IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 4. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - 1. Aqüicultura

ANÁLISE DO CRESCIMENTO DE JUVENIS DO CAMARÃO-ROSA Farfantepenaeus brasiliensis DURANTE A FASE DE BERÇÁRIO EM GAIOLAS NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS, RS, BRASIL.

Diogo Luiz de Alcantara Lopes  1
Sílvio Ricardo M. Peixoto  1
Giselle Xavier Perazzo 1
Eduardo Cupertino Ballester  1
Fabrício Stanciarine 1
Wilson Wasielesky Júnior  1
(1. Pós-Graduação em Aqüicultura, Universidade Federal do Rio Grande, FURG)
INTRODUÇÃO:

Os camarões marinhos mais utilizados para a aquacultura são da família dos Peneídeos.  Na costa brasileira, as espécies de camarão-rosa Farfantepenaeus brasiliensis e Farfantepenaeus paulensis constituem um dos recursos pesqueiros mais explorados.  Por serem espécies nativas encontradas em quase toda costa do Brasil, são tolerantes as condições ambientais e não comprometem a biossegurança do ecossistema na ocorrência de escapes para o ambiente durante o cultivo. Um pacote tecnológico de cultivo de F. paulensis em estruturas alternativas de cultivo (cercados e gaiolas) vem sendo desenvolvido na região do estuário da Lagoa dos Patos no sul do Brasil, possibilitando que pescadores artesanais tenham uma fonte complementar de renda com baixos custos de investimento e de produção, o que não ocorre em sistemas convencionais de criação (viveiros). A segmentação da criação de camarões (berçário e engorda) permite um maior controle dos processos físico-químicos e biológicos durante a criação, elevando a produção e minimizando problemas durante a estocagem, tendo como consequência maior lucratividade. Apesar desta tecnologia de cultivo estar dominada para F. paulensis, não existem informações sobre o crescimento de F. brasiliensis cultivado em estruturas alternativas. Tendo em vista a importância de utilização de espécies nativas na aquacultura brasileira, o objetivo do estudo foi avaliar o ritmo de crescimento, em sistema de berçário, de juvenis de F. brasiliensis.

METODOLOGIA:

As pós-larvas (pl) de camarões utilizadas (F. brasiliensis) foram produzidas no laboratório Estação Marinha de Aqüicultura (EMA) da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande do Sul, a partir da captura de indivíduos selvagens na região costeira de Santa Catarina. As pós-larvas fora transportadas para uma enseada estuarina na Lagoa dos Patos, onde permaneceram por um período de 30 dias em um sistema de berçário formado por três gaiolas com abertura de malha de 1,5mm e área de fundo de 1m2, fixadas em uma estrutura montada com bambus. A densidade de estocagem nestas gaiolas foi de 300 pl/m2. Os camarões foram alimentados uma vez por dia com uma ração comercial (Purina, Camaronina CR2, 40% proteína bruta). Após 15 dias de cultivo no sistema de berçário, realizou-se a biometria parcial (peso úmido) dos camarões (30 camarões por gaiola) para ajuste da quantidade de ração a ser fornecida. Após 30 dias do início do experimento realizou-se a biometria final e a contagem do número de indivíduos em cada uma das repetições para avaliação da sobrevivência final. Foi realizado o monitoramento da temperatura e da salinidade durante o decorrer do estudo.

RESULTADOS:

Os resultados obtidos com o estudo do ritmo de crescimento de juvenis de F. brasiliensis em sistema alternativo de gaiolas de berçário, proporcionou uma média da sobrevivência final de 67,33 ± 12,12 %. Com um ganho de peso de 0,036 ± 0,003g por dia perfazendo um total de ganho de peso de 1,105 ± 0,12g durante os 30 dias de estudo, com uma produção de biomassa média de 224,31g por gaiola. Durante o estudo, a salinidade variou entre 13 e 17 (média = 14,68 ± 0,99) e a temperatura entre 24ºC e 30ºC (média 14,68 ± 0,99), oscilado dentro dos padrões aceitáveis para as espécies do gênero Farfantepenaeus.  O valor de sobrevivência de F. brasiliensis apesar de ser inferior quando comparado com estudos anteriores realizados com a mesma densidade de estocagem (300 pl/m2) para F. paulensis no estuário da Lagoa dos Patos, pode ser considerado satisfatório, principalmente quando observa-se que o ganho de peso para F. brasiliensis foi superior ao encontrado nestes estudos realizados com F. paulensis.

 

CONCLUSÕES:
 O estudo permite concluir que o camarão-rosa F. brasiliensis apresenta um excelente crescimento, ganho de peso e produção de biomassa, quando cultivado em gaiolas durante a fase de berçário. Os resultados indicam que, assim como F. paulensis, esta espécie apresenta um grande potencial para criação em sistemas alternativos no estuário da Lagoa dos Patos.
Instituição de fomento: Apoio CNPq, FAPERGS, Pólo Pesqueiro – SCT - RS
 
Palavras-chave: Farfantepenaeus brasiliensis ; Crescimento de Juvenis do Camarão-Rosa; Berçário em Sistema de Gaiolas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006