IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
MEMORIAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BLUMENAU
Maria Aparecida de Oliveira Silva 1, 2
(1. Secretaria Municipal de Educaçaõ de Blumenau- SEMED; 2. Universidade Regional de Blumenau- FURB)
INTRODUÇÃO:

A importância de preservar a história de Redes Municipais de Educação está na possibilidade de detectar conexões de continuidade no processo da construção histórica da educação a nível local. Estudos desta natureza contribuem para eliminar ou, pelo menos, minimizar a visão impressionista de ações isoladas, fruto da descontinuidade, resultante da fragmentação de planejamentos implementados em diferentes épocas e gestões político-partidárias, que desconhecem ou se opõem a gestões anteriores. Além disso, vale ressaltar a precariedade de registros sistemáticos nesta esfera da administração pública da educação. Uma das razões é porque muitas experiências se perdem nas transições de governo municipal. A não preservação da memória da educação vem sendo percebida no meio acadêmico pela inexistência ou precariedade de dados e subsídios para as pesquisas na área da história da educação. Outro aspecto importante e que merece destaque é que os dados históricos da educação, na região de Blumenau, na sua grande maioria, só existem em arquivos pessoais, conservados quase sempre de maneira amadora, ou na memória individual dos envolvidos em diferentes momentos do ensino municipal. Esse descaso com o patrimônio histórico educativo pode ser visto, também como um indicador da falta de valorização do trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação nas várias épocas e nos diferentes espaços pedagógicos, seja a Escola ou a Administração Pública.

METODOLOGIA:

Este Projeto tem como desafio recuperar e organizar documentos (leis, projetos, relatórios, atas, decretos, diretrizes, editais, estatutos, normativas, resoluções, portarias, avaliações de encontros de formação, relatos de experiências e outros matérias) e objetos relacionados à Educação,  a partir de 1975- ano em que é instituída a Secretaria Municipal de Educação. Para preservar e socializar os documentos e objetos, criou-se  um espaço institucionalizado de conservação, registro e catalogação no CEMEP- Centro Municipal de Estudos Pedagógicos. Além disso, outra proposta apresentada aos educadores da Rede Municipal foi a continuidade do Projeto Memória das Unidades Escolares Municipais, iniciado em 1992. Também está sendo organizada no Memorial, a história da Secretaria Municipal de Educação, a partir da fala dos administradores que dela fizeram parte nas diversas gestões políticas. Foi instituída uma Comissão Central do Memorial, composta pelo Coordenador do CEMEP, o Coordenador do Programa Memorial da SEMED, um bibliotecário e um arquivista (a ser contratado). Nas Unidades de Ensino e Centros de Educação Infantil pelo menos um profissional foi designado, diretamente vinculado à Comissão Central. Diversas parcerias estão sendo contatadas, tanto com entidades públicas, como com empresas particulares, para que este trabalho tenha continuidade.

RESULTADOS:

Vários educadores têm colaborado, cedendo ou disponibilizando pertences individuais documentais, acerca da constituição da Rede Municipal de Educação. O trabalho desenvolvido pelo Programa do Memorial vem sendo divulgado, despertando o interesse não só dos profissionais da educação da rede municipal, mas da Universidade, como é o caso da FURB- Universidade Regional de Blumenau/SC, através do Grupo de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Educação, do qual membros do Programa Memorial da SEMED fazem parte. Muitos documentos já compõem o acervo do Memorial. Alguns documentos coletados já estão selecionados e organizados.  Alguns, contudo estão aguardando o tratamento especializado para recuperação e conservação apropriada. O trabalho de conscientização para a preservação da história da educação da rede municipal está iniciando, mas há necessidade do envolvimento dos educadores. Entendemos que a educação contemporânea apóia-se no reconhecimento dos determinantes históricos de sua construção. Por isso, consideramos o registro e a documentação das práticas pedagógicas como uma das condições para a continuidade, elaboração e reelaboração das políticas públicas educacionais.

CONCLUSÕES:

Além da importância em preservar a história da Educação Municipal de Blumenau, este trabalho poderá oferecer subsídios para promover reflexões e ações que visem implementar um novo tipo de relacionamento e de intercâmbio de programas e projetos entre a administração local do sistema de ensino e a Universidade, entre a administração local e as escolas e também entre as diferentes Secretarias Municipais de Educação, com vistas ao aperfeiçoamento e redimensionamento das ações da educação, em todas as suas instâncias, para a construção de uma sociedade mais democrática e participativa, e de uma educação pública de qualidade social para todos. A compreensão sobre o processo atual da educação, os avanços, os pontos positivos, as divergências e as projeções, exige rever-se historicamente as mudanças ocorridas. Ter um local específico e toda uma organização institucional propiciada pelo Programa do Memorial da Secretaria de Educação Municipal de Blumenau, caracteriza não apenas o esforço para a preservação e socialização de documentos referentes à história do ensino local, mas sobretudo  o reconhecimento do trabalho realizado pelos educadores, tanto a nível administrativo como a nível de Unidade Escolar.

Instituição de fomento: Prefeitura Municipal de Blumenau
 
Palavras-chave: Memória; História ; Preservação .
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006