IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
O PET-PSICOLOGIA/UFC: SUA ESTRUTURA, MEMÓRIA E VIVÊNCIAS COTIDIANAS
Ana Caroline Peres Serra 1
Veriana de Fátima Rodrigues Colaço 1
Carmen Silvia Nunes de Miranda 1
Samantha Pinheiro Ferreira 1
Verônica Mendes Frota Gomes 1
Vinício Brígido Santiago Abreu 1
(1. Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Ceará (UFC))
INTRODUÇÃO:

O objetivo deste trabalho é apresentar uma pesquisa sobre o levantamento histórico do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Como um programa acadêmico direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação, orientados por professor tutor, o PET (originalmente Programa Especial de Treinamento e vinculado à CAPES) tem a proposta de realizar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, visando a uma formação de qualidade diferenciada a seus bolsistas, voltada para a construção de um conhecimento crítico e atuante, e ao mesmo tempo proporcionar a melhoria dos cursos de graduação nos quais se insere. A criação do grupo PET-Psicologia/UFC ocorreu em 1992, por iniciativa de um dos professores do Departamento de Psicologia, que compreendeu a contribuição que teria para os alunos que nele ingressassem, bem como para o próprio curso. Tentando dar visibilidade às experiências cotidianas, recuperar a memória do grupo através de depoimentos de ex-integrantes (ex-bolsistas e ex-tutores) e analisar o que tem representado a inserção do PET ao longo de seus 14 anos de existência, para o curso de graduação em Psicologia na nossa Universidade, esta pesquisa foi pensada pelos seus membros atuais com o intuito de apresentar e assim socializar a estrutura e dinâmica de funcionamento do grupo PET-Psicologia/UFC.

METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada no período de dezembro de 2005 a fevereiro de 2006 no Departamento de Psicologia da UFC. Os procedimentos utilizados foram: entrevistas, pesquisa documental e revisão do “arquivo morto” do PET-Psicologia/UFC. As entrevistas se configuram como uma excelente ferramenta na tentativa de resgatar o histórico do grupo. Foram feitas perguntas abertas a quatro entrevistados que compreenderam: um ex-tutor do grupo e três ex-bolsistas que estiveram no PET durante períodos distintos: surgimento do grupo, época da crise do Programa e fase mais recente. As questões envolviam aspectos relativos ao funcionamento do grupo, suas atividades na área do ensino, da pesquisa e da extensão, o comprometimento político e institucional do grupo, bem como a visão dos entrevistados sobre a inserção do grupo no curso de graduação. Também foi realizada uma revisão nos documentos e arquivos do grupo, desde sua fundação até os dias atuais.
RESULTADOS:
Através desta pesquisa pôde-se construir uma retrospectiva histórica do grupo PET – Psicologia, como também compreender a sua dinâmica de funcionamento. Foi observado o desenrolar de vários eixos temáticos que nortearam o direcionamento das atividades do grupo. Assim, o PET-Psicologia teve ao longo do tempo quatro eixos: Subjetividade e Modernidade; Sociedade, Subjetividade e Novas Tecnologias; Sociedade e subjetividade; e atualmente a temática que agrega os debates é Políticas de Subjetivação nas Práticas Sociais.. O tripé Ensino, Pesquisa e Extensão embasou as atividades do grupo desde o seu surgimento. No entanto, inicialmente havia uma ênfase na pesquisa e na formação individual de cada bolsista, pois um dos grandes objetivos do programa era preparar esses alunos para a pós-graduação e para o incremento dos quadros docentes das universidades públicas. Atualmente, condizendo com a atual configuração nacional dos grupos PET, o PET-Psicologia realiza atividades em igualdade de importância nessas três dimensões. O vínculo com a graduação ocorre através da busca de integração com professores e alunos do curso, desenvolvendo atividades de Inserção ao curso, de Monitoria voluntária, Jornal Mural, Seminário PET e envolvimento direto na construção do novo Projeto Político Pedagógico do Curso. Também o PET-Psicologia sempre esteve presente de forma atuante nos Encontros do Programa e no movimento político local, regional e nacional dos grupos PETs.
CONCLUSÕES:
A partir da reconstrução histórica e análise da dinâmica atual do grupo, pôde-se explicitar o caráter de permanente fortalecimento coletivo, estando imbricados os significados atribuídos pelos petianos, com seus respectivos estudos e interesses. Assim, entende-se a identidade do PET-Psicologia como uma construção grupal em processo contínuo de mudança. Sobressaindo-se de crises que envolveram o Programa, percebeu-se uma modificação na organização e funcionamento do grupo, maior autonomia nos trabalhos grupais, com inserção efetiva das atividades de ensino, pesquisa e extensão e constante produção acadêmica, marcando a inserção do PET na graduação. O PET-Psicologia emerge, também, como um grupo que tem possibilitado a seus bolsistas, através da realização das mais variadas atividades, explorar mais a fundo a diversidade da Psicologia e obter um suporte teórico e, muitas vezes, prático para a sua formação acadêmica e cidadã. Este trabalho proporcionou uma visão panorâmica acerca da constituição histórica do grupo, resgate imprescindível para a configuração atual do mesmo, que passa por uma etapa de número significativo de novos bolsistas, de modo que se coloca como uma ferramenta de contextualização para eles e, por conseguinte, uma produção construtiva e de aprendizagem para os autores. Ao final dessa pesquisa, podem-se inferir perspectivas relacionadas à manutenção e continuidade do grupo, visando a inovações constantes na sua forma de atuação.
Instituição de fomento: Secretaria do Ensino Superior (SeSu)
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: PET-Psicologia/UFC; História; Funcionamento grupal.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006