IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 8. Psicologia do Trabalho e Organizacional
APRENDIZAGENS NECESSÁRIAS PARA A ATUAÇÃO (COMPORTAMENTOS PROFISSIONAIS) DO PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO A PARTIR DAS EXPECTATIVAS DOS RESPONSÁVEIS PELO SETOR DE RECURSOS HUMANOS DE ORGANIZAÇÕES DO SETOR DE SERVIÇO E COMÉRCIO
Patrícia Consuelo Silveira Tosi 1
Sílvio Paulo Botomé  2
(1. Universidade do Oeste de Santa Catarina; 2. Universidade Federal de Santa Catarina)
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO: As transformações ocorridas na economia, na política, nas relações sociais e nas relações de produção têm levado a mudanças nas estruturas e no funcionamento das organizações. Todos esses aspectos são responsáveis pelo surgimento de múltiplas expectativas relacionadas à atuação do psicólogo e pela ampliação do seu campo de trabalho. Dada à importância do ensino superior no desenvolvimento e formação dos alunos, é necessário reconhecer quais as aprendizagens necessárias para formar um psicólogo organizacional (um sub-campo de atuação do psicólogo) capaz de trabalhar nessa parte da realidade social e com os problemas que sua atuação encontrará. Uma das possibilidades para fazer isso, é examinar aquilo que as empresas necessitam ou têm como expectativas em relação ao que o psicólogo possa ou deva fazer. Isso pode concretizar em um problema de pesquisa que se expressa na pergunta: quais as expectativas e necessidades que os que atuam em empresas nas quais há estagiários de Psicologia tem em relação à atuação do profissional de Psicologia nessas empresas?
METODOLOGIA:
METODOLOGIA: Foram selecionadas empresas de pequeno e médio porte do setor de serviços e comércio, localizadas em um município do meio-oeste do Estado de Santa Catarina onde havia atividades de estágio de estudantes de Psicologia. Os sujeitos foram quatro proprietários responsáveis pelos setores de recursos humanos dessas empresas que supervisionavam atividades de estágio realizadas por estudantes de Psicologia na organização e um funcionário responsável pelos estagiários de Psicologia e pelo psicólogo que atuava em uma das filiais da empresa. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada, elaborada a partir da identificação das características e fenômenos com os quais o psicólogo precisará enfrentar em futuras situações cotidianas no trabalho.
RESULTADOS:
RESULTADOS: É possível verificar que as expectativas relacionadas à atuação do psicólogo na organização são na maioria equivocadas ou limitadas no campo de atuação do psicólogo: desenvolver atividades comumente realizadas pelos psicólogos e conhecidas como atividades tradicionais ou de nível técnico; intervir clinicamente nos problemas da empresa; desenvolver atividades burocráticas e rotineiras; atuar de maneira “mágica” como se o psicólogo isso fosse parte da capacidade dos psicólogos; ser submisso às determinações e rotinas da empresa. Além dessas expectativas, foram observadas expectativas pertinentes à formação do profissional: colaborar e propor soluções para os problemas da organização, “transmitir segurança”, liderar pessoas na empresa, ser criativo, ser ético, apresentar comportamentos de produção de conhecimento, relacionar-se com outras pessoas.
CONCLUSÕES:
CONCLUSÕES: Os dados indicam a necessidade de orientar a formação do aluno para prepará-lo a lidar com expectativas equivocadas ou inadequadas e com aquelas pertinentes à atuação do psicólogo. A partir das expectativas encontradas foram especificadas várias competências profissionais, que podem ser desenvolvidas nos cursos de Psicologia para capacitar os psicólogos a lidarem com várias situações que constituirão problemas com os quais se defrontarão como profissionais, por exemplo: corrigir expectativas e imagens inadequadas referente à atuação do psicólogo nas organizações; organizar eventos para divulgar a Psicologia Organizacional e do Trabalho na comunidade empresarial; liderar; convencer; demonstrar; decidir; administrar o tempo; avaliar sua atuação e os resultados ou benefícios de sua intervenção, apresentar alternativas para a solução de problemas.
 
Palavras-chave: Psicologia Organizacional e do Trabalho; Formação do psicólogo; Atuação profissional do psicólogo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006