IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁTICA DOCENTE

Osmarina Maria dos Santos Dantas 1
Rose Mary Pinheiro dos Santos 1
Édisa Assunção Corrêa 1
André Ribeiro de Santana 1
Ariadne Peres do Espírito Santo 1
Rafaela Lebrego Araujo 1
(1. Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental - GPEEA/ NPADC/ UFPA. )
INTRODUÇÃO:

Este trabalho é oriundo do projeto intitulado, “Produção de material didático em Educação Ambiental como subsídio a prática docente dos licenciandos dos cursos de Biologia, Geografia e Pedagogia da Universidade Federal do Pará”, executado pelo Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental /GPEEA do Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico/ NPADC da Universidade Federal do Pará/ UFPA; as atividades aconteceram no curso intitulado, “A educação ambiental como subsídio a prática docente” realizada com os licenciandos que puderam oportunizar as práticas educativas numa realidade vivenciada por estes na qual, fez-se produção e uso de materiais didáticos, inseridos no contexto da escola atendida pelo projeto.

 

METODOLOGIA:

Neste trabalho, elaborado a partir de uma pesquisa ação, nos propusemos a realizar o curso, através de temáticas ambientais: Introdução à educação ambiental, Tendências em educação ambiental, produção de material didático e elaboração de mini-projetos para a concepção de materiais didáticos. Utilizamos as seguintes estratégias: oficinas para trabalhar a fundamentação teórica e a construção de projetos de intervenção para ações educacionais ambientais. A elaboração de materiais didáticos contribuiu para a realização das atividades de educação ambiental com alunos do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Celina Anglada na cidade de Belém-Pa. Os licenciandos atuaram nas escolas em grupo com 3 integrantes cada, sendo um aluno de Biologia, 1 de Geografia e 1 de Pedagogia. Com o desenrolar das ações, estes elaboraram diários de campo referentes à prática docente. Com as atividades concluídas estes apresentaram relatórios, onde analisei as experiências vivenciadas pelos licenciandos.

RESULTADOS:

Identificamos que as dificuldades da prática docente ficaram direcionadas para o comportamento dos alunos, mas afetividade na relação alunos e licenciandos fizeram-se presente, o que possibilitou aos licenciandos trabalhar a argumentação, principalmente a educação ambiental como foi proposto através da utilização do material didático como subsídio as atividades levando-os a repensar que não é apenas saber fazer,mas como saber fazer. Tais aspectos direcionam para a relevância do trabalho em equipe, da necessidade da dúvida, da curiosidade e da autonomia o que propõe mudança de atitude do educador ambiental. A interação com saberes diferentes  conduziram as ações transversais e interdisciplinares o que para os universitários foram experiências que contribuíram para a compreensão de uma escola real e da educação ambiental como proposta de construção diária.

 

CONCLUSÕES:

A partir das analises realizadas constatamos que no momento de discussões alguns licenciandos não possuíam a vivência da sala de aula, mas a concepção que possuíam de ensino-aprendizagem sempre estiveram relacionadas com a questão da afetividade sendo estimulada em diversas vezes pelas produções de materiais didáticos os quais propiciaram momentos lúdicos e interdisciplinares no processo de suas construções. Diante desta análise, constatamos que as práticas destes licenciandos apesar de não estarem pautada em uma experiência de prática, esta não se deu sem uma fundamentação teórica, pois estes se respaldaram a partir das suas experiências, fazendo ligações com a teoria, para a promoção do lúdico, da interdisciplinaridade e da afetividade.  

Instituição de fomento: PROINT - Programa de Apoio Integrado ao Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
Palavras-chave: Prática docente; Material didático; Educação ambiental.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006