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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO NO MERCADO DE TRABALHO
Fernanda Fonseca Machado  1
Eliane Superti 2
(1. Prof Esp Departamento Secretariado Executivo-Universidade Federal Amapá/UNIFAP; 2. Prof Dr Departamento Ciências Sociais-Universidade Federal do Amapá/UNIFAP)
INTRODUÇÃO:

O mercado de trabalho para o os profissionais de secretariado encontra-se cada vez mais saturado e competitivo na área administrativa. Apesar dos profissionais serem polivalentes e dominarem diversos conteúdos, falta-lhes percepção das novas oportunidades de atuação. O objetivo deste trabalho foi, portanto, desvendar as oportunidades de carreira para o profissional de secretariado presentes no mercado de trabalho moderno. O irrefreável processo denominado, nos dias de hoje, de globalização ou mundialização, descortina um universo bastante multifacetado de novas profissões no mercado de trabalho. Concomitantemente, o referido processo traz em seu bojo, quase que como um imperativo, a necessidade do inarredável rejuvenescimento de antigas profissões. Assim, esse estouro lança estilhaços e produz implicações em praticamente todas as áreas do saber humano, de tal modo a levar tanto os jovens que ainda não escolheram suas profissões, como os já profissionais, a refletirem densamente sobre essa rebelião laborial. Da mesma forma, todos esses acontecidos conduzem os profissionais de secretariado a se indagarem se estão realmente no ofício certo. Além disso, também suscitam questionamentos em torno do fato de serem, para todo o sempre, assessores - nunca chefes? - de trabalharem sempre para alguém e de prestarem seus serviços sempre para alguma empresa - jamais a sua própria empresa? No geral, a sociedade tende a imputar esse estigma na pele daqueles que trabalham como secretários ou que desenvolvem estudos acadêmicos ou técnicos na área. Muitas vezes, inclusive, os próprios profissionais incorrem no erro de erguer muros ao redor do secretariado, julgando não poderem ser mais do que assistentes de diretoria ou presidência que falam dois ou três idiomas.

METODOLOGIA:

Para a realização da pesquisa, a metodologia utilizada foi revisão bibliográfica de obras relevantes para a temática proposta, pesquisa em sites, entrevista com profissionais e acadêmicos de secretariado, profissionais de recursos humanos e levantamento de mercado de trabalho.

RESULTADOS:

A pesquisa mostrou que é preciso um olhar mais acurado sobre a realidade para perceber que a profissão secretário, descerra muitas frentes de trabalho. Uma delas, por exemplo, é a possibilidade concreta e, cada dia mais intensa, de repasse, transmissão e compartilhamento dos conhecimentos adquiridos na universidade, acrescidos da experiência prática, em cursos de aperfeiçoamento de curta duração. Outra frente de trabalho, na maioria das vezes após ou durante a realização de cursos de pós-graduação, seja em nível de especialização, seja em nível de mestrado, é a possibilidade de docência em Cursos Técnicos de Secretariado ou em Cursos de Secretariado de nível superior. Se, porventura, o profissional não gostar da carreira docente ou não se identificar com ela, é possível que ele opte por exercer sua profissão em empresas de assessoria, existentes nos grandes centros nacionais e internacionais, quer em presença direta nas instituições, quer em presença virtual, uma vez que há sites especializados em prestar assessoramento para a consecução de eventos e projetos, organização de viagens, realização de cursos, recepção de estrangeiros, vendas de livros e etc. Outro recurso, ainda nesse sentido, é a confecção de sites, tornando-se o secretário o dono do seu próprio negócio, alternativa que quando bem planejada e divulgada, oferece grandes chances de se afigurar como exitosa. Configura-se, ainda, a oportunidade de organização de arquivos e correspondências nas empresas, pois não raro são contratadas empresas terceirizadas para o desempenho dessa tarefa, em conseqüência da escassez de tempo que apresenta a secretária da instituição. Pode-se, igualmente, impulsionar uma empresa de locação de equipamentos e contratação de profissionais para secretariar, dentro da disponibilidade de cada região. Por fim, ao alcançar certa experiência, pode o profissional se tornar um palestrante e expor seu trabalho em eventos na área e palestras para empresas, com rendimentos significativos. Além de ter a oportunidade de publicar seus artigos e livros, os quais poderão se tornar ensinamentos e bibliografia para os que estão se empreitando na profissão.

CONCLUSÕES:

Verifica-se que os profissionais formados na área de secretariado desconhecem as possibilidades de mercado para a sua atuação. Além da atuação tradicional na área administrativa, ele pode atuar na docência em cursos profissionalizantes de curta duração, cursos técnicos e graduação; assessoramento para a consecução de eventos e projetos; organização de viagens; organização de arquivos e correspondências; empresa de locação de salas, aluguel de equipamentos; e por fim atuar como palestrante e produtor intelectual na área.

Instituição de fomento: UNIFAP
 
Palavras-chave: Secretariado; Atuação Profissional; Mercado de Trabalho.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006