IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
ANÁLISE DA ATIVIDADE TOXICOLÓGICA E CITOTOXICOLÓGICA DOS EXTRATOS DE Canavalia enziformis.

Mitchelle Mitcheline Oliveira Fernandes  1
Saulo de Tarso Vieira de Sousa 1
Elaine Andrade de Oliveira 1
Yanna Carolina Ferreira Teles  1
Marçal de Queiroz Paulo 2
(1. Aluno(a) de IC / Laboratório de Produtos Naturais/LQPN / DQ/CCEN/UFPB ; 2. Orientador/Pesquisador do LQPN/ DQ/CCEN/UFPB )
INTRODUÇÃO:
Canavalia ensiformis, popularmente conhecida como feijão de porco, é uma leguminosa de origem americana, cultivada em regiões tropicais e equatoriais. Possui folhas grandes e protéicas razão pela qual é indicada para cobertura verde, além de adubação e controle de plantas invasoras, devido ao seu potencial alelopático. As sementes consistem de grãos brancos e graúdos de dimensões: 1,79x1,26x0,80cm e peso médio de 1,31g. Realizou-se esse trabalho com o objetivo de avaliar a atividade toxicológica dos Extratos Hexânico (EHS) e Hidroalcoólico (EHaS) da semente e do extrato Hidroalcoólico (EHaV) da vargem do feijão de porco.
METODOLOGIA:

As sementes foram trituradas, e as extrações do EHS e do EHaS, realizadas em Soxhlet, com hexano e solução etanol:água (8:2), respectivamente. O EHaV foi obtido das vagens secas, por percolação em etanol:água (8:2). Os testes de toxidade frente a Artemia salina foram realizados baseando-se na metodologia de FONTENELE (1988), com algumas modificações. Os extratos foram solubilizados em água salina e dissolvidos até a concentração de 200mg/mL. Partindo desta concentração, efetuaram-se diluições para concentrações inferiores de 100, 50, 25mg/mL. Os bioensaios foram preparados em triplicata, distribuindo 10 larvas de A. salina recém eclodidas, em cada solução, num período de 24 horas. Um grupo controle também foi preparado nas mesmas condições, sem a presença da substância, foram realizadas as contagens do número de larvas sobreviventes. Os testes frente aos alevinos de Poecilia reticulada foram realizados com as mesmas concentrações anteriores. As soluções para os testes foram preparadas dissolvendo-se 0,2g dos extratos em um litro de água destilada, obtendo-se a concentração de 200mg/mL. As soluções de concentrações inferiores foram preparadas diluindo-se esta solução padrão. Os alevinos foram aclimatados em laboratório por um período de quarenta e oito horas. Uma quantidade de 10 alevinos foi submetida a testes em soluções, nas concentrações de 200, 100, 50, 25mg/mL dos extratos testados. Um grupo controle em idênticas condições permaneceu em água destilada sem os extratos.

RESULTADOS:
O EHS não apresentou mortalidade frente a A.salina, apresentando 10% de mortalidade frente a P.reticulada, apenas na concentração de 200mg/mL. O EHaS não apresentou mortalidade sobre P.reticulada, apresentando, frente a A. salina, 100, 90 e 10% de mortalidade nas concentração de 200,100 e 50mg/mL, respectivamente. O EHaV apresentou os seguintes resultados sobre A. sailina: 30% de mortalidade, nas concentrações 200 e 100mg/mL, 20% e 10% nas concentrações 50 e 25mg/mL, respectivamente. Frente ao P.reticulada esse último extrato não apresentou mortalidade nas concentrações testadas.
CONCLUSÕES:

A dose letal do EHS (óleo) necessária para matar 50% de Artemia salinas e de Poecilia reticulada é maior que 200mg/mL não apresentando, portanto, o óleo, atividade tóxica nas concentrações testadas. O EHaS não apresentou toxicidade frente a P.reticulada, nas concentrações testadas; ao passo que a concentrações de 200 e 100mg/mL mostraram-se letais frente a A.salina. O EHaV apresentou discreta toxicidade sobre A.salina, nas concentrações testadas, sendo que a dose letal necessária para matar 50% das larvas é maior que 200mg/mL. Frente ao P.reticulada esse último extrato não apresentou atividade tóxica nas concentrações testadas.

Instituição de fomento: Universidade Federal da Pariaba
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Toxicidade; Canavalia ensiformis; Feijão-de-Porco.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006