IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia

A FAMÍLIA NO OLHAR DE IDOSOS: UM ESTUDO QUALITATIVO

Vania Beatriz Merlotti Herédia 1
Nives Silva Sirena 1
(1. Depto. Sociologia/Centro de Ciências Humanas e Comunicação/UCS)
INTRODUÇÃO:

No Brasil, as mudanças socioculturais que ocorreram no decorrer do século XX mostram que a família foi uma das instituições mais atingidas. O aumento do divórcio, o controle da natalidade, a redução dos componentes da família, o uso da pílula, a emancipação feminina, o aumento do individualismo, a postura liberal dos jovens frente aos valores humanos foram conseqüências dessas mudanças. O processo de industrialização e de urbanização da sociedade consolidou essas alterações, afetando a família na sua estrutura e nas suas funções, modificando os papéis sociais que a sociedade havia atribuído à família. Com o aumento da longevidade da população, há, por parte da sociedade, pressão que essa instituição recupere sua função de protetora de seus membros. Atentos a essas mudanças, a pesquisa analisa a percepção que os idosos têm da família e em que situações eles identificam a importância desse grupo social, destacando as principais funções dessa instituição.

METODOLOGIA:
A amostra desse estudo foi composta por idosos domiciliados. O estudo é de natureza qualitativa, e faz uso do método estrutural-histórico para analisar as contradições que o grupo sofreu nas suas transformações.
RESULTADOS:
Traz à tona questões de estrutura da família e das funções sociais identificadas. A riqueza do estudo aponta para a necessidade de recuperar a família como grupo e traz questões para subsidiar a discussão sobre o tema. Observa-se que o idoso espera do seu grupo familiar união, suporte material, ajuda nas dificuldades, segurança, companhia, apoio, consolo, atenção. Espera ainda amor, convivência, compartilhar das suas necessidades, presença, afeto. O idoso aponta para uma série de questões ambíguas do papel da família. Por um lado, os aspectos emocionais, relacionados com a função afetiva, com a função protetora que a família desempenha. Por outro lado, o aspecto material, das necessidades que precisam ser supridas, dos cuidados que não acontecem, da necessidade da ajuda mútua, das cobranças e dos conflitos decorrentes dos problemas econômicos que são narrados como disfunções.
CONCLUSÕES:
Constata que ocorreram alterações nas funções históricas tradicionais que a família possuía e que foram criadas instituições externas a ela, para exercerem essas funções. A fala dos idosos expressa suas angústias e seus sentimentos frente ao que vivem junto com suas famílias. O idoso espera da família um cuidado maior e uma atenção especial nesse momento de sua vida.
Instituição de fomento: CNPq
 
Palavras-chave: Idoso; Família; Funções sociais da família.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006