IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica

PESQUISA PSICOLÓGICA VIA INTERNET: SATISFAÇÃO EM RELACIONAMENTOS DE CASAL E BEM ESTAR PSICOLÓGICO, VALIDAÇÃO E PARAMETROS PSICOMETRICOS.

Alexsandro Luiz de Andrade  1
João Fernando Rech Wachelke  1
(1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)
INTRODUÇÃO:

Os estudos sobre validade e precisão de pesquisas realizadas via internet ainda são escassos no contexto da  pesquisa brasileira em psicologia. As considerações sobre prós e contras desse recurso metodológico, encontram-se ainda num estado incipiente que muito mais corrobora para o não investimento em pesquisas de tal caráter que ao desenvolvimento de aportes metodológicos necessários para o melhor aproveitamento das facilidades e maior abrangência de participantes de pesquisa desse meio de comunicação cada vez mais crescente. O presente trabalho buscou realizar a validação de duas medidas psicológicas: uma escala de satisfação em relacionamentos amorosos e uma versão traduzida de uma escala de bem estar psicológico, aproveitando-se da internet como ambiente de coleta de dados. Nosso objetivo central foi avaliar e identificar as estruturas fatoriais e os índices de confiabilidades desses dois instrumentos quando comparados com as versões  em papel e lápis, bem como avaliar a fidedignidade e confiabilidade da coleta dos dados pela internet, aumentando o espaço pra discussão e inovação nos estudos conduzidos via rede, contribuindo para a obtenção de dados que permitam legitimar (ou não) a realização de pesquisas através da World Wide Web.

METODOLOGIA:

Foi construído um questionário online, com formato de formulário, contendo itens de identificação dos sujeitos (sexo, idade, duração do relacionamento, cidade e estado de residência), a Escala Fatorial de Satisfação em Relacionamentos de Casal (EFS-RC), uma medida de três itens de satisfação global em relacionamento e a versão reduzida da escala de bem-estar psicológico de Ryff traduzida do inglês para o português, todas no formato do tipo Likert. A coleta dos dados foi realizada com divulgação da pesquisa em páginas do Orkut de pessoas que declaravam estar namorando ou casadas. As pessoas foram contatadas aleatoriamente, sendo todas participantes de comunidades do Orkut com temáticas de cidades ou regiões brasileiras. Os potenciais participantes foram convidados a participar de um estudo científico em psicologia sobre satisfação em relacionamentos amorosos. Disponibilizou-se um link que levava ao site com o questionário, precedido por instruções e esclarecimentos sobre o estudo, incluindo questões éticas. A coleta de dados durou um mês e dez dias. Participaram do estudo 545 sujeitos, sendo 64% do sexo feminino. A idade média dos participantes foi de 24 anos, com desvio padrão de 6,5 anos. Com relação à disposição regional da amostra, 45,5% dos participantes residiam na região sudeste, 30,5% no sul, 11,2% no nordeste, 10,5% no centro-oeste, 1,3% no norte e 1,1% moravam fora do país. Os dados foram analisados com auxílio do software SPSS versão 11.

RESULTADOS:

Foi realizada uma análise fatorial com rotação varimax para verificar se a estrutura bifatorial da EFS-RC encontrada na no estudo de validação do instrumento teria sido preservada no ambiente de internet. Os resultados confirmaram a estrutura de dois fatores: SAFS - satisfação com atração física e sexualidade, e SAIC - satisfação com afinidade de interesses e comportamentos. Em termos de fidedignidade das escalas (alfa de Cronbach) a escala online apresentou índices mais satisfatórios que os estudos anteriores (alfa de .78  para o SAFS. e .76 para o SAIC). Para a escala de bem-estar psicológico, foram calculados somente os índices alfa de Cronbach de cada dimensão da medida, totalizando seis fatores, tendo-se obtidos valores superiores aos do estudo de papel e lápis, todos maiores que .50. Foi por fim realizada uma análise de regressão linear múltipla visando prever a satisfação global de relacionamento a partir das sub-escalas da EFS-RC, verificando se o padrão encontrado é semelhante ao observado com questionários tradicionais. Foi observado que o fator SAIC é o que explica a maior parte da variância da satisfação com o relacionamento (49%), sendo que o modelo com os dois fatores explica 55% da variância da satisfação global. É um modelo semelhante ao encontrado na versão de papel e lápis, mas com maior proporção de variância explicada.

CONCLUSÕES:

No presente estudo os resultados de validade das duas escalas apresentam-se semelhantes aos encontrados nas versões aplicadas em papel e lápis, índices considerados satisfatórios ou até mesmo superiores aos anteriores, devidos em parte à maior variabilidade e tamanho da amostra de participantes da internet. O acesso a participantes de diversas regiões do país e características de relacionamentos também variadas deu à escala possibilidade de ser testada num contexto nacional amplo, o que aumenta a capacidade de generalização de seus resultados. Os achados da pesquisa em geral servem de base para futuros estudos sobre a utilização de internet em pesquisas em psicologia no Brasil. A importância de trabalhos como o aqui exposto é encorajar esforços semelhantes, dando visibilidade para discussão e melhoria nos aspectos de que carecem os estudos realizados via internet na psicologia brasileira.

 
Palavras-chave: internet; relacionamentos amorosos; bem estar psicológico.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006