IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

Projeto “ABC na Educação Científica: Mão na Massa”, Capacitação de professores da rede municipal de Petrolina\PE

Carlos Wagner Costa Araújo 1
Antonio Hevertton Martins Silva 1
Gleidson Emanuel Castro Lima 1
Tarcísio Silva Oliveira 1
(1. Universidade Federal do Vale do São Francisco / UNIVASF)
INTRODUÇÃO:
O projeto “ABC na Educação Científica: Mão na Massa”, baseado no projeto francês “La Main à la Patê”, foi desenvolvido em quatro escolas da Rede Municipal de Petrolina/PE, com professores das primeiras séries iniciais do ensino fundamental, tendo como objetivo trabalhar o ensino de ciências. A experiência tem como meta estimular os estudantes a despertar o gosto pela ciência e com estratégia no processo de aquisição de conhecimentos básicos de escrita, bem como o papel da universidade na formação de educadores aptos a participar deste processo. O programa foi implementado pela UNIVASF, a mais recente universidade federal criada no sertão brasileiro com campi nas cidades de Petrolina/PE, Juazeiro/BA e São Raimundo Nonato/PI. A capacitação dos professores da rede municipal de ensino ocorreu na Escola Municipal Profª. Eliete Araújo, em 2005.
METODOLOGIA:
Dezesseis professores participaram de cinco encontros, com um total de trinta horas, sendo quinze presenciais e quinze de aplicação em sala de aula, no universo das escolas envolvidas. A Água foi o tema abordado, mais especificamente a flutuabilidade dos objetos de diferentes formas e massas, submetidos a variações na quantidade de água, além de comparar a densidade com outros líquidos como: álcool e água com sal. As atividades foram divididas em cinco momentos fundamentais: 1º contextualização e apresentação da questão-problema; 2º levantamento de hipóteses, onde emergiam os  seus conceitos iniciais sobre o tema abordado; 3º realização dos experimentos; 4º discussão e conclusão do que foi observado; 5º construção do texto coletivo negociado. No curso de formação continuada os professores debatiam possibilidades de  adequação da metodologia em diferentes áreas de conhecimento e utilizá-la no seu trabalho em sala de aula. Nesta etapa ocorreu o intercâmbio e a troca de experiências em projetos desenvolvidos.
RESULTADOS:
A capacitação dos professores permitiu-lhes a realização de atividades experimentais provocando a discussão dos conceitos científicos abordados antes de aplicá-los em sala de aula. Sendo assim, o professor obteve maior segurança em mediar os conteúdos propostos no programa. A metodologia deixou os alunos familiarizados com as atividades experimentais, despertando uma maior participação e curiosidade nas aulas onde o projeto foi aplicado. Além de uma maior socialização entre os alunos, e uma melhoria da expressão oral e escrita.
CONCLUSÕES:
O projeto “ABC na Educação Científica: Mão na Massa” provocou mudanças imediatas na prática do professor, antes, durante e após os experimentos. Os professores discutiam e comparavam suas concepções prévias e os resultados experimentais encontrados antes de serem aplicados em sala de aula. Essa interreleção entre os professores fez com que os mesmos tornassem suas aulas mais atraentes. Os alunos descobriram que a aprendizagem é facilitada quando a aula tradicional é mudada para experimental. O registro no texto coletivo negociado expressou de os resultados, o que revela uma melhoria na criatividade e a capacidade de interlocução com os colegas e o professor.
Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia(FAPESB)
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Educação Científica; Ensino de Ciências; Educação .
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006