IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTES E DANOS À SAÚDE DO TRABALHADOR: ESTUDO DE CASO EM OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL NA UFRN
Renata de Melo Mendonça  1
Iara Cristianny de Brito B. A. Pereira  1
João Igor de Freitas Rodrigues  1
Ricardo Barros de Mendonça Filho  1
(1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN)
INTRODUÇÃO:
A construção civil requer bastante atenção na área de segurança do trabalho, visando o bem-estar, a saúde e a integridade física do trabalhador, devido à incidência elevada de acidentes de trabalho. A falta de conhecimento dos trabalhadores, e até mesmo das empresas responsáveis, da importância desse assunto, contribuiu para o aumento de acidentes de trabalho nesse setor do mercado. Para analisar os riscos de acidentes e danos à saúde dos trabalhadores foi realizado um estudo de caso em 2 (duas) obras no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Construção do bloco A - Setor de aulas teóricas IV e Construção do bloco H - Setor de aulas teóricas III), supervisionadas pela Superintendência de Infra-Estrutura (SIN), com o intuito de identificar e avaliar os riscos de acidentes dentro dessas obras.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada para o presente trabalho baseou-se em visitas e acompanhamento às obras de construção dos respectivos blocos de salas de aula da UFRN, durante o horário de trabalho que é de 7h às 12h e de 13h às 17h. Tais acompanhamentos foram feitos por dois estagiários das obras e estudantes do curso de Engenharia Civil da UFRN nas quais foram analisados os riscos de acidentes a que estão submetidos os operários dessas obras, que são em média 60 (sessenta) trabalhadores, com uma faixa etária variando de 18 até 59 anos. A análise foi baseada na observação dos mesmos em seus locais de trabalho, sendo demonstrada através de fotos os perigos e riscos a que estão sujeitos esses operários por não utilizarem corretamente os procedimentos de segurança recomendados pelas normas, como também, os equipamentos de proteção.
RESULTADOS:
Na análise constataram-se alguns problemas: 1) Transporte e movimentação de materiais: os operários arremessam os tijolos do térreo para o 1º pavimento, bem como o madeiramento de fôrmas da cobertura para o térreo, ocasionando riscos tanto para os trabalhadores como para terceiros. 2) Queda de altura: durante a montagem de fôrmas in loco, armaduras e concretagens de vigas e lajes, há o risco de queda de trabalhadores devido a poucas opções de encaixe para o cinto de segurança. 3) Materiais cortantes e perfurantes: os equipamentos como serra elétrica, policorte, maquita e furadeira sendo utilizados por profissionais não-qualificados. 4) Permanência de obstáculos: existência de madeiramento com pregos, de ferragens e de entulhos, presentes no canteiro de obras e em locais com grande fluxo de pessoas. 5) Choques elétricos: existência de fios expostos, sem proteção com fita adesiva isolante. 6) Quedas de materiais: ocorrência de escoramentos mal encaixados, comprometendo a estabilidade das fôrmas; de alvenarias instáveis; de ferramentas e equipamentos dos operários. 7) Ausência de sinalização: não havendo indicações dos locais onde existem quedas de materiais e saliência.
CONCLUSÕES:
A partir das observações e constatações analisadas nos blocos de aulas dos setores III e IV da UFRN, percebeu-se a importância do uso dos equipamentos de proteção individual e coletivo, assim como, o cumprimento das normas, especialmente a Norma Regulamentadora 18 - Condições de Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, do Ministério do Trabalho e Emprego. Logo, as observações constataram os riscos de quedas de altura e materiais cortantes como os mais abrangentes nas obras em questão. O cargo de carpintaria é o mais sujeito a esses riscos, devido à falta de apoio com relação ao cinto de segurança, na montagem das fôrmas e no manuseio da serra elétrica. Estes riscos são de grande importância por estarem presentes em grande parte das etapas da obra.
 
Palavras-chave: Construção Civil; Acidentes; Segurança.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006