IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
ESCORPIONISMO: UMA GRAVE QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA, MINAS GERAIS.
Luana Alves Vilela 1
Maria Izabel de Andrade Plazzi 2
Sergio Jerônimo de Andrade 3
Rosy Iára Maciel de Azambuja Ribeiro 1, 3
(1. Ciências Biológicas, ISEDI, Fundação Educacional de Ituiutaba/FEIT-UEMG; 2. Centro de Controle de Zoonoses, Agravos e Animais Peçonhentos/ CCZAAP-PMI ; 3. Agronomia, ISEPI, Fundação Educacional de Ituiutaba/FEIT-UEMG)
INTRODUÇÃO:
Acidentes com escorpiões (escorpionismo) ocorrem em grande quantidade no Brasil, principalmente no estado de Minas Gerais, sendo por isso fator importante a ser considerado na Saúde Pública. No município de Ituiutaba, o escorpionismo é monitorado desde o ano de 1995, e a partir dos dados obtidos, medidas preventivas são executadas há aproximadamente cinco anos. O monitoramento se dá a partir de reclamações dos próprios moradores e/ou pelas comunicações repassadas pelo Pronto Socorro Municipal ao Centro de Controle de Zoonoses, Agravos e Animais Peçonhentos da Secretária Municipal de Saúde.Prefeitura de Ituiutaba – MG (CCZAAP). É necessário que se faça um estudo epidemiológico retrospectivo para se determinar as características básicas destes acidentes no referido município, porque a população está sujeita a transtornos fisiológicos freqüentemente. Dados do Ministério da Saúde indicam a ocorrência de cerca de 8 mil acidentes por ano, com um coeficiente de aproximadamente três casos para cada mil habitantes. Outro aspecto preocupante é a,crescente disseminação do escorpião amarelo (Tityus serrulatus), devido a seu caráter partenogenético é considerado o mais perigoso do Brasil nos centros urbanos populosos. Considerando as afirmações acima, o presente estudo teve como objetivo verificar os aspectos epidemiológicos do escorpionismo na cidade de Ituiutaba-MG nos últimos 11 anos.
METODOLOGIA:
Os dados referentes aos acidentes escorpiônicos entre 1995 a 2005 foram obtidos por meio de levantamentos nos registros do CCZAAP baseados nos relatos do Pronto Socorro de Ituiutaba acerca de acidentes com escorpiões ocorridos com moradores do município. Através da pesquisa e avaliação sistemática de todos os acidentes escorpiônicos constantes no arquivo do Setor de Vigilância e Manejo de Animais Peçonhentos foram coletados e analisados os seguintes itens: 1) Número de Acidentes ocorridos de 1995 a 2005. A) Total de acidentes. B) Total de notificações (Pronto socorro Municipal). C) Reclamações feitas por moradores do Município de 1998 até o presente. 3) Imóveis visitados pela equipe do CCZAAP. 4) Número de Escorpiões capturados. 5) Epidemiologia dos acidentes quanto à: A) Total de cada espécie identificada. B) Estadiamento dos casos. C) Sexo do acidentado. D) Faixa etária do acidentado. E) Local da picada. F) Soroterapia Utilizada.
RESULTADOS:
Foram registrados 1091 acidentes escorpiônicos entre 1995 a 2005 que correspondeu à 26,19% dos casos de acidentes ocorridos com animais registrados no Pronto Socorro Municipal. Reclamações diretamente feitas no CCZAAP foram 387. A equipe do CCZAAP realizou vistorias em 4108 imóveis nestes 11 anos, coletando 11.978 animais. Das espécies responsáveis por estes acidentes, o Tityus serrulatus foi a que causou o maior número (> 50%). Quanto ao estadiamento do escorpionismo, a maioria (64,34 %) foi classificada como leve. Foram atingidos com mais freqüência indivíduos do sexo masculino (54,6 %). Indivíduos entre 20 e 39 anos foram os que mais sofreram acidentes (36,3%), seguidos pelos indivíduos com idade entre 40 a 59 (22,4%), 10 a 19 (16,1%), maiores de 60 (14,68%), de 5 a 9 (5,68), de 1 a 4 (3, 92%) e menores de 1 ano (0,67%). Quanto ao local do corpo mais atingido houve a predominância de dedos da mão (30,31 %), seguida da mão (18,47 %) e pé (12,58 %). Houve predominância da não informação quanto à circunstância do acidente (lazer, trabalho, outra) como também da ocupação do acidentado. Informações quanto à soroterapia não foram confiáveis para inclusão no trabalho.
CONCLUSÕES:
Apoiados nos resultados obtidos,observou-se que o número de acidentes continua aumentando, mesmo com o a existência de equipe especializada no controle de animais peçonhentos. Apesar das coletas, o número de animais continua aumentando, principalmente a espécie partenogenética, T. serrulatus. Isso se deve ao crescimento da cidade, juntamente com o número de terrenos baldios com entulhos e imóveis mal cuidados e/ou abandonados. Quanto ao preenchimento das fichas de notificação, muitas variáveis não puderam ser avaliadas por falhas no preenchimento da unidade de saúde referência, prejudicando o feitio do perfil epidemiológico dos acidentes escorpiônicos deste município.
Instituição de fomento: Fundação Educaional de Ituiutaba/FEIT
 
Palavras-chave: Epidemiologia; Escorpiões; Tityus serrulatus.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006