teórico-metodológicos para/na construção da pesquisa; familiarização dos graduandos com a fase da pesquisa –como orientadores - e   a apreensão da importância do aprender ensinar pesquisando. O resultado tem se mostrado uma crescente qualidade por parte dos sujeitos no que se refere a familiarização com a pesquisa, elaboração de trabalhos pedagógicos e textos educativos.

CONCLUSÕES:

A vivência da atividade investigativa por parte dos licenciandos da UFPA e dos alunos do NPI contribui para a criação de mecanismos de aprendizagem diferenciada, atendendo aos princípios da interdisciplinaridade, oferecendo aos estagiários (graduandos) a participarem do processo de ensino-aprendizagem  como sujeitos críticos e co-autores do fazer pedagógico, e aos alunos do NPI um aprendizagem baseada num saber fazer onde a socialização/negociação do conhecimento passa pela pesquisa como elemento indispensável à prática de ensino. Por meio da pesquisa como metodologia para o aprendizado ambos licenciandos e alunos do ensino médio constroem um saber articulado à realidade, fazendo a indissociabilidade teoria-prática da construção do conhecimento.

Instituição de fomento: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: PESQUISA; EDUCAÇAO; INTERDISCIPLINARIDADE.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006