IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica

O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA ESCOLA ORGANIZADA EM CICLOS NA REDE ESTADUAL DE MATO GROSSO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Rita de Cássia Silva Godoi Menegão  1, 2
Evanildes de Arruda Bordalho 1, 2
Lúcia Ida Oliveira Fortes Pereira 1, 2
Jorcelina Elizabeth Fernandes 1
(1. PPGE/IE/UFMT; 2. SEDUC MT)
INTRODUÇÃO:
Este estudo nasce da necessidade de diagnosticar em que situação se encontrava o processo de implementação da proposta pedagógica da escola organizada em ciclos, emanada da Secretaria de Estado de Educação para o sistema escolar. O foco do estudo é a implementação da proposta da escola organizada em ciclos de formação humana, que tem como questões orientadoras: Que currículo a escola desenvolve? Com quais metodologias os professores trabalham? Como se dá a organização dos tempos e espaços escolares? Que concepção de avaliação é utilizada? As respostas a estas perguntas seriam definidoras para o reencaminhamento das ações de fortalecimento da política pedagógica da Secretaria de Estado de Educação. Assim, esta investigação tem por objetivo identificar os elementos da proposta da escola organizada em Ciclos de Formação, presentes no sistema escolar através das ações docentes e das ações dos gestores escolares da rede estadual de Mato Grosso. O quadro teórico foi organizado tendo por base os estudos sobre questões de definição e implementação de políticas pedagógicas curriculares e de mudanças na organização das escolas, através dos ciclos de formação e de inovações na prática escolar dos professores. O referencial teórico teve as contribuições de estudiosos da área, tais como: José Augusto Pacheco, Andréia Krug, Miguel Arroyo, Luis Carlos de Freitas, Elba Siqueira de Sá Barreto, Antonio Flávio Moreira, Gimeno Sacristán e outros.
METODOLOGIA:
Os dados foram levantados a partir de questionários, aplicados de forma coletiva, entrevistas em profundidade e análise de documentos oficiais. Os sujeitos do estudo foram 1.171 profissionais da educação (diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores de ciclos, professores, assessores pedagógicos e secretários escolares) de 68 escolas de 30 municípios. As unidades escolares selecionadas representam as 12 microregiões do estado e contemplam diferentes tamanhos e formas de atendimento escolar. Este estudo torna-se relevante por ser o primeiro diagnóstico realizado pela SEDUC, após quatro anos de implantação da proposta pedagógica – Escola Ciclada de Mato Grosso.
RESULTADOS:
Os dados analisados indicam que o Currículo integrado, a metodologia globalizada, tempo e espaço flexíveis, trabalho coletivo e avaliação formativa que constituem os elementos desta proposta de organização em ciclos, não estão fortalecidos na prática escolar, havendo necessidade de um maior aprofundamento das concepções teóricas e metodológicas desta forma de organização. Também foi detectado que as normas emanadas do macro sistema, orientadoras do trabalho escolar, apresentam pouca consonância com a proposta explicitada no livro Escola Ciclada de Mato Grosso – Novos tempos e espaços para ensinar aprender a sentir, ser e fazer. Constatou-se também a necessidade de um assessoramento técnico-pedagógico mais efetivo junto às unidades escolares por parte da Secretaria de Estado de Educação.
CONCLUSÕES:

O resultado aponta à Secretaria de Estado de Educação, a necessidade de organizar um conjunto de ações com vistas à superação dos problemas presentes, desde a implantação de uma política de formação continuada, até a reformulação de normas internas e, ainda, a realização de novas pesquisas, dada a complexidade da temática e da sua recente organização.

 
Palavras-chave: Ciclos de Formação; Política Pedagógica; Organização Escolar.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006