IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
REVELANDO OS MODOS DE VIDA DA PONTA DO TUBARÃO
Itamar de Morais Nobre 1
Vânia de Vasconcelos Gico 1
(1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
INTRODUÇÃO:
A Ponta do Tubarão é uma área formada por restinga, maré e manguezal localizada nas comunidades de Barreiras, Diogo Lopes e Sertãozinho, município de Macau, litoral norte do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil, a cerca de 200 quilômetros da capital – Natal. Em 1995 ocorreu um movimento de resistência de moradores destas comunidades contra empresários estrangeiros da rede hoteleira que desejavam tomar posse da restinga para construir seus empreendimentos. Em 2000 houve outra resistência, desta vez contra carcinicultores que devastaram 60.000 m2 de  mangue da Ilha dos Cavalos, localizada na Ponta do Tubarão, para construir viveiros para criação de camarões. Em decorrência dessas ações de resistência surgiu um movimento reivindicatório para a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão, consequentemente criada em 18 de julho de 2003, pelo Decreto Lei estadual N.º 8.349, ficando localizada nos municípios potiguares de Macau e Guamaré. O objetivo deste trabalho foi analisar a resistência desenvolvida pelos moradores dessas comunidades pela preservação do seu território e dos seus modos de vida tradicionais; cartografar e analisar os modos de vida praticados nessa Unidade de Conservação, a partir da categoria denominada de sociocultural, tendo como indicadores da produção material dos modos de vida o trabalho, o lazer, a religiosidade, os saberes tradicionais e a ação do homem presente no local sobre o meio ambiente.
METODOLOGIA:
Para compreender os motivos do movimento de resistência, foram analisados os modos de vida praticados nesta Unidade de Conservação.  Os dados foram coletados através da Fotocartografia Sociocultural, uma estratégia metodológica proposta para experimentação neste trabalho, tendo como peculiaridade a associação de técnicas de coleta e análise de dados como o registro fotográfico, a observação, a entrevista, a pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica.
RESULTADOS:
Foi constituído um banco de imagens fotográficas com mais de 1500 fotogramas e uma Tese de Doutoramento como um documento escrito e visual da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão. Este trabalho reúne dados que servirão como fundamento para suscitar a discussão política sobre as lutas sociais e ecológicas em expansão na esfera global e como fonte para a gestão e governabilidade da Reserva.
CONCLUSÕES:

Concluímos que a resistência desenvolvida pelos atores coletivos da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão, caracteriza-se como uma ação transformadora contra-hegemônica ao capital globalizado, em defesa do território e dos modos de vida tradicionais. Concluímos também que a Fotocartografia Sociocultural possui relevância como estratégia de procedimentos metodológicos possíveis de serem utilizados em pesquisas qualitativas. Esta possui virtualidades analíticas, proporcionando uma visão mais abrangente do cotidiano sociocultural do espaço estudado, na tentativa de conhecer e revelar as relações vividas pelos sujeitos da pesquisa em Ciências Sociais, podendo ser experimentada em outras áreas do saber nas Ciências Humanas.

Instituição de fomento: CAPES
 
Palavras-chave: Fotocartografia; Modos de vida; Ponta do Tubarão-Macau-Guamaré/RN.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006