IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 5. Teoria Literária
A UTILIZAÇÃO DE LITERATURA INFANTIL NO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
Marilda Aparecida de Oliveira Effting  1
(1. (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC))
INTRODUÇÃO:

A presente pesquisa teve como foco descrever a utilização dos livros de Literatura Infantil nos espaços destinados ao desenvolvimento educacional de crianças na faixa-etária de 2 a 6 anos. O objetivo principal foi verificar os encaminhamentos institucionais/pedagógicos para o acesso dos educandos aos livros. Aproveitamos para sondar o volume de leituras, de títulos literários, realizadas pelas educadoras envolvidas nesse processo. Entendemos como relevante tal pesquisa pelo fato da escola ser considerada um espaço privilegiado para o acesso e o exercício da leitura e a ela estar delegada a responsabilidade de “formar” leitores.

METODOLOGIA:

Selecionamos, aleatoriamente, cinco Centros de Educação Infantil - CEIs -, do município de Florianópolis, para procedermos esta pesquisa de verificação de como as instituições se organizam e operam na prática de formação de leitores. Dos CEIs pesquisados 2 são da rede privada, 1 da rede municipal e 2 ligados à Organizações não Governamentais - ONGs. Os grupos de trabalhos observados reuniam crianças na faixa-etária de 2 a 6 anos de idade. A pesquisa aconteceu em três momentos: 1º leitura crítica dos referencias teóricos norteadores para este trabalho; 2º.observação das práticas pedagógicas nos espaços de Educação Infantil, com foco na utilização de livros de Literatura Infantil em atividades dirigidas para as crianças; e 3º. aplicação de questionários aos educadores e profissionais ligados às instituições observadas.

RESULTADOS:

Os dados obtidos revelam que existe uma unanimidade institucional no que tange à necessidade da utilização dos livros de Literatura Infantil nos espaços destinados à Educação Infantil. Apenas um Centro, dos cinco pesquisados, não destinava um espaço à leitura e também não dispunha de acervo literário. Esta escola faz parte de uma ONG com parceria da Associação dos moradores do bairro onde está localizada, funciona há dois anos e atende crianças de 2 a 6 anos. Os demais Centros contam com espaço apropriado para atividades de leitura e com acervos consistentes em termos de quantidade e títulos literários. Um outro dado revelado é a falta do hábito da leitura de livros de literatura pelas educadoras entrevistadas. Das professoras entrevistadas que atuam diretamente com as crianças, 3 são formadas em Pedagogia e estão fazendo especialização e alguma área de educação e 2 são estudantes das últimas fases do curso de Pedagogia.  Uma das escolas da rede privada não contrata auxiliar de sala, a professora regente trabalha sozinha atendendo 15 crianças com idades entre 4 e 5 anos. Das 4 auxiliares entrevistadas, 3 são alunas de graduação em Pedagogia e 1 concluiu o magistério. A falta de tempo foi o argumento de todas para justificar a não leitura de livros de literatura. As que estudam alegaram falta de tempo, inclusive, para as leituras direcionadas e necessárias às devidas formações.

CONCLUSÕES:

Nas últimas décadas a utilização de livros de Literatura Infantil cresceu no processo e no contexto de desenvolvimento das crianças. Elas têm interesse pelo manuseio do livro e conseqüentemente pelo seu conteúdo (a história). A leitura de livros tem início, através de atividades dirigidas e sistematizadas, na Educação Infantil, com os pré-leitores.  As leituras realizadas, no espaço educacional, com as crianças, na sua maioria, são trabalhadas de forma interdisciplinar, atreladas a algum projeto maior elaborado pela coordenação pedagógica ou pelas próprias educadoras. A criança não escolhe o livro de que pretende “conhecer” a história, como também não pode repetir a leitura de uma história já conhecida. Os dados colhidos apontam que as leituras são de cunho escolarizante desde o início da educação formal, o que remete para um continuísmo de leitores a leituras vinculadas às obrigações escolares.

 
Palavras-chave: Leitura; ; Literatura Infantil;; Educação..
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006