IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR, ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO E PESQUISA: UM ESTUDO DE CASO NA FACULDADE DE SORRISO – FAIS, NO ANO DE 2005.

José Carlos de Melo 1
Maria Eloisa Karolczak 1
Marcia Helena Milesi Retiz 1
(1. Faculdade de Sorriso - FAIS )
INTRODUÇÃO:
O enfoque Interdisciplinar a partir do Ensino Superior é uma contribuição imprescindível à reflexão e encaminhamento para a solução às dificuldades relacionadas ao Ensino e a Pesquisa. Este trabalho foi desenvolvido na Faculdade de Sorriso durante o primeiro e o segundo semestre do ano de 2005, através dos cursos de Administração e Normal Superior.e teve como objetivo levar os discentes e docentes a uma reflexão sobre a interdisciplinaridade no ensino superior.
METODOLOGIA:
tratou-se de uma pesquisa com enfoque exploratório que, segundo ANDRADE (2005) tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explicito, e também conforme GIL (1996) pode ser considerado um estudo de caso. Participaram da pesquisa 07 turmas do curso de administração e 02 turmas do curso de Normal superior e 25 docentes dos referidos cursos, foram analisadas as atividades desenvolvidas nos dois cursos de graduação da Instituição (Normal Superior e Administração) nos seus respectivos semestres onde foram desenvolvidas as atividades interdisciplinares. Foi aplicado também um questionário aos docentes dos dois cursos envolvidos no processo.
RESULTADOS:
Depois de analisados os dados de forma qualitativa Podemos afirmar que a necessidade de renovação nas práticas de avaliações e a oportunidade de estimular à pesquisa, proporcionou aos discentes o acúmulo de experiências vivenciadas entre a teoria proposta em sala de aula que os auxiliou na aplicação dos conhecimentos na prática, onde obtivemos o comprometimento entre as equipes possibilitando uma melhor visão das diversas áreas do conhecimento. A complexidade dos estudos realizados promoveu nos acadêmicos uma interface entre a teoria e a prática, com relação à Proposta Pedagógica Institucional, o que prova que o comprometimento, a valorização do ensino e a padronização dos trabalhos realizados entre as equipes e os docentes pode-se obter como resultados melhorias no ensino aprendizagem de nossos acadêmicos.
CONCLUSÕES:
Este estudo revelou que existe sim uma visão descomplicada das atividades interdisciplinares, desde que em primeiro lugar os pares estejam realmente engajados com o processo educativo e queiram nesse processo ultrapassar as fronteiras fragmentadas do seu leque de conhecimento no que diz respeito a sua formação. No caso da FAIS, podemos afirmar que esse processo já está sendo superado e as experiências vivenciadas no ano de 2005, mostraram que esse caminho pode ser descomplicada e prazeroso desde que todos estejam realmente abertos a esse trabalho.
 
Palavras-chave: Ensino Superior ; FAIS; Interdisciplinaridade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006