IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 5. Psicologia da Saúde
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A PROMOÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE E DA ASSISTÊNCIA INTEGRAL ÀS GESTANTES  DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PRÉ-NATAL DO SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE
Ivânia Jann Luna 1
Juliana Philippi Carioni 1
Eveline da Silva Duarte 1
(1. Curso de Psicologia, Campus Biguaçu, Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI)
INTRODUÇÃO:

O programa de acompanhamento pré-natal do serviço público de saúde pretende realizar o atendimento biopsicossocial da gestante considerando as múltiplas necessidades de saúde desta e do bebê. A metodologia de assistência aplicada consiste no atendimento individual (consultas médicas, enfermagem, etc.) e coletivo (grupos de educação em saúde) que visam atingir três objetivos principais como a promoção, proteção e recuperação da saúde, sendo que estes podem ser operacionalizados mediante o desenvolvimento da interdisciplinaridade do conhecimento e da integralidade das ações multiprofissionais. Avalia-se que uma das dificuldades do atendimento em saúde na atenção básica consiste na desarticulação dos conhecimentos científicos e a fragmentação das ações dos diversos profissionais, impossibilitando que se alcancem os três objetivos descritos. Sendo assim, visualiza-se a necessidade de analisar as metodologias de assistência e experiências de trabalho que promoveram a integralidade e a interdisciplinaridade em programas de saúde. Este trabalho apresenta o resultado do estágio em Psicologia Educacional que pretendeu promover a integralidade e a interdisciplinaridade em um programa de acompanhamento pré-natal do serviço público de saúde, bem como, problematiza a importância da institucionalização do paradigma da educação em saúde nas organizações de saúde.  

 

METODOLOGIA:
Realizaram-se a revisão bibliográfica sobre as  práticas psicológicas na atenção básica à saúde e conceitos de interdisciplinaridade e integralidade no serviço público de saúde. Caracterizaram-se as modalidades assistenciais desenvolvidas por médicos, agentes comunitários, alunos e professores dos cursos de Psicologia e Fisioterapia, vinculados ao programa de acompanhamento pré-natal da Clínica Integrada de Atenção Básica à Saúde da Univali. Analisou-se o papel da Psicologia no desenvolvimento da interdisciplinaridade e integralidade no referido programa.
RESULTADOS:
O atendimento à gestante na referida clínica é conduzido por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, estagiários de psicologia e fisioterapia por meio de atendimentos individuais e em grupo. No ano de 2004 foram realizadas duas atividades assistenciais que diferiram da metodologia assistencial descrita anteriormente. Uma delas foi a consulta coletiva com cinco gestantes conduzida por um profissional médico, quatro agentes comunitárias e uma estagiária de Psicologia. E a outra consistiu em uma experiência de ensino que envolveu dois estagiários de Psicologia e doze alunos da disciplina de disfunções gineco-uro-obstétricas e a respectiva professora que promoviam a preparação física de oito gestantes para o parto natural . Em ambas as atividades as estagiárias de psicologia procuraram desenvolver a consciência crítica de todos os participantes do encontro grupal, por meio de debates, pesquisa e estudo de caso sobre as seguintes temáticas: aspectos físicos e psicológicos envolvidos na preparação para o parto natural; principais características emocionais da mulher no período do puerpério e relacionamento interpessoal na assistência profissional do fisioterapeuta.
CONCLUSÕES:
Observou-se que a consulta coletiva e a experiência de ensino em grupo proporcionaram aos profissionais, alunos e estagiários a ampliação do paradigma conceitual sobre as necessidades de saúde da gestante e a realização de diversas ações profissionais permitindo o atendimento biopsicossocial. Pode-se concluir que um dos aspectos facilitadores na realização da atividade assistencial e de ensino em grupo foi a institucionalização da importância do trabalho em educação em saúde na referida clínica. O outro consistiu na contribuição da Psicologia por meio do estímulo ao trabalho coletivo integrado e o desenvolvimento da consciência crítica de alunos, professores e profissionais sobre os limites e as contribuições de cada disciplina na saúde, a necessidade do processo de ensino-aprendizagem dos clientes e de todos profissionais envolvidos na assistência e a importância dos relacionamentos interpessoais. Conclui-se este trabalho salientando a importância da implantação do paradigma conceitual da educação em saúde e do atendimento coletivo multiprofissional para o desenvolvimento da interdisciplinaridade e da integralidade nos programas de saúde.
Instituição de fomento: Clínica Integrada de Atenção Básica à Saúde
 
Palavras-chave: interdisciplinaridade; integralidade; psicologia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006