IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
BANCO DE TESES CAPES RESUMOS (BTC RESUMOS): INVESTIGAÇÃO EXPLORATÓRIA SOBRE O ASPECTO FORMAL DE SEUS REGISTROS.
Renata de Almeida Vieira  1
Lizete Shizue Bomura Maciel  1
(1. Dep. de Teoria e Prática da Educação-Universidade Estadual de Maringá/ DTP-UEM)
INTRODUÇÃO:
Verifica-se nos últimos anos um crescimento significativo da produção científica no Brasil, especialmente trabalhos originários dos estudos de Pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado. Paralelamente a esse crescimento, assiste-se, também, a um aumento da quantidade de bancos de dados que disponibilizam e fazem circular tal produção. Dentre os bancos de dados nacionais existentes está o Banco de Teses CAPES Resumos (BTC Resumos), o qual está disponibilizado na Internet e é de acesso livre. Tal Banco apresenta informações básicas e resumos de teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas a partir de 1987. É um banco de dados multidisciplinar que agrega as grandes áreas do conhecimento, bem como suas divisões e subdivisões. Percebe-se, no entanto, em consulta às suas bases, que alguns de seus registros apresentam uma marcante inconstância nos dados, concernentes ao aspecto formal das informações básicas e resumos, fato que, de certo modo, dificulta o cumprimento do propósito de um banco de dados. Um banco de dados tem por objetivo fornecer informações claras e precisas ao usuário; daí a conveniência do estudo em tela, o qual teve por objetivo analisar o aspecto formal de uma amostra de registros incluídos no BTC Resumos. Este estudo emergiu da consulta realizada a esse banco de dados dentro da fase exploratória de uma pesquisa acerca do preconceito na escola.
METODOLOGIA:
O desenvolvimento deste estudo pautou-se em pesquisa documental realizada junto ao Banco de Teses da CAPES. A partir dos critérios Assunto= Preconceito, tema afeto ao campo de pesquisa das autoras, e Nível= Doutorado/ Mestrado, foram apresentados aproximadamente 800 registros de dissertações de mestrado e teses de doutorado, incluídos no BTC Resumos entre os anos de1987, marco de sua fundação, e 2003, ano limite dos registros mais recentes ali cadastrados. Para efetuar o estudo do aspecto formal dos registros foi preciso organizar o trabalho em dois momentos. Primeiro: leitura, classificação e análise das informações básicas apresentadas, ou ausentes; e, segundo: leitura, classificação e análise do aspecto formal dos resumos exclusivamente. Com os dados coletados elaborou-se uma série de categorias para classificação das informações. Para uma melhor apreensão dos dados as autoras elaboraram gráficos e tabelas, uma vez que estes auxiliaram, objetivamente, na análise dos resultados alcançados. Concomitantemente, foram realizadas algumas reflexões de cunho analítico sobre as condições de apresentação dos registros de teses e dissertações constantes no BTC Resumos.
RESULTADOS:
 

Um dos resultados obtidos junto às informações básicas dos registros de dissertações e teses, refere-se à constatação de que quase todos os registros indicam a Área e Grande Área do conhecimento a qual se vinculam os trabalhos. Referente ao item correio eletrônico, uma das primeiras informações apresentada pelos registros do BTC Resumos, constata-se que a grande maioria dos cadastros não disponibilizam o e-mail do autor do trabalho, fato que, a depender das circunstâncias, pode dificultar a localização e consulta de uma dada tese/dissertação. Há, também, registros que não indicam a área de concentração ou linha de pesquisa do trabalho, enquanto outros não apresentam o nome do orientador. Quanto ao aspecto formal dos resumos, observa-se grande disparidade no que tange a extensão dos textos inseridos no campo “resumo”, ora extremamente curtos, ora extensos em demasia, como, por exemplo, um caso de um resumo pequeníssimo de apenas 27 palavras e outro, demasiadamente extenso, com 2.022 palavras. Constata-se, também, a existência de alguns registros cujos resumos são interrompidos repentinamente sem finalizar a comunicação com leitor, e outros que, simplesmente, não constam resumo algum. Ademais, observa-se uma série de incorreções relativas à linguagem escrita, tais como erros de grafia, de digitação, de concordância e mesmo ausência total de acentuação.

CONCLUSÕES:
 

Diante dos resultados alcançados e considerando que o papel atribuído a um banco de dados é facilitar a busca de informações e diminuir tempo e custos para sua recuperação, bem como fornecer informações claras e completas, é possível concluir que a ausência de cuidado com o aspecto formal das informações dificulta o adequado entendimento de seu conteúdo, haja vista forma e conteúdo constituírem-se em aspectos complementares e interdisciplinares, e não serem excludentes. Ademais, ao considerar que o Banco de Teses CAPES Resumos constitui-se em uma fonte de pesquisa ímpar em sua modalidade, entende-se que a inconsistência do aspecto formal de seus registros compromete, de certo modo, a qualidade das informações por ele veiculadas. É preciso, ainda, marcar que a comunicação truncada presente em alguns registros, seja nos resumos, seja nas informações básicas fornecidas, pode dificultar ao usuário, pesquisador/leitor, decidir com convicção sobre a conveniência ou não de se consultar um dado trabalho na íntegra, o que pode representar um empecilho na recuperação de informações úteis à pesquisa de Pós-graduação em desenvolvimento. As autoras avaliam que as Instituições de Ensino Superior e seus respectivos Programas de Pós-Graduação devem zelar por essas informações. Por outro lado, há necessidade de que a CAPES estabeleça a condição mínima para que sejam publicados os resumos de dissertações e teses.

 
Palavras-chave: Resumo; Banco de Teses CAPES; Fonte de Pesquisa.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006