IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

DESPERDÍCIO DE ÁGUA: UM CUIDADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Rosanira Furtado de Lima 1, 2, 3
João Carlos Ribeiro Machado  1, 3
Luiz Marconi Fortes Magalhães 1, 2
(1. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental - GEPEA; 2. Universidade Federal do Pará; 3. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – NPADC/UFPA)
INTRODUÇÃO:

A educação ambiental em meio escolar serve para favorecer comportamento pessoal no sentido de incentivar atitudes e valor de cidadania para que a pessoa possa viver com seu grupo social e seu meio ambiente. Atitudes simples, como não desperdiçar água potável, entre outras, podem ser desenvolvidas nas ações de educação básica. A escola como suposta extensão do lar é local de convivência e interação social devendo, portanto estimular o desenvolvimento de atitudes de cuidado com água potável e com o meio ambiente. O presente estudo teve como objetivo avaliar o desperdício doméstico de água em estudantes da educação de jovens e adultos em Belém do Pará.

METODOLOGIA:

O estudo foi realizado na Escola Municipal Palmira Gabriel, no município de Belém/PA, como atividade de Educação Ambiental com o tema o desperdício doméstico de água potável, no ano letivo de 2004. O instrumento de coleta de dados foi um questionário contendo sete questões subjetivas. Foram aplicados seis formulários em cada uma das seis turmas pertencentes a terceira (três turmas) e quarta (três turmas) etapas da Educação de Jovens e Adultos - EJA da referida escola. Os 36 alunos sujeitos do estudo possuíam idades entre 15 e 34 anos.

RESULTADOS:

Os principais resultados mostraram que: 22% dos sujeitos do estudo não fecham a torneira enquanto escova os dentes; 28% não fecham a torneira enquanto ensaboa as louças; 11% possuem torneiras com vazamento de água; 19% não costumam fechar bem as torneiras depôs de usá-las; para 39% a melhor maneira de se lavar um carro é usar a mangueira; 67% acham que no futuro podemos ter falta de água para beber; 97% revelaram que é importante nos preocuparmos com o desperdício de água potável. Os resultados mostraram também que para a maioria dos sujeitos do estudo é importante ter preocupação com o desperdício de água no ambiente doméstico, porque ela é indispensável à vida.

CONCLUSÕES:

O estudo aponta pistas interessantes para a prática da educação ambiental, visto que ela auxiliará o trabalho (docente e discente) e conseqüentemente a ação escolar, no sentido de direcionar as atividades em sala de aula no que concerne a preocupação com a utilização de água potável em meio doméstico. Ainda é possível mencionar que o consumo de água potável em meio doméstico necessita ser debatido de forma sistemática em meio escolar para a criação de consciência coletiva de preservação desse precioso liquido necessária a vida humana. Enfim, para evitar o desperdício de água potável nos dias de hoje é necessário ter em mente que o futuro ameaça a humanidade e sem ela nós morreremos.

 
Palavras-chave: Água potável; Alfabetização científica; Educação Ambiental.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006