IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia

DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE  E ANÁLISE QUALITATIVA DE COMPOSTOS FENÓLICOS DE Conyza bonariensis (L) Asteraceae

Miguel Antonio Correa Favila 1
Solange C. S. Martins Hoelzel 2
Rudinei da Silva Silveira  1
(1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA -UFSM; 2. CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO/UNIFRA)
INTRODUÇÃO:

A Conyza bonariensis é uma planta nativa da América do Sul, encontrada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, em maior população. É conhecida popularmente como buva ou margaridinha-do-campo, sendo bastante utilizada na medicina popular para reumatismo, gota e nefrites, dismenorréia. Apesar de seu uso popular poucos estudos são encontrados na literatura, portanto este estudo tem por objetivo determinar quantitativamente a atividade antioxidante utilizando o extrato bruto e suas frações hexânica, clorofórmica, acetato de etila e butanólica de Conyza bonariensis L. (Asteraceae), pelo método da auto-oxidação do β-caroteno e avaliar qualitativamente a presença de compostos fenólicos.

METODOLOGIA:
O material vegetal de Conyza bonariensis (L) foi coletado no município de Santa Maria-RS em outubro de 2004. O farmacógeno foi constituído pelas partes aéreas da planta. A droga vegetal foi reduzida a pó e submetida á extração por maceração com metanol como líquido extrator, em seguida evaporado em evaporador rotatório a pressão reduzida, obtendo-se assim o extrato bruto. O extrato bruto foi fracionado com solventes orgânicos em  ordem crescente de suas polaridades com hexano, clorofórmio,  acetato de etila e butanol. As frações assim obtidas foram avaliadas quanto à atividade antioxidante pelo método da oxidação acoplada do β-caroteno e ácido linoleico, de acordo com metodologia descrita por MOKBEL(2006). Alíquotas de 2ml da emulsão preparada com β-caroteno foram transferidas para tubos de ensaio contendo 0,1 ml das amostras dissolvidas em metanol. O controle foi preparado utilizando-se 0,2 ml de metanol e 4ml da emulsão. Os tubos de ensaio foram mantidos em banho-maria à temperatura de 50 ºC e as absorbâncias das amostras foram efetuadas em espectrofotômetro Varian 634-S no UV/visível a 470 nm, a partir de tempo zero até completar 105 minutos, em intervalos de 15 min. Como padrão da atividade antioxidante foi utilizada a quercetina. A atividade antioxidante do extrato bruto e das frações de C. bonariensis foram expressas como percentual de inibição da oxidação. Na análise qualitativa de fenóis, utilizou-se o extrato alcoólico a 20% obtido a frio por maceração, pelo período de sete dias, filtrado a vácuo com papel de filtro, conforme  descreve MOREIRA(1979).
RESULTADOS:

O percentual de inibição encontrado para o extrato bruto foi 59%, enquanto que à fração hexânica foi 42%, clorofórmica  48 %, acetato de etila 95% e a butanólica 62%. A inibição do padrão quercetina foi de 87%. Foi detectada a presença de fenóis com posição orto e meta livres.

CONCLUSÕES:

A determinação da atividade antioxidante de Conyza bonariensis frente ao método de β-caroteno demonstrou alto percentual de inibição da oxidação quando comparada ao padrão utilizado. Este estudo demonstrou que os constituintes químicos desta espécie presentes na fração acetato de etila apresentaram um alto potencial antioxidante; provavelmente devido à presença de compostos fenólicos.

 
Palavras-chave: Atividade Antioxidante; Conyza bonariensis (L); Fração Acetato de Etila.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006