IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
EXPERIÊNCIA DE OERSTED EM SALA DE AULA
João Paulo Martins de Castro Chaib 1
André Koch Torres Assis 1
(1. Instituto de Física - Universidade Estadual de Campinas (IFGW-Unicamp))
INTRODUÇÃO:
Este trabalho visa contribuir para o resgate da relevância histórica da experiência de Oersted, que foi o primeiro impulso para a série de descobertas a respeito dos fenômenos eletrodinâmicos. Com a preocupação de tornar o experimento didaticamente acessível a alunos e professores de todos os níveis escolares, o trabalho faz uma contextualização histórica desta experiência e descreve uma reprodução dos procedimentos e observações de Oersted com material de baixo custo. Considerando que devemos conhecer o passado para entender o presente, destaca-se a importância deste trabalho, pois se contribui para um entendimento mais concreto da física, refletida na sua história e em seus fenômenos.
METODOLOGIA:
A partir de fontes da literatura, fez-se uma breve contextualização da experiência de Oersted explicitando as motivações do cientista para a realização do experimento, o material experimental e os conceitos que permeavam os pensamentos da época. Também foram destacadas algumas diferenças entre o material utilizado em 1820 e o de baixo custo. Em seguida, o trabalho reproduz o experimento do efeito de uma corrente elétrica em uma agulha magnética, fazendo um paralelo com as observações e procedimentos de Oersted escritos em seu trabalho “Experiências sobre o efeito do conflito elétrico sobre a agulha magnética.” segundo a tradução de Roberto de A. Martins.
RESULTADOS:
Com o arranjo experimental discriminado no trabalho conseguiu-se realizar o equivalente ao experimento original de Oersted sem maiores dificuldades. O material utilizado é de fácil acesso e de montagem simples.
CONCLUSÕES:
Com este trabalho foi possível realizar uma discussão aprofundada do experimento de Oersted. Além disso, foram reproduzidos seus resultados experimentais.
Instituição de fomento: Funcamp
 
Palavras-chave: Eletrodinâmica; Oersted; experimento didático.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006