IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social

DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA: REPRESENTAÇÕES E IMAGINÁRIO EM QUESTÃO

Airton Pereira do Rego Barros  1
Daniele Cristina Seno 1
Diego Miranda de Oliveira 1
Matheus Sbroggio Politano 1
(1. Universidade Federal de Uberlândia/UFU)
INTRODUÇÃO:

A depressão é atualmente considerada um fenômeno comum, que tem sido amplamente estudado, tendo em vista a sua alta e crescente prevalência, morbidade e mortalidade, representando um sério problema de saúde pública. Faz-se relevante estudar A Depressão na Adolescência no Contexto Escolar de Uberlândia-MG para que se possa contribuir com um delineamento das características da sintomatologia depressiva e das práticas sociais do grupo de pertença em questão. Esse estudo teve como objetivo apreender as representações sociais da depressão em adolescentes no contexto escolar a partir das imagens, léxicos e sentidos que o fenômeno suscita no contexto estudado.

METODOLOGIA:

Foram utilizados dois instrumentos: o Children™s Depression Inventory - CDI, validado para essa população, e o procedimento de Desenhos-Estória com Tema ambos aplicados na Escola Estadual Uberlândia-MG, o que delimitou o contingente da amostra em 25 participantes de ambos os gêneros (64% feminino e 36% masculino) com média de idade de 16 anos.Os desenho foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo temático proposta por Bardin.

RESULTADOS:

Os resultados apontaram as seguintes categorias empíricas: descrição da sintomatologia (35%), causas (30,2%) e manifestações da sintomatologia depressiva (43,7%).

 

CONCLUSÕES:

Os dados analisados evidenciaram que as Representações Sociais e imagens propagadas nesse grupo não se aproximam apenas do conhecimento do senso comum, mas também do pensamento científico sobre a depressão proporcionado uma visualização diversificada e multifacetada do problema.

 
Palavras-chave: depressão; desenho-estória com tema; adolescentes.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006