IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
MUDANÇA CONFIÁVEL E CLINICAMENTE SIGNIFICANTE: ANÁLISE DE RESULTADOS DE UMA INTERVENÇÃO COM ADULTOS DEFICIENTES MENTAIS
Adriana Augusto Raimundo de Aguiar 1
Zilda Aparecida Pereira Del Prette 1, 2
(1. Depto. de Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos/UFSCar; 2. Depto. de Psicologia, Universidade Federal de São Carlos/UFSCar)
INTRODUÇÃO:
Tanto na pesquisa intervenção como na prática clínica é de extrema importância obter informações sobre a eficácia do tratamento, investigando a validade interna e externa do tratamento oferecido. No caso da validade interna, nos delineamentos de grupo geralmente são feitas análises com base em estatística inferencial (paramétrica ou não paramétrica) visando investigar a significância estatística das diferenças obtidas entre pré e pós-intervenção. Contudo, estudos revelam que os resultados de um tratamento podem ser considerados estatisticamente significativos e não ser clinicamente relevantes e que a existência de efeito do tratamento na análise estatística pode ter pouco a ver com o significado clínico do efeito. Com isso, tem-se discutido na literatura internacional voltada à análise de significância clínica, que mudanças devido a um tratamento devem ser fidedignas/confiáveis e clinicamente significantes. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um método de análise de significância clínica e de mudança confiável, para dados pré e pós-intervenção, complementar ou alternativo aos métodos de significância estatística comumente utilizados, o qual apresenta as vantagens de poder ser aplicado a amostras pequenas e em estudos sem grupo controle e dados normativos. Ilustra-se a aplicação do método a partir dos dados de um programa de habilidades comunicativas para um grupo de deficientes mentais adultos.
METODOLOGIA:
Foi utilizado o modelo de análise desenvolvido por Jacobson e Truax (1991; 1992), aqui denominado “Método JT”, para verificar mudanças fidedignas/confiáveis (Índice de Mudança Confiável – IMC) e a significância clínica dessas mudanças. Neste método os cálculos são feitos com base em teorias estatísticas e aplicados em populações que passaram por algum tipo de intervenção (educacional ou clínica), consistindo na identificação de uma mudança real (mudança confiável), que descarta a possibilidade desta relacionar-se a um erro de medida; e de significância clínica que se relaciona à indicação de recuperação ou mudança socialmente válida em termos de padrões desejáveis. Para ilustrar as possibilidades de análise do procedimento foram utilizados os dados de um programa de habilidades comunicativas (verbais e não verbais) conduzido junto a um grupo de seis adultos deficientes mentais (dois homens e duas mulheres) que tiveram seu desempenho comunicativo avaliado, antes e após a intervenção, por meio de questionário respondido por seus familiares. A intervenção teve como objetivo o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades comunicativas verbais e não verbais por meio de sessões estruturadas e atividades em situação natural. Os dados foram analisados em termos das possibilidades de análise oferecidas pelo procedimento de análise estudado.
RESULTADOS:
Os resultados foram descritos com base de comparações pré e pós-intervenção sob dois eixos centrais de análise: a) grupal; e b) individual. O método permitiu identificar componentes de habilidades que se apresentaram como mudanças consideradas positivas (pré<pós) ou negativas (pré>pós), porém não confiáveis, ausência de mudança (pré=pós), e mudanças consideradas confiáveis além de positivas e negativas (acima da margem de erro de medida calculada). Considerando que o método pressupõe significância clínica em termos de retorno à população “normal” ou saída do grupo “clínico”, não foi possível realizar o cálculo de significância clínica, para esse conjunto de dados, devido à população estudada (deficientes mentais), para a qual não se dispõe de critérios objetivos de recuperação.
CONCLUSÕES:
Os resultados do estudo exemplificado permitiram ilustrar a alternativa de análise de dados proposta pelo “Método JT”. É claro, entretanto, que as possibilidades de análise não se limitam às expostas aqui. Estas podem variar de acordo com a temática e os indicadores avaliados em cada estudo, o tipo e amplitude da amostra, a presença ou não de grupo controle e de dados normativos, dentre outras características. Acredita-se na amplitude das possibilidades de análises deste método, tanto na pesquisa como na prática de profissionais da área da saúde e da educação, que muitas vezes percebem mudanças após a introdução de uma intervenção e/ou procedimento educativo, porém sentem dificuldade em obter dados objetivos sobre a confiabilidade dessas mudanças. Contudo, salienta-se a importância de estudos mais extensos em nosso meio investigando a efetividade do procedimento de mudança confiável e mudança clinicamente significante em diferentes estudos, para um aprofundamento das possibilidades e limitações deste método em nosso meio.
Instituição de fomento: FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
 
Palavras-chave: Deficiência mental; Mudança confiável; Significância clínica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006