IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 4. Genética Molecular

ASSOCIAÇÃO ENTRE ALGUNS POLIMORFISMOS GENÉTICOS COM O RECEPTOR DE ESTRÓGENO

Amanda Olívia de Arruda  1
Rozany Mucha Dufloth 2
Sandra Costa  3
Luciana Regina Moreira 1
Fernando Schmitt  4
Luiz Carlos Zeferino  1
(1. Departamento de Tocoginecologia, CAISM, Universidade Estadual de Campinas, SP,BR; 2. Departamento de Patologia, CCS, Universidade Federal de Santa Catarina, SC, BR; 3. Instituto de Ciências da Vida e da Saúde, Universidade do Minho, Braga, Portugal; 4. Instituto de Patologia e Imunologia Molecular, Universidade do Porto, Portugal)
INTRODUÇÃO:

As alterações genéticas somáticas em tumores podem apresentar correlação com sobrevida, todavia é pouco conhecida a correlação entre as alterações associadas às células germinativas, tais como os polimorfismos em genes, com os determinantes biológicos de resposta ao tratamento e prognóstico. A associação entre a expressão de RE com o prognóstico do carcinoma mamário é bem conhecida. Entretanto, ainda se tem pouco conhecimento se a expressão do RE tem alguma associação com os polimorfismos de genes de reparo do DNA (XRCC1, XRCC2, XPD, RAD51) que estão relacionados com câncer de mama. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar se há associação de polimorfismos dos genes de reparo do DNA (XRCC1, XPD, XRCC3 e RAD51) com a expressão dos RE em mulheres com câncer de mama.

METODOLOGIA:
Este estudo é do tipo corte transversal que analisou 95 mulheres com carcinoma de mama que já foram selecionadas e incluídas num estudo sobre a associação de polimorfismos dos genes de reparo do DNA XRCC1, XPD, XRCC3 e RAD51 com susceptibilidade ao câncer de mama. O DNA foi extraído de sangue periférico pelo método do Fenol Clorofórmio-Álcool-Isoamílico. A genotipagem foi realizada pela técnica de PCR-RFLP e/ou dHPLC. A expressão dos RE foi avaliada pela técnica imunoistoquímica utilizando anticorpos (MxH, clone 1D5 ascite, Delsol, diluição 1:2000). Foram consideradas como variáveis independentes a presença dos seguintes polimorfismos: Arg399Gln (exon10) localizado no gene XRCC1; 135 C/G localizado no gene Rad51; Lys751Gln localizado no gene XPD; Thr241Met localizado no gene XRCC3. Foi considerada variável dependente a expressão dos receptores de estrógeno. A idade da mulher ao diagnóstico do câncer de mama foi considerada variável de controle. Os dados coletados foram adicionados ao banco de dados existente que contem informações sobre polimorfismos dos genes e idade das mulheres.
RESULTADOS:

Cinqüenta e nove mulheres (62,1%) foram RE positivo. As freqüências dos polimorfismos foram as seguintes. Gen rad51_G135C: GG=86%; GC=13%; CC=1%. Gen XPD Lys751Gln: AA=55%; AC=39%; CC=5%. Gen XRCC1 Arg399Gln: GG=50%; GA=43%; AA=7%. Gen XRCC3 Thr241Met: CC=47%; CT=38%; TT=15%.

Não se observou associação significante entre os polimorfismos dos genes analisados com a expressão do RE. Para o gen XRCC3, 42,9% dos casos com polimorfismo TT (n=14) foram RE positivo, enquanto 67,4% com polimorfismo CC (n=43) foram RE positivos. O odds ratio  foi de 2, 76, porém o intervalo de confiança incluiu o valor um (0,69-11,39) e, portanto, pode ser que este tamanho amostral não tivesse poder estatístico para demonstrar esta associação significante.

CONCLUSÕES:
Não há evidências de que haja forte associação de polimorfismos dos genes XRCC1, XPD e RAD51 com a expressão dos RE em mulheres com câncer de mama, porém os resultados não são conclusivos para os polimorfismos do gen XRCC3.
Instituição de fomento: CAPES-Ministério da Educação Brasil BEX 2448/02-5, FLAD-Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento n L-V-172/2002 , FAPESP 05/03828
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Câncer de mama; polimorfismos; Receptor de estrógeno.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006