IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 10. Odontologia
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A INFORMAÇÃO DO PROFISSIONAL X USUÁRIO DE PRÓTESE SOBRE HIGIENE
Vívia Fernanda de Albuquerque Carneiro 1
José Moreira da Silva Neto 1
André França Amaro 1
Laydianne Giselle Lourenço da Silva 1
(1. Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba / UEPB)
INTRODUÇÃO:
A higiene adequada da prótese total é de suma importância para a conservação da saúde oral, prevenindo assim, o acúmulo do biofilme. Alguns materiais usados na limpeza das próteses podem causar efeitos deletérios na mesma; sendo assim, é dever do cirurgião-dentista orientar os pacientes quanto a correta higienização das peças protéticas, e cabe ao paciente realizar uma higiene oral responsável. O presente estudo analisou comparativamente a informação transmitida pelo profissional de odontologia e a percepção do usuário de prótese total sobre a higiene protética.
METODOLOGIA:
Através de uma abordagem indutiva, com procedimentos comparativos, estatísticos e descritivos, foram entrevistados 50 pacientes (da rede pública e privada) e 50 profissionais de odontologia (de serviços públicos e privados) do município de Campina Grande-PB, aleatoriamente selecionados. O instrumento de coleta de dados foi um formulário contendo questões sobre a higiene de próteses e orientações recebidas por profissionais.
RESULTADOS:
Verificou-se que 57% dos pacientes receberam instruções sobre como higienizar as próteses pelos profissionais, e destes, 36% utilizavam escova dental e dentifrício, e 30% indicaram a escovação seguida de imersão em produtos químicos. Um total de 14% dos pesquisados relataram a utilização apenas da escova dental, enquanto 14% dos usuários afirmaram realizar a limpeza unicamente com produtos químicos, seguindo assim, as orientações dos profissionais, já que 54% dos profissionais afirmaram indicar a escovação como forma de higienizar a peça protética. Um universo de 52% de usuários afirmaram ter feito a prótese com um dentista em consultório particular, 36% fizeram com um protético e 12% relataram ter feito a prótese em serviço público. Quanto às orientações feitas pelos profissionais, 60% afirmaram fazer verbalmente, enquanto que o restante o faz por escrito.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que a informação profissional é, na maioria dos casos, transmitida ao paciente, que recebe bem as recomendações, porém com algumas deficiências.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: prótese total; higienização; serviço público.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006