IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
O LIVRO DA VIDA: DIÁLOGOS COM A INTERDISCIPLINARIDADE
Maria Inês Moron Pannunzio 1
(1. Instituto Manchester Paulista de Ensino Superior - IMAPES)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho investiga a importância do Livro da Vida, uma das técnicas da Pedagogia Freinet, no processo de educação a partir de uma perspectiva interdisciplinar.

 

No Livro da Vida, os alunos, ao relatarem experiências do seu dia-a-dia, expressam suas memórias e retratam diferentes formas de perceber a aula e a vida. Através desse instrumento de expressão da escrita, lhes é possível: reter idéias, resumir uma atividade e relatar informações. Consolidam, assim, uma pequena ligação de coerência entre a vida dentro da escola e fora dela.

 

Do ponto de vista do professor, o Livro da Vida fornece elementos para que esse planeje suas ações e intervenções na prática cotidiana, possibilitando, ainda, avaliação integrada do conhecimento.

 

A contribuição deste estudo, portanto, consiste em conscientizar e sensibilizar os professores quanto à importância do Livro da Vida numa proposta de educação interdisciplinar. Assim, são explicitados os fundamentos da interdisciplinaridade como opção para uma nova atitude educacional no mundo contemporâneo. São novos princípios epistemológicos em busca de algo mais do que a mera justaposição das  disciplinas sobre um mesmo assunto, estabelecendo um diálogo entre as diversas áreas. Defende a educação integral e valoriza as verdades diretamente relacionadas com o cotidiano das pessoas, bem como os saberes apreendidos com o corpo e com o sentimento, conciliando afetividade e efetividade na formação de sujeitos competentes e solidários.

METODOLOGIA:

A pesquisa de campo compôs-se de estudo de caso elaborado a partir de uma abordagem metodológica qualitativa. O estudo de caso revelou-se adequado, pois viabilizou a interpretação de determinados atributos, sem que fosse necessário enfatizar dados estatísticos e numerar ou medir categorias.

 

O método utilizado foi o fenomenológico, estratégia de pesquisa qualitativa, cujo ponto de partida é a realidade; e o objetivo, a sua compreensão. A partir da problemática pesquisada, procedemos à análise de conteúdo como método de tratamento e análise de informações.

 

Entrevistamos a professora Rosa Maria Witaker Sampaio, especialista na Pedagogia Freinet e uma das maiores envolvidas na efetivação e divulgação dessa pedagogia no Brasil; a professora Ivana Macedo Paschoal, da Escola Mamãe Natureza de Caruaru (PE); a professora Gláucia de Melo Ferreira, Diretora da Escola Curumim em Campinas (SP); e as professoras Marli Aparecida Billato de Oliveira e Margareth Soffiatti Ruberto, Diretoras e Rafael de Oliveira, aluno do Colégio Portinari de Limeira (SP).  Os entrevistados são identificados pelos respectivos nomes, pelo fato de os mesmos validarem as informações.

RESULTADOS:

A proposta de educação interdisciplinar pressupõe contextualizar, globalizar e concretizar. Nesse sentido, a Pedagogia Freinet reforça sua extemporaneidade, uma vez que, além de sua abrangência, propõe uma educação prazerosa e criativa, características que devem ser inerentes ao ambiente escolar. Assim, durante todo o processo de elaboração do Livro da Vida, nos diálogos, nas trocas, nas pesquisas e no incentivo à expressão livre e à criatividade, constatamos que efetivamente acontece a “tomada de consciência” tão importante no processo de aprendizagem na escola e na vida.

 

As respostas das entrevistas sugerem que o Livro da Vida pode ser utilizado, de forma intencional, por viabilizar a articulação de racionalidade e sensibilidade e possibilitar que a criança seja autônoma no processo de construção da sua aprendizagem, pois sugere, critica e resolve problemas. Essa poderá ser a resposta para um ensino de qualidade, aberto a todas as possibilidades, sem preconceitos, que conviva com as diferenças, que respeite a diversidade de buscas e de percursos, de construções e realizações.

CONCLUSÕES:

 

O Livro da Vida, além de ser inerente a todo o processo de aprendizagem, viabiliza o aprender-fazendo com arte e criatividade e deve ser utilizado como proposta de avaliação formativa, pois acompanha os diversos caminhos que o aluno percorre para realizar suas diferentes aprendizagens. Sendo assim, é uma avaliação processual, inclusiva e acolhedora; portanto, uma avaliação formativa, que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver a partir de um projeto educativo com o qual há comprometimento efetivo.

 

Por possibilitar ao aluno experiências de aprendizagens e ser pertinente aos novos valores educacionais, o Livro da Vida, uma nova perspectiva em educação, qualifica-se como importante instrumento no processo de aprendizagem e de avaliação, principalmente no contexto de uma proposta educacional permeada pela interdisciplinaridade.

 
Palavras-chave: Livro da Vida; Interdisciplinaridade; Aprendizagem e Avaliação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006