IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM SÉRIES INICIAIS: RESSIGNIFICANDO O TÓPICO SISTEMA   CIRCULATÓRIO  

João Paulo Fernandes de Oliveira  1
Célia Margutti do Amaral Gurgel 1
(1. Faculdade de Ciências Humanas /UNIMEP)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa cuja intenção foi identificar a presença de conteúdos históricos em textos didáticos de Ciências para 4ª  série do nível fundamental sobre o Sistema Circulatório, e produzir textos ressignificados sobre o tema. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e estudos na área de Educação em Ciências (CARVALHO; GIL PÉREZ, 1995) afirmam que hoje é importante se ensinar Ciências da Natureza a partir de suas histórias, pois esta área de saber pode contribuir para desmistificar a visão atemporal do conhecimento científico e de quem o produz, além de alertar para as influências externas que moldam e financiam o trabalho do cientista. Martins (1998) diz que, através da História da Ciência torna-se possível compreender em muitos casos a natureza real do conhecimento científico, possibilitando constatar as limitações deste conhecimento e, desta forma, despertar o espírito crítico do aluno que está estudando determinado assunto sobre determinada área cientifica. Por volta dos oito anos a criança já adquire a noção de passado e por volta dos onze anos os alunos conseguem compreender as implicações das datas históricas. (PROENÇA, 1990). Assim, pois, a Ciência ensinada em séries iniciais, a partir de um contexto histórico, pode ajudar as crianças, desde o início de sua educação científica, a entenderem melhor o mundo em que vivem e as funções da Ciência em termos político, epistemológico, científico e sociocultural.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas. Na primeira etapa as atividades envolveram leituras e fichamentos de textos relacionados à Educação, Ciências nas séries iniciais, História da Ciência com ênfase à Biologia, visando elaborar uma fundamentação teórica para o desenvolvimento do tema da pesquisa.  Na 2ª etapa foi definida a 4ª série como universo do estudo e o tópico Sistema Circulatório como foco, selecionados cinco textos didáticos recomendados em escolas públicas e privadas de Piracicaba/SP para a análise dos conceitos e da inserção da História da Ciência.  A 3ª etapa concentrou-se na análise dos textos selecionados segundo a metodologia de Astolfi; Develay (2001). Os autores classificam os textos didáticos em: descritivos, explicativos, argumentativos, textos crônicas e  textos instrutivos ou injuntivos. Na 4ª etapa foi produzido um novo texto para alunos de 4ª série com acompanhamento de duas docentes na avaliação e sugestão para que o texto se adequasse ao perfil da aprendizagem de alunos da série em questão. Na ressignificação dos textos didáticos oficiais foram inseridas noções da História da Ciência sobre o Sistema Circulatório que serão apresentados em alguns exemplos nos resultados a seguir.
RESULTADOS:

Os exemplos das proposições para os novos textos acerca do Sistema Circulatório serão acompanhados de trechos dos textos oficiais. Não é objetivo do trabalho identificar o livro oficial

 

Texto Oficial

“Dentro do nosso corpo, o sangue circula no interior de vasos, veias, artérias e capilares”.

Texto proposto

 (...) foi só no final do período chamado de Renascimento, em 1650 aproximadamente, que um estudante de medicina inglês chamado William Harvey previu que o sangue circulava no corpo humano. Harvey supôs a existência de pequenos vasos que surgiam da ramificação das artérias e passavam através dos órgãos onde o sangue podia atravessá-los e se juntar nas veias voltando ao coração. Esses vasos mais tarde foram chamados de capilares quando um holandês chamado Leuwenhoek  inventou o microscópio

 

No texto oficial não há nenhuma referência à História da Ciência e o Sistema Circulatório é apresentado de forma muito descritiva. Esta forma fragmentada para explicar o Sistema Circulatório não oferece possibilidades aos alunos de entenderem a ligação entre este sistema e os demais sistemas do Corpo Humano, indicando que o Sistema Circulatório pode funcionar independente de outros órgãos. O contexto do Renascimento procurou esclarecer que este foi um período inicial das revoluções científicas ocorridas essencialmente na Itália devido ao enriquecimento de suas cidades através do comércio com o Oriente, gerando estímulos para o desenvolvimento da Ciência, navegações, artes e conhecimento sobre o Homem.
CONCLUSÕES:

Atualmente  existe uma crescente demanda por um ensino de Ciências que contemple os tópicos ensinados, nos diferentes níveis de formação, de forma mais complexa, demonstrando que por  trás das pesquisas científicas  existem inúmeros interesses que não somente tecnico-científicos. Pretende-se, nesse sentido, desmistificar a crença da neutralidade e objetividade do cientista e do seu objeto de estudo. A possibilidade de um ensino-aprendizagem  que leve os alunos desde o início de sua vida escolar  compreender a construção histórica da Ciência e suas implicações, poderá possibilitar melhor entendimento sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no século XXI. Esta possibilidade certamente poderá contribuir para a formação de cidadãos participativos, críticos e autônomos em relação às decisões das políticas científicas locais, nacionais e universais. Como pondera Morin (2000), a Ciência é inseparável da Sociedade, portanto, significa que todas as Ciências,  inclusive físicas e biológicas, são sociais, políticas e culturais. É preciso, pois, repensar os currículos escolares.  Bizzo (1998) sugere que se busque integrar os currículos das diversas áreas de conhecimento para a construção de um currículo voltado para a cidadania. Se é importante integrar os diferentes saberes para a superação do paradigma fragmentado no ensino das Ciências da Natureza, para tanto  também  será preciso resgatar a qualidade da formação dos docentes que ensinam Ciências.

Instituição de fomento: Fundo de Apoio à Pesquisa/FAP-Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP-SP
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: História da Ciência; Ensino-Aprendizagem de Ciências; Séries Iniciais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006