IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia
SEMINÁRIOS PET-PSICOLOGIA – ESPAÇO DE AÇÃO DA ESCRITA E DA FALA
Jorge José Maciel Melo  1
Andréa Carla Filgueiras Cordeiro  1
Camila Moreira Nobre Bonfim 1
Eveline Dantas Nogueira  1
Hilário Ferreira dos Santos 1
Ricardo Rilton Nogueira Alves 1
(1. Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Ceará (UFC))
INTRODUÇÃO:
Nesta pesquisa tivemos a intenção de levantar a história do que se formulou como o principal espaço de divulgação e fomento dos trabalhos do grupo PET Psicologia: o Seminário PET Psicologia. Para tanto implementamos um levantamento documental, resgatando especialmente o material de divulgação destes eventos, os projetos, bem como os textos dos trabalhos neles apresentados. Tratamos mais proximamente do último evento realizado, do qual alguns de nós puderam participar ativamente, enquanto pesquisadores, organizadores e espectadores. O Seminário PET surge como uma possibilidade de aproximação entre as atividades desenvolvidas no PET e os demais alunos do curso de Psicologia e áreas afins. Entendemos esse estreitamento como um dos efeitos das trocas promovidas no espaço deste evento, o qual é caracterizado pela apresentação de diferentes trabalhos seguidos freqüentemente de discussões que permitem um enriquecimento dos temas abordados. Para maior difusão acerca destas discussões, temos, ao longo da história do Seminário, a publicação dos textos completos dos trabalhos apresentados. Uma vez instigados por esse contato, os participantes do Seminário PET e leitores das publicações usualmente estabelecem um maior envolvimento com as atividades do PET. Salientamos a indiscutível contribuição de diversos estudiosos das áreas enfocadas no Seminário, os quais são convidados a integrar o evento.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma análise documental, na forma de uma investigação historiográfica, numa abordagem qualitativa de pesquisa. Para tanto realizou-se uma revisão do arquivo e documentos do PET-Psicologia/UFC, coletando todo o material referente às várias edições do Seminário. Este material constou de: projetos dos Seminários PET, folders (com programação detalhada) e cartazes de divulgação, as diversas edições do caderno Reflexo (publicação do texto completo dos trabalhos apresentados nos seminários), entre outras fontes bibliográficas. O enfoque principal da análise referiu-se aos objetivos que o grupo anunciava para o evento e suas alterações ao longo da história. Entre as categorias avaliadas destacamos: a formatação do encontro (participação de bolsistas, não bolsistas e convidados) e a apresentação das temáticas dos Seminários. O estudo realizou-se entre dezembro de 2005 e fevereiro de 2006 no Departamento de Psicologia da UFC.
RESULTADOS:
Ao todo, sete seminários foram organizados. Em 1995 realizaram-se as duas primeiras edições. O PET visava capacitar alunos para o ensino e a pesquisa acadêmica. A instauração do evento atendia a socialização da produção dos bolsistas e a busca de uma maior articulação do programa com a graduação. O III Seminário (1996) trazia os mesmos objetivos. Observamos que as três primeiras edições tiveram como marca a heterogeneidade das temáticas apresentadas. A partir de 1996 definiu-se um eixo norteador para as atividades do grupo, o qual foi usado, como tema do IV Seminário (1997): Subjetividade e Modernidade: Várias Leituras. Tal configuração expandiu os objetivos do evento abrindo espaço para convidados de diferentes formações. O V Seminário (1998): Subjetividade: Invenção e Legitimação de Saberes, e o VI Seminário (1999): Dos Brasilíndios ao Brazil 2000: um povo sob vários olhares tiveram formatação semelhante. Ambos contaram com a presença de profissionais de reconhecimento nacional. Entre 2000 e 2003 o evento não ocorreu devido à ameaça de extinção do PET. Em 2004, com o tema Políticas de subjetivação nas práticas sociais, retomamos o Seminário, visando demarcar uma postura ético-política e interventora diante das diversas produções do saber acadêmico. Contamos com a participação de ex-petianos e da prof. Virgínia Kastrup (UFRJ). A experiência do Seminário trouxe a possibilidade de lidar com as variáveis da concepção e organização de um evento de divulgação científica.
CONCLUSÕES:
A viabilização de um espaço para se repensar criticamente o fazer científico e refletir sobre o grande leque de práticas possíveis dentro do contexto da Psicologia e áreas afins pode ser apresentado como um dos resultados mais concretos do Seminário PET Psicologia. Essa atividade tem se mostrado significativa para o grupo, pois que propicia um retorno acerca das diferentes inserções do PET na graduação. O Seminário PET, que nasceu com o intuito de aproximar os outros estudantes da graduação com as atividades do programa, obteve êxito ao longo de suas sete edições contemplando os objetivos previamente determinados de expor os trabalhos dos integrantes do programa, os quais têm em cada seminário um momento de apresentação das discussões em todo um período de atividades, de maneira a permitir a interlocução com nossos convidados e participantes do evento. Para além deste espaço de fala, o Seminário tem nos propiciado também um espaço de produção escrita através da publicação dos trabalhos apresentados durante o evento, concretizando-se nos cadernos Reflexos, em suas versões impressa e eletrônica. Ao longo de sua história o Seminário PET Psicologia tem se firmado como um importante instrumento de incentivo à produção (individual ou coletiva) dos bolsistas, os quais têm no momento de cada evento a oportunidade de apresentar suas atividades elaboradas.
Instituição de fomento: Secretaria do Ensino Superior - SeSu
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Seminário; PET-Psicologia/UFC; Educação Superior.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006