G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior |
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A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM |
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Mágada Tessmann Schwalm 1 |
Ariete Fagundes Minetto 1 |
Paulo Rômulo de Oliveira Frota 1 |
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(1. Mestrado em Educação Universidade do Extremo Sul Catarinense- Unesc ) |
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INTRODUÇÃO: |
O trabalho objetiva demonstrar a aplicabilidade de Mapas Conceituais no Curso de Graduação em Enfermagem da Unesc com o olhar voltado para a capacidade de síntese e memória dos acadêmicos. Os mapas conceituais são ferramentas passíveis de serem inseridos na teoria educacional construtivista, inclusive na graduação (em enfermagem) e na possibilidade de que os indivíduos constroem significados a partir de seu acerto conceitual e de sua predisposição afetiva para realizar esta construção |
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METODOLOGIA: |
A pesquisa assume cunho qualitativo e contou com a participação de 12 alunos que estavam desenvolvendo seu estágio curricular na Unidade de Emergência (durante a primeira quinzena de dezembro 2005), onde além de subsídios teóricos científicos, puderam observar a práxis a ser assumida frente a pacientes expostos á Patologia denominada "choque". Adotou-se a seguinte metodologia: recapitulação com os acadêmicos acerca do Mapa conceitual e a distribuição de tarefas que caracterizavam as linhas: 1) Identificação geral da Patologia; 2) Caracterização do Choque; 3) Causas; 4) Classificação dos choques; 5) Sinais e sintomas semelhantes e diferenciais. Os alunos foram orientados para que respeitando os níveis conceituais ordenassem os mesmos |
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RESULTADOS: |
Como resultados podemos ressaltar que 100% dos alunos conseguiram estabelecer a identificação geral da patologia; 92% conseguiu caracterizá-la; 33% não conseguiu estabelecer as causas da doença; 100% conseguiu classificá-la e 83% não conseguiu estabelecer os sinais e sintomas que são semelhantes e diferentes, em especial os diferenciais. Ficou claro que a maior dificuldade apresentada pelos estudantes se referia á conceitualização dos termos |
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CONCLUSÕES: |
Nos parece existir um déficit de conhecimento no que diz respeito á Fisiologia básica. Os alunos não conseguem compreender como o processo patológico se instala devido as suas limitações acerca da normalidade. Não existe de todo um pensamento lógico, pois a lógica só pode ser estabelecida quando nos é apresentado objetos que nos levem a ela, com significação. As tarefas foram apresentadas segundo nosso olhar, não apresentavam significações para os acadêmicos. Um simples termo como cardíaco, reportou os acadêmicos ao choque cardiogênico, enquanto a lesão cardíaca a qual se referia acontece no choque neurogênico. O fato dos alunos não conseguirem construir o mapa conceitual sobre o choque nos levou a reavaliar todo o procedimento didático aplicado nas aulas sobre o tema. Entendemos que a construção do mapa conceitual como forma de avaliar a aprendizagem do aluno nos remete como mestres á reavaliar nossa postura no processo de ensino-aprendizagem. |
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Palavras-chave: Mapas conceituais; Ensino; Enfermagem. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |