IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

A PEDAGOGIA DE PROJETOS EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM:

O EXEMPLO DO LACTEA
Paulo Cezar Santos Ventura 1
Márcia da Mota Jardim Martini 1
Dácio Guimarães de Moura 1
(1. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais/CEFET-MG/LACTEA)
INTRODUÇÃO:
O LACTEA (Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia, Educação e Arte) é um laboratório de desenvolvimento de projetos de alunos, professores e servidores do CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais). O LACTEA constitui-se como um ambiente não formal de aprendizagem dentro das estruturas de formação dos cursos de Engenharia, e vem atuando de acordo com seu objetivo primordial de contribuir para a capacitação humanístico-tecnológica dos alunos da instituição, através do estímulo ao desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos voltados produção e apresentação de objetos técnicos. Entre as abordagens pedagógicas trabalhadas a Pedagogia de Projetos tem papel de destaque, e criam ambientes de aprendizagem propícios ao envolvimento do aluno com atividades em que os conteúdos técnico-científicos dessa escola ganham sentido na percepção de sua utilidade e sua utilização na solução de problemas apresentados pela realidade do mundo social e tecnológico. A pesquisa desenvolvida no LACTEA busca investigar o uso da Pedagogia de Projetos como abordagem pertinente na elaboração de objetos técnicos, contemplando e promovendo o desenvolvimento de habilidades, especialmente cooperação (trabalho em grupo, interação entre setores), comunicação (apresentação pública, oral e escrita dos produtos realizados), experimentação (capacitação técnica no desenvolvimento de processos prático-experimentais).
METODOLOGIA:

O LACTEA é aberto a alunos e servidores interessados em desenvolver projetos voltados à compreensão da Ciência, Tecnologia e Arte. Os projetos dos interessados são submetidos a análise pelos professores orientadores do laboratório. O primeiro passo foi discutir a utilização da Pedagogia de Projetos buscando uma forma adequada de gestão e avaliação dos projetos submetidos. O início dos trabalhos se dá com o preenchimento do formulário de descrição do plano de trabalho (FORMULAC), posteriormente avaliado pelos coordenadores e aprovado pautado nas viabilidades do projeto. A partir disso, ele preenche com freqüência a Ficha de Avaliação Semanal (FAS) que faz parte de um portifólio dos pesquisadores (www.lactea.cefetmg.br). O solicitante recebe apoios metodológicos de orientação e elaboração de projetos bem como auxílio para captação de subsídios necessários a sua confecção através da negociação entre as diversas partes de uma rede de apoio à pesquisa dentro e fora da Instituição. Na sua elaboração é comum o aproveitamento de materiais reciclados, que agrupados e devidamente adaptados dão forma e sustentabilidade ao escopo do projeto, que deve resultar no desenvolvimento de um objeto técnico como obra ou produto final. Finaliza-se, com a socialização do objeto através de apresentações e ou exposições para o público em geral, além da redação de um relatório descritivo dos passos desenvolvidos e disponíveis na biblioteca do LACTEA.

RESULTADOS:

Um dos resultados mais importantes da pesquisa é a sedimentação do uso da Pedagogia de Projetos como abordagem pedagógica e metodológica no desenvolvimento de objetos técnicos em um ambiente não formal de aprendizagem, o LACTEA. Um indicador do sucesso da abordagem pode ser medido pelo fato da equipe do LACTEA expor seus trabalhos em diversas ocasiões, em âmbito regional e nacional, despertando o interesse de públicos diversos. Nos últimos anos, o LACTEA viabilizou a confecção de inúmeros trabalhos e participou diretamente de vários eventos importantes. Em 2003 participamos da etapa de Belo Horizonte do Circuito Cultural Banco do Brasil e da IV UFMG Jovem. Em 2005, criou-se no LACTEA a Equipe de Robôs do CEFET-MG que, embora esteja em uma fase inicial, já participou de dois eventos nacionais vinculados à Guerra de Robôs, Winter Challenge e ENECA (Encontro Nacional de Engenharia de Controle e Automação). Na Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META), organizada pelo CEFET-MG em 2005, projetos desenvolvidos no LACTEA conseguiram os três primeiros lugares da categoria Projetos Didáticos. Os trabalhos com potencial de mercado, e os grupos idealizadores desses projetos, são encaminhados para um sistema de incubação de empresas do CEFET-MG, adquirindo a chance de potencializar as oportunidades de sucesso do projeto por meio de estímulos de desenvolvimentos empreendedorísticos.  

CONCLUSÕES:

A percepção da Pedagogia de Projetos como possível zona de interseção e complementaridade na ação desse espaço foi a base das discussões a partir das quais formulou-se a proposta de integração em rede, do LACTEA com outros setores institucionais, com o objetivo de constituir, numa perspectiva de transdisciplinaridade, um novo dispositivo de formação, voltado para a potencialização da aprendizagem e da capacitação pessoal, profissional e mesmo institucional. A proposição do LACTEA vem ao encontro da necessidade de maior valorização do potencial criativo dos estudantes e servidores favorecendo, ao mesmo tempo, na instituição, a democratização das oportunidades de formação integral e a melhor utilização de recursos públicos.

 
Palavras-chave: Pedagogia de Projetos; Ambientes não formais de aprendizagem; Desenvolvimento de objetos técnicos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006