IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia

TRIAGEM FITOQUÍMICA E AVALIAÇAO DA ATIVIDADE ANTI-ULCEROGÊNICA DO EXTRATO BRUTO SOLANUM CERNUM VELL

Caroline Manoel Justino  1
Rogerio Grando  1
João Ernesto de Carvalho 2
Márcia Aparecida Antonio 2
Ana Maria Lourenço 3
Luciane Cruz Lopes 4
(1. Graduando da Universidade Metodista de Piracicaba/ UNIMEP; 2. Prof. Dr. do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas da Unicamp, Biológicas e Agrícolas/ CPQBA- UNICAMP; 3. Profa. Dra. da Universidade Nova de Lisboa; 4. Profa. Dra. da Universidade Metodista de Piracicaba/ UNIMEP)
INTRODUÇÃO:

A tradição de recorrer à cura de enfermidades pelo uso de plantas medicinais é muito importante em zonas com populações de recursos econômicos reduzidos. Aliada à carência de outros fármacos, torna-se especialmente relevante o conhecimento tanto da composição química como de atividade comprovada do material vegetal de uso comum. Conhecida popularmente como barba-de-bode, panacéia, velame, velame-de-folha-grande e velame-do-campo, o Solanum cernuum Vell é uma Solanacea endêmica brasileira. Essa espécie é utilizada por inteiro (partes aéreas e raiz) em medicina popular sendo comercializada em pedaços que variam no tamanho. Tem indicação para o tratamento de distúrbios hepáticos atuando como desobstruente, sudorífico, diurético e depurativo, combatendo gonorréias, sarnas e várias moléstias da pele sendo aplicada na cura de úlceras cutâneas. A literatura mostra atividade farmacológica, do extrato hidroalcoólico em ulcera gástrica. Extratos mais polares têm em abundância compostos como flavonóides, glicoalcaloides e glicosídeos esteroidais. O uso popular dessa espécie e sua atividade antiulcerogênica em outros extratos justifica o interesse em avaliar a atividade antiulcerativa do extrato bruto diclorometânico.

METODOLOGIA:

Após a coleta e secagem, o material botânico foi triturado e pulverizado. Quinhentos gramas do material foram submetidos ao processo de extração por maceração com diclorometano. Faze-se 3 extrações com este solvente, o extrato foi concentrado com auxílio de vácuo em rota evaporador obtendo-se o extrato bruto diclorometanico de Solanum cernuum (EBD). Os compostos químicos desse extrato foram isolados por técnicas cromatográficas e identificados por análise de espectrometria de Infravermelho, ressonância magnética nuclear 1H e 13C. Para os testes de atividade antiulcerogênica foram utilizados ratos wistar machos pesando cerca de 200g (n=6). No modelo de úlcera induzida por etanol 95%, foi administrado 1ml/kg/vo do agente ulcerogênico. Após uma hora do tratamento com EBD (500, 1000 e 2000 mg/kg/vo) os animais foram sacrificados para a avaliação da atividade antiulcerativa e a determinação da DE50.  No modelo de úlcera, induzida por indometacina (40mg/Kg/sc), o agente agressor foi administrado, 1h após o tratamento com o extrato de Solanum cernuum (1000mg/Kg). Seis horas depois os animais foram sacrificados para a avaliação da atividade do extrato. O grupo controle foi tratado com carbenoxolona na dose de 200mg/kg/vo.

RESULTADOS:

No EBD foram encontrados como compostos majoritários alcanos (C25-C34), esteróides como beta-sitosterol e a cicloeucalenona, e ainda luteína.No modelo de úlcera induzida por etanol, obtivemos uma proteção dose dependente onde a 500mg/Kg inibiu 38,15% a 1000mg/Kg inibiu 61,0% e 2000mg/kg inibiu 81,9% as lesões, e carbenoxolona inibiu 88,9%. Já no modelo de lesão gástrica induzida por indometacina não foi apresentada uma resposta efetiva, a dose administrada (1000mg/kg) inibiu apenas 9% das lesões gástricas induzidas por via sistêmica.

CONCLUSÕES:

O Extrato Bruto Didiclorometânico de Solananum cernuum Vell parece ter seu mecanismo de ação relacionado com citoproteção local dado sua atividade, dose-dependente, no modelo de lesões de úlceras induzidas por etanol. A ausência de atividade do extrato no modelo de úlcera induzida por indometacina, revela que a ação de seus constituintes não está relacionada com metabólitos do ácido araquidônico. Os estudos continuam para determinar os constituintes químicos e o mecanismo envolvido na citoproteção.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Solanum cernum Vell; Ulcera; Citoproteção.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006