IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem

PROMOVENDO O CUIDADO À SAÚDE BUCAL DO IDOSO: REVELANDO CONTRADIÇÕES NO PROCESSO DE CUIDAR E INCORPORANDO MELHORES PRÁTICAS A PARTIR DO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS

Ana Lúcia S. Ferreira de Mello  1
Alacoque Lorenzini Erdmann  2
(1. Cirurgiã-dentista, Doutora em Enfermagem - UFSC; 2. Enfermeira, Doutora em Filosofia da Enfermagem - UFSC, Pesquisadora CNPq)
INTRODUÇÃO:

Este estudo trata da elaboração de um modelo teórico para abordagem do fenômeno do cuidado à saúde bucal de idosos, a partir do contexto das instituições de longa permanência, em suas várias dimensões: individual, profissional, institucional e político-organizacional. A compreensão do significado deste fenômeno, por meio da interação dessas dimensões, mostra a plausibilidade de um estágio qualitativamente superior ao atual mediante a incorporação de melhores práticas de cuidado na perspectiva do viver e envelhecer com saúde bucal.

METODOLOGIA:

Foi adotado o referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded theory). Participaram do estudo 19 pessoas entre idosos residentes em instituições de longa permanência, seus cuidadores auxiliares e técnicos de Enfermagem e enfermeiros, dirigentes dessas instituições, cirurgiões-dentistas e gestores de serviços públicos de saúde. Os dados foram coletados por meio de entrevistas abertas. As etapas de pesquisa referentes à codificação, amostragem e saturação teórica, ordenação e integração foram guiadas pelo procedimento da análise comparativa dos dados. A organização dos códigos foi feita de acordo com suas propriedades e, então, agrupados em componentes, subcategorias e categorias.

RESULTADOS:
Por meio da inter-relação entre as categorias, evidenciadas pelos dados coletados, chegou-se a uma categoria central, eixo estruturante do modelo teórico, e integradora das categorias analíticas. A categoria central emergente corresponde e configura um processo social básico: “Promovendo o cuidado à saúde bucal do idoso a partir do contexto das instituições de longa permanência”. Nele são identificados dois estágios, um em que as contradições no processo de cuidar da saúde bucal do idoso mantêm a precariedade do quadro epidemiológico e outro, superior, que incorpora a postura de melhoria contínua, traduzida em melhores práticas de cuidado nas estruturas e nos processos que compõem a promoção do cuidado à saúde bucal dos idosos. As categorias de análise são endógenas em relação aos dados. As categorias consubstanciam subprocessos que abrangem a atribuição de significado à saúde bucal, a determinação social das condições de saúde bucal, o envelhecimento humano e sua relação com a saúde bucal, as interações que se estabelecem no cuidado à saúde bucal do idoso, a gestão do cuidado à saúde bucal em instituições de longa permanência para idosos, a inserção do cuidado à saúde bucal do idoso na dimensão político-organizacional, e a possibilidade de vislumbrar melhores práticas no cuidado à saúde bucal do idoso.
CONCLUSÕES:

O modelo teórico para a abordagem do processo de promoção do cuidado à saúde bucal dos idosos institucionalizados, resultante deste estudo, é dotado dos atributos de variabilidade e difusão. Suas bases estruturantes são apresentadas em formato capaz de contribuir para a construção e orientação de trabalhos que abordem o cuidado à saúde bucal de idosos.

Instituição de fomento: CAPES e CNPq
 
Palavras-chave: Idoso; Cuidado à saúde bucal; Teoria fundamentada nos dados.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006