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F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração

LOGÍSTICA INTERNA NO VAREJO DE ELETRODOMÉSTICOS, MÓVEIS E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Débora Azambuja da Luz 1
Renta Coradini Bianchi 2
(1. Graduada no Curso de Administração do Centro Universitário Franciscano/UNIFRA; 2. Prof. Orient. Curso de Adminsitração do Centro Universitário Franciscano/UNIFRA)
INTRODUÇÃO:

O gerenciamento logístico exige que todas as atividades que ligam o mercado fornecedor ao consumidor sejam interligadas. As operações internas são de fundamental importância para a organização visando integrar todas as funções e atividades que envolvem a logística, na busca de agregar valor ao produto. Os processos da logística interna são os responsáveis pela movimentação e armazenagem dos materiais dentro da empresa. Sem essas atividades, não haveria o fluxo e, portanto, as transformações que agregam valor aos produtos. Onde a logística interna está comprometida, os custos podem até inviabilizar processos produtivos, deteriorando uma vantagem competitiva conquistada nos demais processos. O objetivo geral desse estudo consiste em verificar a forma que é planejada, organizada e controlada a logística interna em uma empresa varejista de material de construção, móveis e eletrodomésticos buscando relacionar o conhecimento teórico a prática adotada pela empresa. Têm-se como objetivos específicos estudar a logística interna, verificando como são gerenciados os estoques, analisando os fluxos da informação e de materiais, assim como o processo e separação dos pedidos. O gerenciamento de estoques reflete quantitativamente os resultados obtidos pela empresa ao longo do exercício financeiro, o que tende a ter sua ação concentrada na aplicação de instrumentos gerenciais baseados em técnicas que permitam a avaliação sistemática dos processos utilizados para alcançar as metas desejadas.

METODOLOGIA:

Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para fundamentar o estudo, dando o embasamento teórico aos itens abordados procurando explicar o problema em questão a partir de referenciais publicadas em documentos. Em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo, pois o estudo foi realizado na matriz de uma empresa varejista do interior do Rio Grande do Sul, onde concentra todas as operações logísticas da empresa. No entanto, o estudo classifica-se como uma pesquisa qualitativa levando-se em consideração a abordagem dos itens explorados e os pesquisados em documentos, visando buscar soluções dos problemas e relatar as vantagens e desvantagens da logística adotada pela organização.

RESULTADOS:

As necessidades de estoque de uma empresa dependem da estrutura da rede e do nível desejado de serviço ao cliente tendo como objetivo fornecer o serviço desejado ao cliente mantendo o mínimo de recursos financeiros em estoque com o menor custo total possível. A empresa, por sua vez, estabeleceu um mix de produtos que são mantidos em estoque, baseado na experiência que possui. Estabelece o nível de estoques dos CDs baseado na demanda das filiais as quais atende. O gerenciamento do estoque das lojas é feitos via sistema, chamado de sistema de reposição contínua. Este sistema gerencia a quantidade necessária a ser transferida para as lojas; porém, quando o estoque de segurança do CD está baixo, não é efetuada as reposições automáticas, apenas as reservas de produtos vendidos. As informações da empresa são centralizadas na matriz. A necessidade de produtos das lojas e dos centros de distribuição (CDs) são repassados aos compradores os quais operam na matriz. Através do sistema próprio da empresa, as lojas especificam as mercadorias com respectivas quantidades que automaticamente, informando ao CD os produtos necessários. Os mesmos são reservados no CD para que o produto seja entregue para manter o estoque padrão da loja. O setor de expedição separa os produtos solicitados para cada filial através do romaneio. Em cargas fracionadas ou cheias, são feitas as entregas nas lojas ou nos clientes finais, conforme a localidade.

CONCLUSÕES:

A logística agrega valor quando o estoque é corretamente posicionado para facilitar as vendas. E para os varejistas, o gerenciamento de estoque é fundamentalmente uma questão de compra e venda. Constatou-se que a empresa possui uma estrutura organizada para o controle de estoque, pois cada loja possui uma pessoa responsável pelo controle de estoque que coordena as entregas e saídas de produtos do estoque. Um dos papéis do gerenciamento logístico é auxiliar na redução das incertezas, assegurando que os recursos logísticos e as habilidades da organização sejam compatíveis com a demanda requerida no presente, ou à demanda estabelecida pelos consumidores no futuro, por isso requer auditorias para verificar se o fluxo físico dos materiais está de acordo com o fluxo das informações. O fluxo de informação é parte importante para o processo de abastecimento puxada, uma vez que, com base nas informações que fluem ao longo da cadeia de suprimentos de jusante para montante, é possível estabelecer um processo de abastecimento adequado às exigências dos diversos elos da cadeia.O fluxo dos materiais é bastante simplificado pelo fato da empresa trabalhar com produtos acabados, cabendo a ela apenas a distribuição do mesmo.

 
Palavras-chave: Gerenciamento de estoques; Fluxo da informação; Separação de pedidos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006