IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia

HISTÓRIA ORAL DO MOVIMENTO DE LUTA POR MORADIA NO MUNICÍPIO DE CARIACICA - ESPÍRITO SANTO

Carla Torres Pereira Carrion 1
Carolina Duarte Gava 1
Lílian Rose Margotto 2
Elizabeth Maria Andrade Aragão 2
Rodrigo dos Santos Scarabelli 1
Luana Vianez Faria 1
(1. UFES; 2. UFES - Departamento de Psicologia)
INTRODUÇÃO:

Este projeto, delineado a partir de demanda expressa por atores envolvidos no Movimento Nacional de Luta por Moradia, objetiva a construção e recuperação das histórias de lutas por moradia empreendidas na Grande Vitória, principalmente, a partir dos anos 80. O uso do testemunho oral, de acordo com Amado e Ferreira possibilita o esclarecimento de trajetórias individuais, eventos ou processos que às vezes não têm como ser entendidos ou elucidados de outra forma. É justamente considerando as possíveis contribuições dos depoimentos orais que se busca obter por meio destes, elementos para a construção de uma história do Movimento de Luta pela Moradia no Espírito Santo, especialmente no que se refere às lutas empreendidas no município de Cariacica, bem como as conquistas efetivadas e as dificuldades enfrentadas. Município adjacente a capital do Estado e integrante do que se conhece como Grande Vitória, ou seja, uma determinada região territorial que abarca 7 municípios.

METODOLOGIA:

Em função das especificidades das estratégias metodológicas utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se do recurso de gravação digital para assegurar a realização da coleta de depoimentos orais. A rede de contatos para a seleção dos depoentes em Cariacica foi conseguida após o contato com depoentes do município de Vila Velha - núcleo inicial do Movimento. Portanto, as 10 pessoas que foram entrevistadas em Cariacica incluem-se numa segunda fase de coleta de dados. Tais depoimentos são de pessoas tidas pelos participantes do Movimento como líderes dos processos empreendidos nesse município durante a década de 80. No contato com cada um deles, buscou-se sempre esclarecer os propósitos da pesquisa e a partir desse esclarecimento, os próprios depoentes determinavam o dia, hora e local em que ocorreria a entrevista. Para a realização da etapa da coleta de dados, foram elaborados os seguintes instrumentos: a) Termo de Consentimento para Participação em Projeto de Pesquisa; b) Roteiro de Entrevista; c) Diário de Pesquisa.

RESULTADOS:

A análise dos dados obtidos pelas entrevistas revelam, entre outros aspectos, a existência de quatro eixos centrais: A) Contexto histórico e econômico do surgimento do Movimento de Luta pela Moradia no ES: aparecem, em geral, relatos sobre as transformações que a região da Grande Vitória experimentou a partir dos anos 1970, com a vinda de uma população rural para a cidade em busca de trabalho nas indústrias emergentes; B) Contexto político do estado do ES no momento de surgimento e consolidação do Movimento: no momento inicial, ressalta-se o declínio da ditadura militar, o fortalecimento do então partido de oposição, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o surgimento do Partido dos Trabalhadores (PT); C) As formas de inserção e organização da população participante: os entrevistados relatam suas formas de inserção principalmente narrando o momento em que passaram a participar do Movimento, as reivindicações e lutas principais e as ações efetuadas para a consecução de seus propósitos; D) O papel das Comunidades Eclesiais de Base: estas, são mencionadas por todos os depoentes como um pólo que agregou os mais diversos atores do Movimento.

CONCLUSÕES:

A partir da análise dos depoimentos à luz da bibliografia consultada é possível estabelecer pontos de comparação com outras pesquisas que abordam, em contextos distintos ou no próprio estado do Espírito Santo, aspectos presentes nos dados obtidos. Bonduki (1988, p. 95-96) analisa o surgimento de lutas por moradia na cidade de São Paulo no período do Pós-Guerra. Siqueira (2000, p. 97-99) aponta dados que convergem para o que os depoentes mostram sobre o contexto histórico e econômico de surgimento do Movimento de Luta por Moradia do município de Cariacica, com a vinda de migrantes de baixa renda. Telles (1988, p. 280-281) mostra a construção ao longo dos anos 1970 da imagem de uma sociedade que se rebelava contra o Estado. Este tipo de acepção aparece claramente nos depoimentos quando mencionam a movimentação política experimentada no Espírito Santo no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Telles (1988, p.276-277) em pesquisa realizada em São Paulo, sobre o surgimento dos movimentos populares nos anos 1970, mostra que as matrizes explicativas provenientes da Igreja Católica foram determinantes para a formulação dos valores e referências que orientavam as práticas.

Instituição de fomento: PET CNPq e FACITEC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Movimento por Moradia; História oral; Política pública de Habitação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006