IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 3. Computação Gráfica
INVESALIUS 3.0 - PROGRAMA DE RECONSTRUÇÃO TRIDIMENSIONAL DE IMAGENS MÉDICAS
Tatiana Al-Chueyr Pereira Martins 1, 2
Ailton Santa Bárbara 1
Jorge Vicente Lopes da Silva 1
(1. Centro de Pesquisas Renato Archer / CenPRA; 2. Universidade Estadual de Campinas / UNICAMP)
INTRODUÇÃO:
Técnicas de diagnóstico não invasivas têm se tornado ferramentas cada vez mais importantes para cirurgiões realizarem procedimentos. Nesse contexto, foi projetado o programa InVesalius, em 2002, com o intuito de adaptar o diagnóstico por imagem à realidade brasileira. Essa realidade consiste tanto na escassez de recursos (principalmente o computacional de alto desempenho, normalmente exigido por este tipo de aplicativo), quanto na falta de treinamento formal dessas tecnologias em faculdades médicas e de odontologia. Atualmente, no Brasil, é raro encontrar cirurgiões que utilizem imagens tridimensionais para o planejamento cirúrgico. Com base em tomografias computadorizadas (TC) e ressonâncias magnéticas (RM) o programa gera modelos virtuais tridimensionais do paciente. O cirurgião, então, pode aplicar técnicas de visualização e de segmentação (separação da região anatômica de interesse) a fim de analisar com mais precisão estruturas de interesse. Atualmente, o InVesalius está em sua terceira revisão, priorizando a análise de tecidos moles. Dentre outros objetivos, nessa nova etapa busca-se: a otimização da interface, facilitando a comunicação médico-computador; a inserção de novas funcionalidades; a melhoria do desempenho em computadores pessoais; e a geração de modelos tridimensionais ainda mais semelhantes aos reais.
METODOLOGIA:
O projeto conta com programadores que elaboram o código utilizando as linguagens Python® e C++, bem como bibliotecas de código aberto na área de segmentação de imagens (Insight Segmentation and Registration Toolkit, ITK) e na área de visualização (Visualization ToolKit, VTK). Desenvolvido para operar nos ambientes Windows® e Linux®, o projeto tem auxílio de cirurgiões, que apresentam situações e problemas reais. Como resposta a tais problemas, são criados módulos no InVesalius, dentre os quais pode-se citar: aquisição e exportação de dados, edição de imagem, medições, cortes e câmera endoscópica. Esses módulos consistem na integração de diversas bibliotecas sob a interface gráfica e a estrutura principal do programa em Python®. As implementações no programa permitem obter um modelo tridimensional virtual, com o qual é possível gerar um modelo real através de equipamentos de prototipagem rápida (equipamentos que, através de deposição sucessiva de camadas de material, permitem a obtenção de modelos físicos). O modelo físico gerado pode ser utilizado para planejamento cirúrgico de alta qualidade e segurança. Para melhorar a usabilidade do InVesalius, buscou-se restringir os parâmetros de funções do programa e, quando possível, automatizá-las, a fim de facilitar a manipulação das mesmas por parte do usuário. Inovações e melhorias da interface gráfica foram alcançadas pela análise de problemas da primeira distribuição do InVesalius, assim como análise de outros programas na área.
RESULTADOS:
Ao contrário de outros programas de diagnóstico médico por imagem, que são importados e têm alto custo de aquisição e manutenção, o InVesalius é distribuído gratuitamente, o que faz com que muitos profissionais o utilizem, contribuindo para o desenvolvimento de ambos. O programa já foi usado em mais de 400 casos para a geração de protótipos de regiões anatômicas de pacientes, principalmente nas áreas buco-maxilo-facial, ortopedia e neurologia, tendo servido constantemente para auxiliar o planejamento cirúrgico. Mais de 20 cirurgiões utilizaram resultados obtidos com o programa para auxiliar em seus diagnósticos. A nova versão está sob testes, sendo que estará disponível em meados de 2006. Até o momento, os cirurgiões que têm acompanhado o desenvolvimento do projeto estão satisfeitos com sua interface amigável e com a qualidade dos resultados. Muitas classes foram inseridas, sendo que novos modos de visualização e estabelecimento de mapa de cores foram criados. O programa tem se apresentado simples robusto e disponível no idioma português, características que o tornam único.
CONCLUSÕES:
A interface gráfica do programa foi completamente reestruturada, novas classes foram inseridas e os demais objetivos estão em andamento. A nova versão do InVesalius oferece novas funcionalidades numa interface remodelada, tendo por objetivo que cirurgiões incorporem ao seu procedimento de análise a reconstrução tridimensional com o uso do programa. Grande parte do fluxo de dados foi otimizado, a fim de tornar a utilização do programa viável em computadores pessoais, fazendo com que o InVesalius se adapte perfeitamente à realidade brasileira. Os modelos tridimensionais produzem uma visão mais realista da anatomia do paciente favorecendo o processo de diagnóstico e a escolha de conduta para o cirurgião. Simultaneamente, eles propiciam uma oportunidade de tratamento e de treinamento prévio para o procedimento específico de cada paciente. Assim, o programa InVesalius consiste em um avanço não apenas na área de processamento de imagens, mas uma mudança de perspectiva na área médica.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: processamento de imagem; imagem médica; diagnóstico médico.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006