IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
O CINEMA, O CONSTRUTIVISMO E O ENSINO DE FÍSICA
Militão Vieira Figueredo 1
Alberto Carlos Bertuola 2
(1. Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF; 2. Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina/CEFET-Petrolina)
INTRODUÇÃO:
Apresentamos um projeto pedagógico simples para a construção manual de blocos projetores, confeccionados com papel sulfite arranjados convenientemente para que, ao serem facilmente desfolhadas, reproduzam um pequeno efeito de animação dos fenômenos físicos. Cada página do bloco contém os desenhos, coloridos ou não, confeccionados a mão livre ou com ajuda de régua e compasso. O projetor pode auxiliar o professor quando, efetivamente, o ensino de Física se realiza nas aulas teóricas expositivas, em qualquer tópico da Física. Os custos, basicamente são as despesas com folhas de sulfite e um grampeador municiado.
METODOLOGIA:
Um bloco projetor pode ser construído em um tempo máximo de vinte minutos. Assim, ele pode ser usado para auxiliar o professor nas aulas teóricas expositivas. Uma ilustração disto pode ser conferida na própria construção do bloco projetor, que faremos a seguir. A construção do bloco projetor pode ser feita, com no mínimo, duas folhas de sulfite, cortadas e dobradas. O local do corte longitudinal em cada folha de sulfite pode ser executado rapidamente, fazendo uso de uma régua. Essas metades de folhas são superpostas alinhadamente, deixando pequenas distâncias entre si nas extremidades. A seguir, uma dobradura em torno do eixo é realizada. O bloco é fixado por meio de um grampo, próximo do eixo de dobradura. Assim, o bloco projetor manual já está pronto para receber os desenhos em suas páginas. Os traços dos desenhos, a partir da primeira página, são feitos sob pressão, para que sua marca, em baixo relevo, seja transmitida para outra página. Essa deformação permite construir as figuras com mais rapidez, principalmente aqueles desenhos que não mudam de lugar, nas diferentes páginas. No final da construção do bloco projetor manual, as propriedades da composição dos movimentos ficam no mínimo memorizadas pelos alunos. O bloco projetor manual pode ser usado para descrever os movimentos de translação, de rotação, ou mesmo uma combinação desses dois movimentos. O bloco projetor manual pode ser usado em cinemática, dinâmica, ondulatória, entre outros tópicos da Física.
RESULTADOS:
O bloco manual foi utilizado para auxiliar o professor no ensino de Física nas aulas teóricas expositivas. Esses blocos foram confeccionados, por todos alunos, em uma parte do tempo de uma aula, no ensino médio da Escola Estadual “Marcílio”, na Vila Manchester, na cidade de São Paulo-SP, por três anos seguidos. Geralmente os desenhos que necessitavam utilizar a régua e o compasso eram construídos simultaneamente pelo professor (na lousa) e os alunos. Desenhos mais livres, que usam no máximo o auxílio de uma régua, eram feitos independentemente pelos alunos e pelo professor, que exibia um bloco já confeccionado, que servia como um exemplo. Por exemplo, situações que contém um lançamento oblíquo. Cada aluno exibe uma situação em que isso acontece, e os resultados foram surpreendentes.
CONCLUSÕES:
O retorno foi muito positivo, quando se considera uma sala de aula totalmente heterogênea e com poucas horas semanais de trabalho para cada turma. Convém observar, que esse tipo de técnica de ensino, serviu apenas como complemento de uma aula teórica expositiva, não excluindo outras formas de atividades didáticas, como aulas de vídeo, demonstrações experimentais, etc...
 
Palavras-chave: cinema; movimento; construtivismo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006