IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

O PROJETO “ABC NA EDUCAÇÃO CIENTIFICA – MÃO NA MASSA” :UMA EXPERIÊNCIA EM JUAZEIRO-BA, SEMI-ÁRIDO NORDESTINO

Victor Rocha Nogueira 1
Carlos Wagner Costa Araújo 1, 2
Anne Gabrielle Damásio de Oliveira Souza 1
Thiago Delgado Duarte 1
(1. Universidade Federal do Vale do São Francisco / UNIVASF; 2. Orientador)
INTRODUÇÃO:
A cidade de Juazeiro/BA, localizada no semi-árido nordestino, apresenta péssimos indicadores educacionais. A partir do projeto francês “La Main à la Pâte”, houve o interesse de educadores para implementá-lo  adaptando-o à realidade das nossas escolas. A experiência piloto do projeto “ABC na Educação Científica: Mão na Massa” é mais uma possibilidade que visa contribuir para a melhoria do ensino, através da metodologia investigativa. O programa tem como principal objetivo tornar mais atrativo o ensino de ciências com ênfase na parte experimental nas primeiras séries do ensino fundamental, capacitando professores da rede pública, que na sua maioria não prioriza o estudo de ciências. O projeto foi implementado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF, em parceria com o Centro de Divulgação Científica e Cultural-CDCC/USP/São Carlos e conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia/FAPESB.O “Mão na Massa”  foi desenvolvido em escolas da rede municipal de ensino da cidade de  Juazeiro, Estado da Bahia.
METODOLOGIA:
O curso de formação continuada desenvolvido com professores de Juazeiro-BA utilizou-se do mesmo modelo franco-brasileiro. Foi escolhido o tema água para trabalhar na execução do projeto, com ênfase na flutuabilidade dos objetos e na utilização de procedimentos como: contextualização do tema, questão problema, levantamento de hipóteses, experimentação e texto coletivo negociado. O projeto utilizou materiais de baixo custo adequados à realidade escolar regional, para implementar o processo investigativo e experimental. Os alunos trazem conhecimentos prévios do tema estabelecido, debatem e problematizam questões, levantam hipóteses e em seguida realizam experimentos para verificar as hipóteses. Os estudantes chegam a conclusões registrando-as no texto coletivo negociado, que estão relacionadas ao experimento realizado.  Participaram da formação continuada alunos bolsistas de iniciação científica, vinte professores e oitocentos alunos contemplados de quatro escolas da rede pública.
RESULTADOS:
O curso de formação proporcionou aos alunos da rede municipal, estratégias diferentes de estudo e provocou algumas mudanças como o desinteresse e a apatia inicial que foram substituídos pela ousadia e a participação. A metodologia adquirida pelos professores fez com que realizassem as atividades escolares com mais segurança do conteúdo, tornando as aulas mais interessantes e dinâmicas, melhorando a capacidade de argumentação oral, estruturação da expressão escrita, relações, intervenções e críticas. A prática de aulas experimentais, expositivas e bem negociadas, contribuiram para o desenvolvimento do educando.
CONCLUSÕES:
No desenvolvimento do projeto “ABC na Educação Científica: Mão na Massa”, as aulas expositivas, experimentais e negociadas, contribuíram para a prática docente e para o desenvolvimento da aprendizagem do educando. Com as aulas mais atraentes houve uma redução na evasão de estudantes onde o projeto foi implementado, sendo uma possibilidade da melhoria no ensino de ciências e na língua falada e escrita. A parceria entre pesquisadores e educadores incentivou processos investigativos e experimentais.
Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia(FAPESB)
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Educação Científica; Ensino de Ciências; Educação .
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006