IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 3. Biologia Geral

O QUE VOCÊ COME?

Renata aparecida Paupitz Dranka 1, 2, 3
Juliana Resende Torres 1, 2, 3
Fabricia Amorim 1, 2, 3
Lucia Maria Pinto Antunes 1, 2, 3
(1. Secretaria do Estado de educação e ciências e tecnologia - SED; 2. Gerencia de Educação Ciência e Tecnologia- Gerei; 3. Escola de Educação Básica Padre Anchieta)
INTRODUÇÃO:

O projeto de pesquisa-ação realizado na E.E.B. Padre Anchieta, onde ocorre um grande índice de evasão escolar e conseqüente reprovação diagnosticado no Ensino Médio, buscou integrar as disciplinas das Ciências Naturais (Química, Física e Biologia), de modo a tornar as aulas de Química, Física e Biologia mais atrativas, com o intuito de contribuir para a amenização da evasão escolar, diminuição da desmotivação, assim como minimizar a conseqüente reprovação.

Acreditamos desta forma, que a implantação de ações entre tais professores, do Ensino de Ciências  Naturais, e alunos do Ensino Médio, fundamentadas em valores sociais, éticos, filosóficos e estéticos, dentro das diversidades culturais que permeiam nosso meio, através de abordagens temáticas, podem ir ao encontro desta perspectiva num curto período de tempo.

O tema abordado, “O que você come?”, enfatiza a alimentação de nossos alunos, pois muitas vezes, acreditamos que a falta de concentração e motivação se relacionam à uma alimentação inadequada ou até mesmo à falta dela.

METODOLOGIA:

A pesquisa-ação foi elaborada nos Três Momentos Pedagógicos, Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento (Delizoicov e Angotti, 1994). Esses momentos foram planejados através de um Tema Gerados escolhido pelas professoras, Juliana Rezende Torres (Biologia), Fabrícia Amorim (Química), Lúcia Maria Antunes (Física), e auxiliado pela Orientadora Educacional, Renata Dranka.

Os alunos envolvidos foram os dos primeiros anos do Ensino Médio, por apresentarem grandes índices de desmotivação e evasão escolar.

A problematização ocorreu através do filme, “Super Size Me”, que relaciona a alimentação realizada em fast foods. Conseqüentemente um questionário foi aplicado para que pudéssemos ter uma base de como era a educação alimentar de nossos alunos. Visitações e exposições de produtos orgânicos e feiras foram realizada, onde os alunos recolheram matérias informativos, como folders e panfletos para distribuírem na escola.

Uma entrevista foi elaborada pelos alunos, onde o foco foi a cantina da escola, local onde muitos se alimentam.

A organização do conhecimento foi montada com dados obtidos pelos próprios alunos, onde surgiram questões como alimentos orgânicos, aditivos químicos, fonte de energia alimentar e sedentarismo. Estudo de leis, como a Lei número 12.061 de dezembro de 2001, relacionada às Cantinas Escolares foram analizadas e comparadas aos dados obtidos na cantina da escola, através da pessoa responsável.

A aplicação do conhecimento ocorreu por meio de montagens de cartazes, sugestões de novos cardápios à cantina da escola, demonstração de alimentos mais saudáveis feita pelos próprios alunos resultando em uma exposição realizada na I Mostra Sociocultural da E.E.B. Padre Anchieta, com a distribuição de mudas de produtos orgânicos, folders e panfletos.

Conteúdos referentes às três disciplinas foram aplicados através de textos informativos que fizeram as devidas relações aos conteúdos científicos curriculares.

A avaliação dos alunos foi um processo contínuo e processual, onde eles foram avaliados durante os três momentos, quanto a participação, interação no grupo e freqüências nas tarefas solicitadas.

RESULTADOS:

A desmotivação dos alunos, uma das principais preocupações que geraram o projeto, foi minimizada com o aumento do interesse dos alunos na aulas, com a frequência dos mesmos em sala de aula, fato observado devido às faltas terem se tornado mais escassas, e o índice de reprovação destas turmas, que foram escolhidas, terem sido menor do que havia de se esperar.

CONCLUSÕES:

O trabalho realizado através de temas geradores, planejados de acordo com a realidade dos alunos, além de promover uma maior integração das áreas das Ciências Naturais entre si e com as demais, propiciou um maior interesse e motivação dos alunos. Este fato foi observado devido à maior participação dos alunos em sala de aula, bem como, pela diminuição da infrequência dos mesmos.

 

Instituição de fomento: UFSC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Abordagem Temática; Momentos Pedagógicos; Pesquisa-ação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006