G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior |
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A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR, ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO E PESQUISA: UM ESTUDO DE CASO NA FACULDADE DE SORRISO – FAIS, NO ANO DE 2005.
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José Carlos de Melo 1 |
Maria Eloisa Karolczak 1 |
Marcia Helena Milesi Retiz 1 |
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(1. Faculdade de Sorriso - FAIS ) |
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INTRODUÇÃO: |
O enfoque Interdisciplinar a partir do Ensino Superior é uma contribuição imprescindível à reflexão e encaminhamento para a solução às dificuldades relacionadas ao Ensino e a Pesquisa. Este trabalho foi desenvolvido na Faculdade de Sorriso durante o primeiro e o segundo semestre do ano de 2005, através dos cursos de Administração e Normal Superior.e teve como objetivo levar os discentes e docentes a uma reflexão sobre a interdisciplinaridade no ensino superior. |
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METODOLOGIA: |
tratou-se de uma pesquisa com enfoque exploratório que, segundo ANDRADE (2005) tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explicito, e também conforme GIL (1996) pode ser considerado um estudo de caso. Participaram da pesquisa 07 turmas do curso de administração e 02 turmas do curso de Normal superior e 25 docentes dos referidos cursos, foram analisadas as atividades desenvolvidas nos dois cursos de graduação da Instituição (Normal Superior e Administração) nos seus respectivos semestres onde foram desenvolvidas as atividades interdisciplinares. Foi aplicado também um questionário aos docentes dos dois cursos envolvidos no processo. |
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RESULTADOS: |
Depois de analisados os dados de forma qualitativa Podemos afirmar que a necessidade de renovação nas práticas de avaliações e a oportunidade de estimular à pesquisa, proporcionou aos discentes o acúmulo de experiências vivenciadas entre a teoria proposta em sala de aula que os auxiliou na aplicação dos conhecimentos na prática, onde obtivemos o comprometimento entre as equipes possibilitando uma melhor visão das diversas áreas do conhecimento. A complexidade dos estudos realizados promoveu nos acadêmicos uma interface entre a teoria e a prática, com relação à Proposta Pedagógica Institucional, o que prova que o comprometimento, a valorização do ensino e a padronização dos trabalhos realizados entre as equipes e os docentes pode-se obter como resultados melhorias no ensino aprendizagem de nossos acadêmicos. |
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CONCLUSÕES: |
Este estudo revelou que existe sim uma visão descomplicada das atividades interdisciplinares, desde que em primeiro lugar os pares estejam realmente engajados com o processo educativo e queiram nesse processo ultrapassar as fronteiras fragmentadas do seu leque de conhecimento no que diz respeito a sua formação. No caso da FAIS, podemos afirmar que esse processo já está sendo superado e as experiências vivenciadas no ano de 2005, mostraram que esse caminho pode ser descomplicada e prazeroso desde que todos estejam realmente abertos a esse trabalho. |
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Palavras-chave: Ensino Superior ; FAIS; Interdisciplinaridade. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |