IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A ÁGUA E A SAÚDE DAS COMUNIDADES DE PADRE BERNARDO - GOÍAS
Glécia Virgolino Da Silva  1
João Carlos Hohl Abrahão  2
Eliana Lutzgarda Collabina Ramirez Abrahão  3
Juliana Lucas Mérida  4
Pedro Ítalo Tanno Silva  5
(1. Instituto de Química/ IQ-UnB; 2. Departamento de Neurociências e Comportamento/ IB-UnB; 3. Instituto de Biologia e Departamento de Agronomia/ UnB; 4. Instituto de Biologia/ IB-UnB; 5. Departamento de Engenharia Florestal/UnB)
INTRODUÇÃO:
A água é um componente vital no sistema de manutenção da vida na Terra e por isso deve ser preservada, mas não é isso que está acontecendo. A sua poluição impede a sobrevivência dos seres vivos, trazendo graves conseqüências também aos seres humanos. Além disso, abastece nossas cidades, sendo também utilizada nas indústrias e na irrigação de plantações. Para tal, o curso “Recursos Hídricos e Captação de Água das Chuvas”, pertencente aos Projetos “Escola Família Agrícola (EFA) em Padre Bernardo-GO” e “Agregação de valor aos produtos agrícolas dos produtores de Padre Bernardo”, coordenados pela Professora Eliana Ramirez L. C. Abrahão, foi ministrado por este grupo de trabalho também com o apoio do Decanato de extensão da Universidade de Brasília – UnB. O curso teve como objetivo avaliar os problemas que as comunidades poderiam estar vivenciando quanto ao uso e armazenamento da água local, contribuindo na formação e conscientização destes em relação ao seu desenvolvimento sustentável e direcionando a preservação dos mananciais e reservatórios de água potável da região.
METODOLOGIA:
Foram realizados encontros nas comunidades onde as aulas teóricas, com uma abordagem dialética, contiveram uma diversidade de assuntos relativos ao tema do curso, dentre estes se citam: Qualidade da Água; Doenças transmitidas pela água contaminada; Tratamento de água; Irrigação; Captação de água das chuvas; entre outros. O curso obteve uma faixa etária bem variada, de jovens a idosos, o que tornou a experiência mais interessante. Além das idades diferentes encontrou-se uma comunidade bastante desigual a nível educacional, incluindo estudantes de técnicas agrícolas até analfabetos. Desse modo as aulas eram ministradas com uma linguagem fácil e didática sem perder, no entanto, as informações essenciais ao desenrolar do curso. Na parte teórica distribuiu-se a cartilha informativa preparada para este curso e buscou-se uma interação palestrante-público mais dinâmica e participativa. Todo o evento foi realizado na sede da Escola Família Agrícola - EFA no assentamento Vereda II. Durante o curso fez-se um levantamento da qualidade da água local por meio de análises laboratoriais (análises biológicas), divulgando-as aos moradores e propondo sugestões de tratamento.
RESULTADOS:
Quanto aos objetivos propostos, acredita-se que todos foram alcançados, com destaque para a sensibilização dos participantes, que proporcionou maior reflexão quanto ao meio ambiente, à relação entre a saúde das comunidades e o equilíbrio ecológico, bem como o trabalho em conjunto para um bem comum. As análises biológicas das amostras coletadas na região demonstraram claramente a presença de microorganismos. O laboratório forneceu os resultados de coliformes termotolerantes encontrados nas amostras e confrontando-os com os padrões da legislação vigente viu-se que as amostras não possuíram uma contaminação muito alta, mas tornaram-se preocupantes, pois se referem à água que essas comunidades ingerem sem muitas vezes, um tratamento adequado anterior ao seu consumo. Dessa forma, recomendou-se que não bebessem diretamente a água ou utilizassem na alimentação sem um tratamento prévio com um agente desinfetante. Para isso, marcaram-se um encontro de encerramento do curso e dos projetos com a intenção de transmitir os objetivos alcançados durante o ano, os dados das análises e sugestões de tratamento da água para o posterior consumo. Diante dos índices de microorganismos encontrados, foi desenvolvido por um aluno do projeto, pertencente a Engenharia Mecânica, a partir de pesquisa, um aparelho que deve ser patenteado que reduziu em 98% a quantidade de microorganismos, apresentando um custo mais acessível a população.
CONCLUSÕES:
Concluímos que essa pesquisa que tem por objetivo não só a contemplação de problemas, mas a intervenção para mudança da realidade. Atingiu seus objetivos, tendo a partir do diagnóstico, detectado as necessidades e problemas e alterado a realidade. O curso destinou-se à atitude participativa da comunidade e cumprimento de seus direitos e deveres de cidadão em relação à utilização das águas e procurando sempre pensar no coletivo, na convivência cooperativa. Um exemplo interessante a se citar foi na escolha dos pontos a se coletar as amostras de água para as análises biológicas, onde quase na totalidade propuseram locais de consumo comunitários. Tais momentos possibilitaram o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão dos participantes formando-os para a sociedade democrática que nos encontramos inseridos. Como última atitude implantou-se uma lâmpada de ultravioleta na sede da escola pelo componente do grupo de trabalho da agroindústria para minimizar a contaminação da água da escola. Os dados apresentados neste trabalho conduziram a uma reflexão de quais seriam as causas da contaminação da água local e que atitudes poderão ser tomadas para resolução do problema, tendo sobretudo alcançado a conscientização e formação da comunidade, principalmente de agricultores, para um desenvolvimento sustentável que permita a preservação dos mananciais e de seus reservatórios de água potável.
Instituição de fomento: Núcleo de Estudos Agrários – UnB, GT Reforma agrária – UnB, MESA, CT-Agronegócio, Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, CNPq, INCRA
 
Palavras-chave: Educação Ambiental; Recursos Hídricos; Desenvolvimento Sustentável.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006