IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 1. Ecologia Aplicada
ABUNDÂNCIA DE INSETOS COLETADOS EM ARMADILHAS ODORÍFICAS, EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL (APA) SOB A INFLUÊNCIA DE MINERAÇÃO DE CARVÃO, NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA, SC.
Marcelo Dutra de Farias 1
Rafael Nascimento 1
Tania Gonçalves dos Santos 1
(1. Universidade do Sul de Santa Catarina / Unisul - Lab Bioecologia Animal.)
INTRODUÇÃO:
Os insetos são, atualmente, o grupo dominante de animais da terra. Ultrapassam de longe, em número, todos os outros animais terrestres e ocorrem praticamente em todos os lugares (Borror & Delong, 1988). O conhecimento da entomofauna neotropical é de extrema importância e coletas de levantamento faunístico, são escassas na região sul de Santa Catarina. O objetivo deste trabalho foi, estimar a riqueza e a abundância de insetos coletados em armadilhas odoríficas, em dois habitats com diferentes graus de antropização, em Área de Preservação Ambiental (APA) sob a influência de mineração de carvão no município de Criciúma - SC.
METODOLOGIA:
As coletas foram efetuadas durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro (2005 a 2006), totalizando 9 dias de coletas, com 358 amostras. Neste estudo utilizamos armadilhas odoríficas para a estimação da diversidade de insetos nos pontos amostrais, para isto foram usados como atraentes seis odores específicos (citronela, jasmim, bergamota, eucalipto, andiroba e ovo podre/decomposição) e um controle (óleo mineral), sendo três repetições por odor em cada ponto amostral, num total de 21 armadilhas/dia por ponto. Os pontos amostrais foram divididos em: área preservada com grande cobertura vegetal nativa (mata); e área com médio impacto antrópico, caracterizado pela existência de um lago e pomar nas proximidades da borda de mata (exposta). Os insetos foram identificados quanto à ordem e, nas ordens mais abundantes, quanto à família. As diferenças na abundância dos insetos coletados entre locais foram analisadas pelo teste de t. A riqueza de ordens entre os habitats foi estimada pelo método de jackknife, com intervalo de confiança de 95%.
RESULTADOS:
Foram amostrados 2292 indivíduos nos dois ambientes, totalizando 14 ordens de insetos, tendo como mais abundantes: Thysanoptera, Coleoptera, Hymenoptera e Diptera. Apenas a ordem Thysanoptera apresentou forte tendência em ocorrer na área com mata (t= 2,241 e p< 0,027). A riqueza de ordens foi maior na área exposta.
CONCLUSÕES:
A tendência da ordem Thysanoptera em ocorrer na área com mata pode ser explicada pelo diminuto tamanho corporal destes insetos (cerca de 5mm), o que torna sua captura em áreas abertas muito difícil, pois estes são carregados pelos ventos mais fracos, sem a possibilidade de controlar seu vôo e, portanto, responder ao estímulo de uma armadilha com atraente. O padrão da estimativa de riqueza das ordens pode ter três explicações: i) maior facilidade da pluma de odor ter se dissipado no ambiente aberto (e por isso ter atraído mais insetos); ii) o ambiente alterado estaria proporcionando um recurso extra para as espécies generalistas (e por isso estas poderiam freqüentar este habitat quando o recurso faltasse na área de mata, ou simplesmente para fugir da competição) – contudo, este não é o padrão esperado para áreas impactadas; iii) a heterogeneidade ambiental da mata estaria mantendo populações de predadores e inimigos naturais destes insetos (o que controlaria seu tamanho populacional, deixando poucos indivíduos para serem coletados).
Instituição de fomento: UNISUL, Mineradora Novo Horizonte-SC.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Preferência de hábitat; biodiversidade da entomofauna; riqueza de insetos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006